Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Moreira Franco garante: "Temer manterá bolsa-famÍlia e minha casa, minha vida". Advogado Geral da União: "Vou anular impeachment”.

HELIO FERNANDES

A sessão da Comissão estava marcada para as 10 da manhã. A ultima antes da definitiva e decisiva, no plenário, dia 17. Havia angustia, ansiedade, tensão. E muito mau humor e hostilidade, como habitualmente. Só foi começar ás 11, quando o presidente Rogerio Rosso ( a grande revelação desse processo)começou a falar.Tranquilo, comedido, isento, chegou a dizer:" O resultado está tão incerto, que antecipar qualquer vantagem, seria exercício de futurologia". Ainda existiam duvidas.

Como o tempo de duração da sessão ou se o voto seria nominal, cada deputado sendo chamado e votando. Ou se o total seria exibido no painel.   

Depois de mais de 10 horas de perda de tempo, os 65 deputados da oposição e da situação, votaram. O resultado foi este: 38 a favor do impeachment, 27 contra. Ontem ,revelei :deputados governistas me disseram que tinham 39 votos garantidos. Erraram por 1, bastante razoável. Governistas falaram que tinham 32, falha de cálculos e previsões.Não sei porque não houve confronto físico. Houve de tudo, lamentável, melancólico, hostil.

Equivoco temendo que roubou uma hora do tempo. A chamada "orientação das bancadas". Desorientação e contradição quase todas estavam totalmente divididas.

Falou a seguir o relator, que repetiu o relatório que não redigiu mas "relatou". Nenhuma interrupção, "desimportante". A seguir o Advogado Geral, quase não podia falar, não queriam ouvir. Quando acabou, todos se levantaram embalançando as bandeiras, "impeachment, já", ou "impeachment é golpe". Achei que havia ligeira vantagem, pequena, para "impeachment, já". Notável perda de tempo, na Comissão, 65 votos, no plenário, 513, oito vezes mais.

Às 2,40, depois de acordo, o presidente anunciou: "Os deputados votarão das suas poltronas, o resultado aparecerá no painel". Preferiria, e a opinião publica também, que os deputados fossem perguntados, "como vota", respondessem sim ou não, em voz alta.

Enquanto desperdiçavam o tempo, outros procuravam aproveita-lo. Moreira Franco, mentor intelectual de Temer: "Quando Temer formar o governo, nenhuma possibilidade de cortar qualquer beneficio social, como o Bolsa-Família ou minha casa , “minha vida" José

Eleição no Peru, Prévia nos EUA

A filha de Fujimori esperava 40 por cento dos votos, teve 37. O segundo turno era dado como garantido. Vai disputar com o ex-Primeiro Ministro. O único Premio Nobel do país, fez campanha contra ela. Textual:"È  reacionária, autoritária, não merece a menor confiança". Razão principal da votação contra: é intima e admiradora do pai. Temem que ela e o irmão, que também tem grande participação política, cumpram o que assusta a todos: conceda ao pai, indulto ou perdão. Fujimori, antigo ditador, está na prisão, condenado há 25 anos, por corrupção e crime contra a humanidade. Libertado iria morar com ela ou com o outro filho, e aconselha-los.

Hillary tem a indicação garantida. Mas está perdendo em estados onde deveria vencer até com facilidade, como aconteceu anteontem. Dentro de alguns dias o grande teste: os Democratas votarão em Nova Iorque. Reduto Democrata e da própria ex-primeira dama que se elegeu senadora duas vezes pela capital. Não deve e não pode perder. Mas Sanders tem sido surpreendente

Panamá Papers

Existe corrupção no mundo todo. A Lava-Jato apavorou o Brasil, não pelo volume da corrupção e sim das punições. Nunca se viu repressão igual. Agora surgiram esses documentos que atingem personalidades do mundo inteiro. São centenas de casos, e aumentarão, o governo do Panamá fez acordo com a Associação de Jornalistas Investigativos. A primeira denuncia atingiu a família Le Pen, que controla um quarto do eleitorado de extrema direita da França. Não responderam nem tomaram conhecimento.

A seguir surgiu o pai do Primeiro Ministro da Inglaterra. Surpresa total. Cameron fez uma declaração: "Meu pai é meu pai, não tenho conta nem dinheiro fora do país”. O líder da oposição pediu investigação na Câmara dos Comuns.Nova denuncia, o Primeiro Ministro recuou e retificou: "Tenho conta offshores, mas paguei todos os impostos no pais". Ora, se pagou os impostos, por que as contas no exterior? Ontem, segunda, debate na Câmara dos Comuns sobre o assunto, com a presença, lógico do Primeiro Ministro.

O presidente Macri, da Argentina, que vinha num roteiro altamente satisfatório, levando até Obama a ir visita-lo, atropelado a seguir. Publicada a primeira conta, ficou embaraçado. Na segunda, usou o recurso de Cameron, "Paguei todos os impostos na Argentina". O Primeiro Ministro da Islândia pediu logo demissão, muitos estão apavorados, o que fazer?

José Eduardo Cardoso, substitui Lula como coordenador

O ex-presidente deixou Brasília na sexta, não apareceu no sábado ou domingo. Preocupado, o ex-ministro da Justiça passou o fim se semana conversando. Principalmente com as três bancadas que têm mais votos. A evangélica, 91. A rural, 60. A do Partido Socialista, 31. No total, 182, relevante e influente. Não obteve muito sucesso na conquista de votos. Apelou então para que considerassem "questão aberta", assim não haveria receio de expulsão.

O contato mais importante feito na conversa com Marcio França, vice-governador de São Paulo, e um dos lideres mais destacados e ouvidos pelos companheiros do Partido Socialista. Conseguiu o compromisso: o vice consultará a bancada, hoje ou amanhã.Pelo menos existe alguém trabalhando votos, fora da troca por cargos.


PS- Exclusividade sobre vôlei, o segundo esporte mais popular do Brasil. Sheila, que ha muito estava no exterior, assinou com o Osasco. Natalia, craque do Rio de Janeiro, está indo para a Turquia, receberá 5 vezes o que ganha no Brasil. Bruninho, ha 3 anos assinou na Rússia contrato mirabolante. Com a queda do preço do petróleo, ele e outros, rescindiram de forma bem razoável. Ha 2 anos e meio está na Itália. Numero 1 na camisa e nas atuações.Todos participarão da Olimpíada.
...............................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, 
através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

ESTA MATÉRIA PODE SER REPUBLICADA DESDE QUE CITADO O NOME DO AUTOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário