Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 24 de março de 2015

REPRISE DA COMÉDIA AMERICANA “CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ”. DILMA É O “DRAGÃO DE SETE CABEÇAS” QUE O “VOLTA LULA” NÃO SOUBE ELIMINAR. QUEM NO LUGAR DE QUEM, EIS A QUESTÃO! O POVO QUER ABRIR A "CAIXA PRETA" DO BNDES.
ROBERTO MONTEIRO PINHO
24.05.15
A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou no dia 18 de março um pacote anticorrupção que prevê, entre outros pontos, criminalização do caixa 2 e aplicação da Lei Ficha Limpa para funcionários comissionados dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, o que inclui os cargos de confiança. O pacote prevê ainda confisco de bens advindos de enriquecimento ilícito e alienação antecipada de bens apreendidos. A medida é vista com descrença por estudiosos da área, que apontam como falha a criminalização das leis e não a prevenção e controle.
O combate à corrupção demanda uma série de medidas preventivas, inicialmente sua eficiência, transparência e celeridade na apuração e na aplicação das penalidades através do judiciário. Esse último, mais funciona como um tabuleiro de xadrez, que propriamente um tribunal. De fato a corrupção existe em qualquer lugar do mundo, aqui a diferença está no controle. Temos leis em excesso que não são aplicadas, punições que não se materializam.
A insatisfação com o governo federal tem retrato, forma e lugar. Está focado na figura da presidente Dilma. Ela é a responsável, ela é quem assina as nomeações e cabe a ela exonerar. Se toda vez que surgir dúvidas quanto à postura administrativa de qualquer membro do governo, seja em primeiro ou até o penúltimo escalão, o envolvido for afastado sem vencimentos, até que se apure a regra servirá para coibir a ação desenfreada da corrupção, que hoje se pratica em larga e alta escala no Brasil.
Os números da corrupção no país são alarmantes. É dinheiro que poderia matar a fome de uma multidão de brasileiros. Poderia estar na saúde, educação, cultura, no fomento de novos postos de trabalho. Só na Suíça temos o anúncio de que existe mais de R$ 1,28 bilhão desviados da Petrobras. Imaginem quando abrir a “caixa preta” do BNDES?
O ex-presidente Lula tem confessado aos seus interlocutores que não entra mais fundo porque não sabe até que ponto Dilma está disposto a seguir o que ele diz. Já por duas ou três vezes sugeriu mudanças profundas no ministério e, até agora, nada: “A bola está com ela”, disse Lula a pelo menos um desses interlocutores. Na verdade Lula é que carregou Dilma no “colo das eleições”. Na véspera do pleito, ele apesar de estará adoentado, foi para as ruas, mobilizar a base do PT, a diferença de votos, foi pequena, e se não fosse Lula, provavelmente Dilma não estaria no Alvorada.

Mas Dilma não ouve, não se aconselha, só emite sons bravios, e mal humorados. Esse é o seu dia-a-dia palaciano, uma postura que não agrada ninguém. Com a crise que se instalou na sua mesa, e que ainda data vênia, não atingiu seu ápice, eis que falta o BNDES, o clima dentre ela o legislativo e o próprio PT é uma convulsão. Esse pacote de medidas anticorrupção é um caminho, mas ainda longe da solução. O problema se chama DILMA, o “Dragão de Sete Cabeças” que o “volta Lula” na soube cortar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário