Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020


TOFFOLI: "È PRECISO REFORMULAR E ATUALIZAR
O TRIBUNAL DO JÚRI"

HELIO FERNANDES

O presidente do STF está RETARDADO apenas 900 anos. Nessa época o tribunal foi criado na Grã-Bretanha e continua sem nenhuma alteração, embora o país não tenha uma Constituição escrita. Era formado por 12 cidadãos escolhidos de uma lista de 48 permanentes. Esses 48  sofriam devassa completa, ficavam apenas os 12, convocados e sem poder recusar.

A repercussão no mundo foi completa. Nos mais diversos países  o Tribunal foi copiado, admirado, repetido. Em 1754, quando os EUA lançaram o "Manifesto da Independência", seu autor elogiou a criação do Tribunal popular. Quando foi eleito presidente dos EUA, em 1800, afirmou na posse: "O Tribunal do Júri da Inglaterra é uma das maiores conquistas da humanidade". E os EUA tiveram seu Tribunal do Júri.

Tinha que chegar ao Brasil, mas em parte deformado. Reduziram o numero de membros para 7, embora o sistema de selecionamento continuasse, de forma austera.

(O Millor foi convocado, compareceu, fez parte de um julgamento. Era um dos 7 membros do Conselho, dormiam no Tribunal. Não podiam se comunicar com ninguém fora da sala do Conselho . Ficou entusiasmado e satisfeito. Votou pela absolvição do réu, que foi inocentado por 5 a 2. Falava muito sobre a experiência, que considerava positiva).

PS- Fui assíduo em assistir julgamentos do Júri, (que funcionava precariamente numa casa modesta da rua D. Manuel, onde é hoje o majestoso prédio do Tribunal de Justiça).

PS2- Este repórter tinha um motivo especial para frequentar julgamentos do Júri. A grande estrela do tribunal era Evandro Lins e Silva, meu primeiro advogado desde 1957. Ele era sempre Advogado de DEFESA, não fazia ACUSAÇÃO.

PS3-  Brilhantíssimo, travou duelos memoráveis com os mais diversos promotores. Era uma satisfação ouvir  e de certa forma participar, da sua notável oratória. Foi tudo. Ministro de Estado, Ministro do STF, escritor e membro da Academia, Ministro Chefe  da Casa Civil do presidente João Goulart. Realmente notável.

PS4- A adaptação ou atualização do Tribunal do Júri, indispensável. Mas não comandada por Toffoli.

PETROBRAS ANUNCIA LUCRO DE
40 BILHÕES COM A VENDA DE ATIVOS

Venda de ativos não é lucro, é ALIENAÇÃO de PATRIMÔNIO. O importante e indispensável, é constatar se os ativos vendidos, eram necessários ou desnecessários.

PS- A Petrobras sempre foi alvo e objetivo, nos mais diversos governos, tentavam se desfazer da maior empresa do país. FHC não conseguindo DOAR a Petrobras, procurou deformar o nome da empresa. Já ficava satisfeito que a ultima letra em vez do tradicional S, passasse  a ser um Z. Nem isso conseguiu.

PS2- Agora, pela primeira vez atingiram a estrutura da empresa. Queriam DOAR tudo, era uma DEFORMAÇÃO e DETURPAÇÃO, não tinham  cacife para isso.  RECUARAM para a mistificação.

O ATENTADO DE CID GOMES

O ex- governador e agora senador Cid Gomes, (irmão do Ciro, também tendo ocupado os dois cargos), sofreu atentado como episódio de uma  conspiração para aumento de salários policiais.

Isso ocorreu na cidade de Sobral, onde os dois nasceram, viveram e não abandonaram, mesmo sendo eleitos para os dois cargos política,administrativa e eleitoralmente mais importantes do estado.Eram populares,ninguém imaginava esse episodio dramático,o senador levando um tiro perto do coração e outro também em região perigosa.

(Em 1905, na chamada "guerra sino-japonesa", Lenin levou um tiro a centímetros do coração, na primeira batalha militar dos soviets. Resolveu ir para a Suíça ,com a mulher Sonia Kupiskaia. Tentou de todas as maneiras,nenhum cirurgião quis operá-lo. Voltou em 1919, está completando 100 anos, tomou o poder, mas morreria logo a seguir).

PS- O senador já está num hospital de Fortaleza, fora de perigo. O governador Camilo Santana,amigo e aliado de Ciro e Cid (apesar de pertencer ao PT ) está REVOLTADO. Chamou o episodio de SELVAGERIA.

O MERCADO FINANCEIRO É DOMINADO POR JOGADORES,
QUE SÃO TAMBÉM INVESTIDORES

Depende da oportunidade e dos ACORDOS de bastidores. Ontem VENDERAM do inicio ao fim.A Bovespa fechou com menos 1,66 em 114, 500 pontos. Movimentados 18 bilhões de reais, ótimo. PARA ELES.

O  dólar sobe sistematicamente. Ontem, mais 0,64 em 4,39.

PS- Hoje, ultimo dia da semana, pode acontecer tudo.

RECESSO DA COLUNA:
VOLTAREMOS COM AS PUBLICAÇÕES NA QUINTA-FEIRA DIA 27 DE FEVEREIRO.

UM BOM FERIADO A TODOS!



Um comentário: