Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 29 de junho de 2015


SUPREMA CORTE: “SER GAY É UM DIREITO CONSTITUCIONAL”. MAIS UM VEXAME DE DUNGA E DA SELEÇÃO.

HELIO FERNANDES
29.06.15

Ricardo Pessoa finalmente explodiu. Desde o inicio era considerado a voz mais poderosa e o silencio mais opressivo e intimidativo da Lava Jato. Perto dele, Paulo Roberto Costa, Yousseff, Cerveró, Pedro Barusco, Fernando Baiano e mais alguns, sabiam pouco, “ouviram falar” muito.

Mais assustador do que Ricardo Pessoa, talvez apenas o tesoureiro João Vacari. Mas assustador exclusivamente para o PT. Por isso é ovacionado de pé nas reuniões do Instituto, aplaudido por cinco minutos na Convenção do partido. Todos sabiam a razão do aplauso, ele tinha certeza pelo fato de estar sendo ovacionado. Até quando?).

Ricardo Pessoa, inteiramente diferente. Sua empreiteira não é a mais importante. Longe disso, mas ele como controlador do “clube dos empreiteiros”, pessoalmente acima de todos. Considerado “habilíssimo”, o dinheiro da corrupção na totalidade, passava pelas suas mãos. Recebia a “contribuição” das empreiteiras, grandes e pequenas, com destinação, que ele ás vezes alterava.

Bomba com o pavio desencapado, ou melhor, bomba relógio, estando acima e alem de todos, era o senhor das propinas gigantescas e de quanto era necessário para cada destinatário. Tudo devidamente documentado, arquivado, com nome, Local e data.

Os investigadores da Policia Federal e do Ministério Público, souberam do seu poder, foi preso, sabendo o Paulo Roberto da Costa ganhara com a “delação premiada” e o doleiro também ganharia, ficou tranquilo. Quando falaram com ele sobre a “delação premiada”, silencio. Tinha confissões pelo menos umas vinte vezes mais profundas, deixou que falasse ou tentasse que começasse a falar.

Quando decidiu que era a hora de conversar, começou, depois de impor suas exigências. Sabia que aceitariam, os investigadores tinham certeza que pedisse o que pedisse seria um avanço para a investigação. Não exorbitou.

1 – Faria depoimentos seguidos, sem grandes intervalos. 2 – Assim que terminasse, seria transferido para prisão domiciliar. 3 – Julgado, não seria condenado a mais de dois ou três anos de prisão em regime semiaberto. Que seria o seguinte. Ficaria em casa, sem tornozeleiras, sairia para trabalhar, voltaria para casa. Terminado o prazo da condenação, estaria livre.
Aceitaram tudo, com restrições. Fez cinco depoimentos se seis horas cada um. No segundo, mandaram cópia para o Ministro Teori Zavaski, o único com poderes para referendar o acordo. Estavam assombrados, o ministro autorizou a “delação”. Os deputados continuaram, agora com mais facilidades e fluidez.

Ficaram encantados e desvanecidos, quando cumpridos todos os compromissos, Ricardo Pessoa disse textualmente: “Sei que vocês estão com dificuldades para enquadrar os presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez. Vou levar vocês a um endereço onde estão guardados documentos que responsabilizam os dois por dezenas de anos”.

Aceitaram na hora. Foram a um local no Rio, pediram imediatamente um avião. Ficaram lá duas horas, deixaram Pessoa em casa, de acordo com o combinado. Uma semana depois os dois estavam presos, surpresa total e absoluta.

Odebrecht e o presidente da Andrade Gutierrez, nunca ouviram falar em Gabriel Garcia Marques. Mas sabem agora, o que significa “Com anos de solidão”. Não podem negociar “delação”, pois estando no mais alto da pirâmide estariam, “delatando” a eles mesmos.

O estrondo foi ouvido a quilômetros de distância, mas isso representa digamos 20% do que foi delatado ou proclamado por Ricardo Passos. Não escapou nem o filho do "intransigente” presidente do TCU, que tem paixão por informações do "serviço de inteligência".

Dona Dilma fez duas reuniões urgentes, ministros foram acordados para irem á televisão. A viagem de Dona Dilma foi retardada, Mercadante não viajou, Levy teve uma inacreditável "embolia pulmonar", que durou apenas 36 horas (milagre?), que não impediu que viajasse.

O Ministro tesoureiro da campanha de Dona Dilma, falou que houve "vazamento seletivo". A primeira palavra está presente em grandes furos. A segunda puro chute, ninguém conhece o teor do depoimento de Pessoa.

Quanto á afirmação geral, "tudo é legal", registrado no TSE. Pode estar mesmo, mas como era dinheiro "sujo" de corrupção, um simples registro não "limpa" a doação. Pode até enquadrar tudo em "lavagem de dinheiro".

O medo, o susto, a incerteza, rondam o Planalto. E não apenas o Planalto e sim quase toda Brasília. O pior é que nenhum dos personagens sabe quanto tempo irá durar a angustia.

PS- Dunga, três vexames em 48 horas. 1- Afirmou que os afrodescendentes gostam de apanhar. 2- Perdeu para o ultrapassado Paraguai. 3- Insinuou que os jogadores brasileiros tiveram virose por causa do nevoeiro. Mas vem o lado bom.

PS2- Perdendo para o Paraguai, (relaxou, "foi nos pênaltis, acaso"; fugimos de uma possível goleada contra a Argentina). Lembro que em 1939 (eu ia completar 19 anos) perdemos de 5 a 1 para a Argentina no Estádio do Vasco.

PS3- A Polícia Especial da ditadura do Estado Novo (aqueles grandalhões de Kepi vermelho) batiam implacavelmente nos jogadores e dirigentes argentinos. Uma vergonha.

PS4- Por muito menos do que agora na Copa América, Mano Menezes foi demitido, abrindo portas para os 10 a 1 (em dois jogos) para o presunçoso Felipão.

PS5- Podiam dar indenização a Dunga e contratar o Tite ou o Cuca, excelente que chegou da China. Dunga nunca mais, como disse o corvo, de Edgar Alan Poe.
.............................................................................................................................. ..............
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Helio,

“se não joga por amor, joga por terror”.

Futebol não é cem por cento a minha praia. Mas acho que você também está nessa comigo. Mas vamos lá. O Dunga e seus “afrescalhados” jogadores (eis que observo só tem ali um bando de maricas). A seleção brasileira pelo visto está ficando traumatizada quando se trata de competir para ganhar títulos. O Neymar saiu de mais uma, para a mesma seleção da Venezuela. Notei que entrou em campo, e amarelou. O bad boy ex-Santos, e agora enfeitando a Paella a la Barcelona, só joga, quando não tem marcador no seu pé 90 minutos. Como a seleção não convocou craques, ele era o único a ser devidamente, corretamente e duramente marcado. Deu no que deu. Afinal o que faz o Gilmar Grimaldi naquela Comissão Técnica? Empresário de jogador de futebol, nunca, jamais em tempo algum, deveria compor uma Comissão de Futebol, é como “entregar a chave do cofre ao bandido”. Essa CBF nos deve uma urgente explicação sobre isso (???). Ainda bem que não entendo de futebol. Depois daquela “mão na bola" do Thiago Silva, sinceramente, fui fazer outra coisa, sabia no que ia dar. O tal goleiro que pegavaaaaa tudo, não pegou nem vento. Antes de o batedor chegar na bola, ele já tinha escolhido e pulado. Desde que me conheço por gente, sempre ouvi falar que o goleiro, no pênalti, só deve pular depois que o batedor encostar na bola. Quem assistiu os pênaltis das meninas na partida Alemanha e França, no Mundial, sabe muito bem como se deve bater na bola, e deveria ser mostrado o tape, também para os nossos batedores. Todas as bolas colocadas suavemente no canto de cada trave. Mas é isso, eles ganham milhões e nos ganhamos tostões. São artistas, ilusionistas, com rara exceção, se salva alguém. Desisti de torcer por esses afeminados e mercenários do futebol. Temos que organizar uma torcida igual a da Gaviões da Fiel – “se não joga por amor, joga por terror”. Marcio Toledo – Rio de Janeiro.
...
Helio Fernandes.

Estimado jornalista, “perguntar não ofende”, como o senhor se autodefine ideologicamente. A esquerda, centro ou direita?
Liomar nascimento – Florianópolis – SC
...
Helio,

Venho acompanhando diariamente suas crônicas políticas, as quais refuto serem as mais preciosas da net. É importante não somente para mim que sou um petroleiro, mas o país, que o senhor continue batendo na questão da Petrobras. Não esqueça a nossa gente – Thomaz Barreiros – Itaguaí -RJ.
...
Helio,

Me responda...

Carlos Lacerda, teria chegado a presidente?
Celina Policarpo – Rio de Janeiro












Nenhum comentário:

Postar um comentário