Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 15 de junho de 2015


PRESIDENTES ESCREVEM SEUS DISCURSOS? HILLARY CLINTON TENTA VOLTAR Á CASA BRANCA. CPMF DIVIDE PT.

HELIO FERNANDES
15.06.15

Já estava decidido ou melhor, premeditado, existiriam duas convenções do PT. Uma rigorosamente de bastidores, privativa para iluminados da cúpula. A segunda, “a céu aberto”, a mais cordial possível, com discursos de Lula, Dilma e Rui Falcão. Sem nota oficial, daria trabalho e quase impossível redigir alguma coisa que agradasse a todos.

Em sigilo, apenas 17 pessoas, (1 a 17) incluindo Aloizio Mercadante, ninguém confiava nele, mas como vetá-lo ou retira-lo da sala pequena, ele fora um dos primeiros a entrar?
Dois assuntos obrigatórios: a revolta contra Dilma, que permitiu a convocação de Okamoto, presidente do Instituto Lula, e a “direitização” do partido.

Surgiu um terceiro componente, surpreendente, que quase dividia o partido, que era a volta da CPMF. (Também chamada de Imposto do Cheque). Não foi possível nem mesmo Lula, identificar de onde o Ministro da Saúde tivera a ideia de colocar publicamente o assunto.

Em 2007 o PT foi derrotado, a oposição acabou com esse imposto. Ninguém queria falar no assunto. Antes do PT destruir a ideia, apareceu um comentário do Ministro Levy, que ninguém imaginou contestar: “A CPMF não está em estudos”. O PT e o governo, irreconciliáveis mas não podendo romper publicamente, agem por interpostas pessoas não identificadas.

O Ministro da Saúde coloca em discussão essa CPMF não desejada pelo partido ou pelo governo, não acontece nada. O mesmo movimento praticado por Aloizio Mercadante, que tenta derrubar o vice Michel Temer da condição de coordenador político. O vice foi credenciado pela presidente, quem tenta desacredita-lo é o Chefe da Casa Civil. Dessa forma, como chegarão a 2018, que é a obsessão da presidente, do PT, ou melhor do mais importante personagem que estava em Salvador, se chama Luiz Inácio Lula da Silva?

Dona Dilma que chegou ás pressas de Bruxelas, fez um discurso que só chamou a atenção por causa do titulo: “Eu não mudei de lado”. Todos se olhavam e se perguntavam: “Qual é o lado dela?”.

Hillary Clinton fez ontem, para uma multidão, em Mannhatan, seu primeiro grande comício na caminhada presidencial. Candidata certa do Partido Democrata, favorita na eleição de 2016, (dentro de pouco mais de um ano) mesmo que enfrente o Republicano Jeb Bush, filho e irmão de presidente.

Senadora de dois mandatos, (Nova Iorque) secretaria de estado, cargo que deixou para fazer campanha, a grande vitoria que marcou sua trajetória, foi obtida como primeira dama.
O marido presidente Bill Clinton apanhado num grande escândalo sexual com uma estagiária da própria Casa Branca. Por causa disso sofreu processo de impeachment  (saiu vencedor), deixou o governo como presidente com os maiores índices de popularidade, que mantém até hoje.

Muitíssimas mulheres (maioria absoluta), teriam rompido o casamento, abandonado a Casa Branca, certamente mergulhado no ostracismo. Ela resistiu a tudo, provavelmente por convicção e não por ambição. Agora quase voltando á Casa Branca, tem condições de transformar o marido Bill Clinton, no “primeiro damo” da história dos EUA.

Resposta.

Helio Fernandes, como você participou da campanha de Juscelino Kubitschek, gostaria de saber. O candidato depois presidente, fala de improviso, escreve seus discursos ou tem especialmente alguém encarregado disso? Silvia Gomes Amarante, 84, professora universitária. Leitora há mais de 50 anos, Florianópolis.

Puxa, professora que satisfação. Depende de cada um, do seu estilo, preferência ou conhecimento. Brizola ou Lacerda, candidatos ou presidente, falariam de improviso, adoravam, nem permitiriam que alguém se expressasse por eles.

Vargas, ditador por 15 anos, mais dois e meio presidente eleito, não escrevia nada. Entrou para a Academia com 42 volumes de discursos, nenhum escrito por ele, e alem do mais, ditador. Protestos gerais, três grandes escritores, com lugar garantido na Academia, Gilberto Freyre, Carlos Drummond de Andrade, Sergio Buarque de Holanda, publicaram documento dizendo que jamais entrariam para a Academia. Cumpriram o compromisso apesar dos apelos.

Vargas tentou deixar um diário, que teria sido sensacional, foi apenas coletânea vazia, falava vagamente de golfe que jogava (mal), com seu amigo Wolff Klabin. Tinha uma indústria no interior do Paraná, precisava escoamento para a produção. Pediu a Vargas para construir o Porto de Paranaguá, foi construído, até hoje é o segundo do Brasil, só perde para o de Santos.

O presidente Kennedy formado em direito por Harvard, voltou á Universidade, se formou em jornalismo, escrevia admiravelmente. Como presidente não tinha tempo, a função era cumprida por Ted Sorendsen, um colega de Harvard, transformado em assessor especial. O discurso de posse tem uma frase notável, ficou marcado para sempre: “Não pergunte o que o país pode fazer por você e sim o que você pode fazer pelo país”.

Juscelino era um personagem curioso. Durante a campanha, seus discursos eram escritos por Alvaro Lins, (da Academia e editorialista do Correio da Manhã), o grande poeta Augusto Frederico Schmidt e este repórter. Como só eu viajava com o candidato, entregava a ele Juscelino dava uma lida, botava no bolso e falava de improviso. Eu dizia que ele era “mediúnico”.

Um dia no Rio na Escola Souza marques (não muito depois Universidade Souza Marquez) entreguei a Juscelino, um discurso escrito por Schmidt. Leu, encontrou uma frase admirável, “Deus poupou-me o sentimento do medo”, que definia seu destino, sofrendo pressão de todos os lados.

Aferrou-se a ela, abandonou o resto, empolgou a todos. A campanha foi memorável, principalmente por causa da adversidade.

PS- Alertado e aviado que a CPI da Petrobras convocaria Okamoto, o Planalto tomou providencias para chamar o presidente da CPI, Hugo Motta. Desistiu quando tomou conhecimento: Motta não tem autonomia de voo, a ordem era de Eduardo Cunha.

PS2- Na coinvenção do PT, Lula estava revoltado e a apoplético, ia jogar a culpa em Dilma. Recuou estrepitosamente diante da realidade: no momento toda a sua ação se dirige para a candidatura em 2018. E sem Dilma no poder ou com Dilma desgastada, o que acontecerá com ele?

PS3- A convenção do PT foi a grande farsa da semana ou do momento. Ninguém se entendia. O grande adversário era Dilma, o maior derrotado o PT, o mais perplexo, Luiz Inácio Lula da Silva, ameaçado de continuar como ex.

PS4- Dilma não recebeu as mulheres dos líderes populares presos na Venezuela. E proibiu o Ministro do exterior de recebê-las. Mas recebeu efusivamente no Alvorada, fora da agenda oficial, o presidente da Câmara, Diosdado cabelo, parceiro de Maduro na destruição da Venezuela.

*Aos sábados serão publicadas matérias mais acessadas no blog.
.............................................................................................................................. ..............
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do 

Caro Helio Fernandes,
Boa noite.

Tendo em vista a questão das biografias, quando seremos abrilhantados com a sua, pois com tantos anos de vida política e tantas histórias, poderias brindar-nos com seu conhecimento e vivência. tenho certeza que se tornaria um best seller.

Att.
Sergio de Freitas
...
Boa tarde!

Bem, meu nome é Aurélio Lopes e resíduo em Curitiba/PR.

Meu pai, Mário Lopes, mora em São Lourenço/MG, com 78 anos e sem acesso/familiaridade com a internet, sempre me pergunta pelo seu admirado Hélio Fernandes.

Na época que ainda residia no RJ e adquiria a Tribuna de Imprensa nas bancas, ficava por dentro da opinião e comentários de quem tanto admira.

Por fim, ao consultar o blog da Tribuna de Imprensa on line, resolvi reproduzir a última msg, via celular, que recebi do meu Coroa:

Msg: "vi agora "mestre" Zuenir Ventura na TV. O falso modesto tem um opositor ferrenho: Hélio Fernandes. Que é feito dele, historiador com memória de elefante?? Beijo"

Então, tento a informação: O que é feito do admirado e querido Hélio Fernandes?

Como filho, fico na esperança de um retorno para transmitir ao meu Coroa.

Obrigado,

Saudações
...
Helio,
Observo na internet que existem vários blogs com o nome Tribuna da Imprensa. Afinal qual é o blog oficial. Vejo que este aqui é o seu blog oficial e da Tribuna? É isso. Quando teremos o jornal eletrônico da Tribuna da Imprensa, acho que daria uma boa repercussão, a turma da direita iria “ranger os dentes” (de medo ou raiva) certamente???
Espero que edite este eletrônico. No aguardo e votos d sucesso.

Antenor José Rinaldi – São Gonçalo - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário