Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 16 de junho de 2015


75 ANOS DO ASSASSINATO DE OLGA BENÁRIO. CORRUPÇÃO NA CHINA. DILMA PROTEGE MADURO.

HELIO FERNANDES
16.06.15

Depois de 92 dias de greve, as professoras de São Paulo voltaram a trabalhar. Pretendiam um reajuste de 75 por cento, suas reivindicações foram anestesiadas por ordem do governador-anestesista. Ontem mesmo foi anunciado que a inflação ficará em 8,90 por cento.

Esse número é rigorosamente verdadeiro, só contrario do que a presidente vem afirmando e repetido: "Em 2016 a inflação estará no centro da meta, 4,5 por cento". Em 2016 é longo. 12 meses, 360 dias. Mas pode ser janeiro, junho, dezembro, como acreditar na palavra oficial?

Depois do massacre e da reviravolta da cúpula do governo do Paraná, Beto Richa concedeu 30 por cento de aumento. É assim que a "pátria educadora" trata seus insubstituíveis professores.

Não é democracia.

61 países supostamente representando a Europa, a América do Sul, América Central, ser reuniram e Bruxelas. Pretensiosos, presunçosos, perigosos, passaram quase uma semana se divertindo, bebendo, comendo. Pressionados para examinar a situação calamitosa de praticamente ditatorial da Venezuela, fugiram da realidade.

O Grupo da UE, que pretendia se opor á Venezuela, "tirou" esta nota, textual: "Reiteramos a rejeição a medidas coercitivas de caráter unilateral com efeitos extraterritoriais contrários á lei internacional. Reafirmamos nosso compromisso com soluções pacificas".

Os representantes da America do Sul e América Central, liderados pela insigne presidente Dilma, se  reuniram, "tiraram" outra nota, também textual: "Nós, países latino-americanos e caribenhos, não admitimos medidas unilaterais, golpistas e políticas de isolamento. Rechaçamos qualquer tipo de sanção á Venezuela".

Todos entenderiam, se dissessem em nota conjunta, separando item por item.

1 – Somos totalmente contrários á violência e p prisão de líderes populares, alguns eleitos e reeleitos, (como o prefeito der Caracas) se culpa, acusação ou defesa.

2 - Repelimos virtualmente o isolamento desses presos, que não puderam e não podem receber a visita de solidariedade de líderes democratas do mundo.

3 - Condenamos o confinamento desses presos, que não podem nem receber a visita das  mulheres, uma delas em comovente greve de fome.

4 - Exigimos a libertação desses líderes que não praticaram crime algum, tanto que presos há mais de um ano, não sofreram acusação alguma. Por esse motivo, pedimos a libertação deles, sem julgamento. Como a Justiça na Venezuela é sabidamente serva, submissa e subserviente ao governo insolente, provocador e autoritário, seriam condenados.

Estaria tão claro e irrespondível, eu haveria solução democrática e imediata. Nem ser preciso lembrara que quem liderou o movimento pela nota de exaltação do presidente Maduro, foi a presidente Dilma, A mesma que RECUSOU receber as mulheres dos presos, e PROIBIU o seu Ministro do exterior de recebê-las.

Lição de China.

Foi condenado á prisão perpetua (escapou da pena de morte por ter mais de 70 anos) por corrupção, o líder Zhou Yonkeng. Ele não é um qualquer. Desde que Mao-Tse-Tung chegou ao poder depois da “Grande Marcha” de 1949, é o mais importante líder condenado.

Sempre esteve no comando. Foi chefe de Segurança Nacional de 2002 a 2009. Um dos integrantes permanentes do reduzido grupo que liderava e comandava as mais importantes decisões. Quando começou a ser investigado, ocupava o comando da empresa de petróleo, a mais alta na hierarquia administrativa do país.

Foi acusado, provado e confessou: “Aceitou subornos MILIONÁRIOS, permitiu que muitas pessoas tivessem lucros BILIONÁRIOS”.

Está aí um grande exemplo para a Lava-jato.

O assassinato de Olga Benário.

Estão se completando 75 anos de um dos mais cruéis e horripilantes episódios da história do Brasil: a extradição dessa mulher que teve participação importante na Revolução Comunista de 1935. Em plena ditadura do Estado Novo, o ditador Getúlio Vargas e o Supremo Tribunal Federal, preservado e em pleno funcionamento, entregaram a companheira de Prestes aos nazistas, sabendo que ela seria assassinada. Na verdade, Hitler mandou executa-la na câmara de gás, mas os assassinos estavam no Executivo e no Judiciário do Brasil.

Vargas entregou-a, Sobral Pinto recorreu ao Supremo, que ratificou a decisão inacreditável. Ela não era casada com Prestes. Judia alemã que morava na União Soviética, assaltou uma prisão de segurança máxima na Alemanha, para libertar o marido. Conseguiu, mas na fuga, na rua, foi morto. O que não significa que devesse ser entregue aos carrascos torturadores nazistas.

Além de ditador, criador do temível e terrível "Estado Novo", responsável pela sua expulsão (chamaram assim) do Brasil. O Supremo Tribunal Federal não teve o menor constrangimento de ratificar por UNANIMIDADE a decisão ditatorial. Nenhum ministro teve a coragem de votar contra o pelo menos se abster.

Vicente Rao, que era Ministro da Justiça, assinou embaixo com prazer. Mais tarde, no que voltaram a chamar de democracia, foi Ministro do Exterior. Eu era jovem trabalhava na revista "O Cruzeiro” escrevi artigo-reportagem com o título: "Vicente Rao, sangue na diplomacia". Não podia esquecer transcorridos 75 anos.

PS- A mediocridade dominou a abertura da Copa América. A Argentina fez 2 a 0 no Paraguai, cedeu o empate. A Colômbia elevada á condição de quase favorita, perdeu para a Venezuela, que tem entre os três "esportes" mais populares, a corrida de cachorros.

PS2- O Brasil sofreu gol aos dois minutos, empatou aos quatro, ficou 88 minutos sem fazer nada. Nos acréscimos, aos 47, faltando dois para terminar, conquistou (?) a vitória.

PS3- A corrupção não é monopólio ou característica dominante do Brasil ou China. Na Espanha, o rei cassou os títulos da irmã e do cunhado, que respondem a processo na Justiça criminal. Era Duquesa de Palma de Maiorca, não é mais.

*Aos sábados serão publicadas matérias mais acessadas no blog.
.............................................................................................................................. ..............
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do 

Nenhum comentário:

Postar um comentário