Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 22 de junho de 2015


LULA-CANTAREIRA: “DILMA E EU ESTAMOS NO VOLUME MORTO”. MADURO QUASE PODRE. AS DUAS MAIORES POTENCIAS FARÃO “DELAÇÃO PREMIADA?”.

HELIO FERNANDES
22.06.15

“A lei vale para todos”, a Lava jato atingiu o mais alto escalão do empresariado brasileiro. Odebrecht e Andrade Gutierrez estão acima de qualquer suspeita. E causa preocupação o respeito do desenrolar da Lava jato a partir de agora.

As famosas “quatro irmãos” (as duas, mais Camargo Corrêa e Queiroz Galvão) começaram como construtoras, passaram a empreiteiras, chegaram ao máximo: especializadas em infraestrutura, que atinge e domina tudo na casa dos bilhões (centenas) de reais ou dólares.

Os últimos potentados presos, e só foram os últimos pelo excesso de cautela e o reconhecimento de que são realmente poderosos, tidos como intocáveis e inalcançáveis. 

Não são mais empresas, representam verdadeiras hierarquias, não são citados na Constituição, mas se constituíram no “quarto poder”, conjugados ou bem acima dos outros três.

Os dois presos ontem, (não imaginavam a prisão e pior ainda, cinco horas sentados e vigiados, esperando um aviso que não chegava, finalmente embarcaram algemados, humilhados, desmoralizados) o máximo em matéria de hierarquia. O mais alto possível, acima deles ninguém no setor empresarial.

Os Odebrecht (são muitos, já pensam na terceira geração acumulando Poder, fortuna e arrogância) só reconhecem acima deles, Lula e Dilma, esta com ressalvas e restrições em atenção a Lula.

Em relação a Andrade Gutierrez, começaram e devem tudo a Juscelino, antes não tinham nada. Se tornaram potencias com Juscelino prefeito de Belo Horizonte, (de 1940 a 1945 em plena ditadura do “Estado Novo”) Juscelino governador de Minas, Juscelino Presidente da República.

A prisão dos dois, considerados inatingíveis, agitou o mundo todo, movimentou a internet e os jornais impressos.

A razão? Elementar, juntos trabalham em mais de 60 países, alguns onde a corrupção é obrigatória e insubstituível, como Angola, Panamá, Nigéria e muitos outros da África e também da Ásia. Em todos esses países, ou vá lá, em quase todos, os pagamentos eram feitos em dinheiro. Angola é citado sempre como o mais corrupto do mundo.

(Panamá tem a tradição de corrupção. No Brasil, quando havia um negócio escandaloso era chamado de “panamá”. O governo desse país chegou a protestar oficialmente durante a ditadura Vargas).

Na Nigéria a corrupção está á “flor da pele”, exatamente como o petróleo.
Agora, do Paraná vem a informação que cito entre aspas “Odebrecht e Andrade Gutierrez operavam de forma sofisticada. Não pagavam no Brasil, os depósitos eram feitos diretamente em contas SECRETAS, na Suíça ou em outros países onde o esquema de corrupção também funcionava”.

Vou encerrar por hoje, chegamos á encruzilhada que irá definir os rumos da Lava jato. Atingiram os mais poderosos e importantes. Se a identificação da décima quarta fase, “a lei é para todos”, for cumprida, que destino, que alegria, que satisfação para a comunidade.

Mas não será fácil. As dificuldades, os obstáculos, a defesa dos presos já começou. Eles ainda não estavam nem presos, os porta-vozes da impunidade já se manifestavam.

O primeiro, Michel Temer, insigne e ilustre vice-presidente da República, reticente, cauteloso mas eficiente: “Empresas não devem ser punidas, as obras paralisadas, a perda de empregos”.

Temer esqueceu: as empresas são eles, ninguém está aprisionando empresas e sim seus executivos, proprietários, acionistas. Tem que haver uma solução para as obras continuarem.

No atual estágio, por causa dos que “não sabiam de nada”. Agora têm que saber como resolver a situação. A prisão de empresários corruptos não atinge e a democracia. A libertação deles com a consequente impunidade, pode atingir a democracia.

Logo a seguir, o Ministro da Justiça ocupou a televisão, sem constrangimento: “Não podem punir empresas”. Não são apenas empresas, são corruptas-corruptores, e isso que o vice e o Ministro fazem a céu aberto, se chamava “leniência”. Mudou de nome, mas é igualmente vergonhoso, acintoso, perigoso.

O que todos se perguntam ainda não há reposta: Gutierrez e Odebrecht farão delação premiada? Se fizerem, será CONFISSÃO premiada.

Waterloo.

200 anos dessa última batalha. Festejos e comemorações que o grande personagem merece. Mas como sempre, em todas as épocas e países, incorreções e equívocos. Não foi, como afirmam, a “grande derrota de Napoleão”. A penúltima, em Trafalgar, Napoleão contra o Almirante Nelson, também relacionadamente de forma errada.

Napoleão foi derrotado e dizimado em 1811, na Rússia, pelos Exércitos aristocráticos dos Romanofes. Perdeu para o “general Inverno”, como aconteceria em 1943 com os exércitos de Hitler. Dizimados pelo frio de 50 ou 60 abaixo de zero, acabou a ameaça do “Reich dos mil anos”.

Um dos três maiores generais da História, estadista, sonhador, e visionário, entrou para a Escola Militar de Saint Cyr (a segunda mais importante do mundo), no dia 12 de julho de 1789, 48 horas antes da revolução Francesa. Menos de 20 anos depois já dominava o mundo.

Sua grande aspiração e até obsessão era reunir o mundo. Não conseguiu passou a sonhar com a “reunificação” da Europa, que agora 28 países tentam conseguir, com enormes dificuldades. Deixou o maravilhoso Código Civil, até hoje identificado como “Código Napoleônico”.

Tinha ódio á Grã-Bretanha, visões e até superstições em relação a ela. Mais ou menos 15 dias antes da Batalha de Trafalgar, sentindo que perderia, tomou a seguinte providencia. Vendeu aos americanos, por preço irrisório, o estado de Nova Orleans, o maior do país. Não queria deixar nada para os ingleses.

PS- Por hoje transcrevo o que o Globo publicou com a chancela de exclusivo, o que é o mais importante documentário político dos últimos tempos: “Dilma e eu estamos no volume morto. O PT está abaixo do volume morto”.

PS2- Alem de ter sido claríssimo, uma novidade: Lula afirmou publicamente no sagrado, ungido e sacramentado Instituto que leva seu nome, tudo o que tem dito sobre Dilma, só que nos bastidores.

PS3- É preciso traduzir, os termos são explícitos e implícitos, nenhuma palavra está fora do lugar. Se for necessária uma explicação, apenas esta: porque a explosão neste momento gravíssimo, para Dilma, o governo e para o próprio Lula 2018?

PS4- Outra coisa: ele que tanto tem preservado o PT, por que colocou o partido numa espécie de sub-Cantareira, “abaixo do volume morto”, precipício mais fundo em que situou a ele mesmo e Dona Dilma?

PS5- A fala de Lula é importantíssima. Pelos termos, pelo momento, pela necessidade evidente de desmentir tudo o que vinha afirmando. No próprio PT ninguém entendeu nada, Não era para entender mesmo.

PS6- Lula abre uma “nova Era” da sucessão de 2018. E Lula que considerava que para ele e para o PT a permanência de Dilma no governo era fundamental, não considera mais.

PS7- A não ser que ela abandone o Planalto, o Alvorada, a atual rotina, passe a despachar no Instituto Lula. Não foi impensadamente que Lula atirou á queima-roupa: “Aquele gabinete presidencial é uma desgraça”.
.............................................................................................................................. ..............
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário