Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 26 de junho de 2015


ANDRADE GUTIERREZ PERDE O HABEAS-CORPUS, ODEBRECHT FICA ENCLAUSURADA. PETROBRAS CORTA INVESTIMENTOS DE 88 BILHÕES.

HELIO FERNANDES
26.06.15

Estamos em plena sucessão de 2018. Lula, que estava na plateia, em silencio, decidiu subir ao parlatorio ou púlpito e falar o que muitos achavam e continuam achando exagero. Provocação do que ainda tem 40 meses (três anos e quatro meses) para se concretizar.

O pretensioso e autossuficiente FHC pode se ufanar: foi por causa dele que Lula abandonou o que muitos consideravam ostracismo, e desandou a criar, manchetes, destaques e debates. Ha dois meses, FHC escreveu: “Para 2018, o PT só tem um candidato. E assim mesmo...”

Não citou nomes nem precisava. E as reticências deixavam tudo bem claro. Para o bem ou para o mal, quem acordou Lula foi FHC, pretendendo apenas desacredita-lo.

Lula foi criativo e bastante para usar a frase da moda consagrada pelo que chamaram de “crise hídrica” de São Paulo. E sem que ninguém entendesse mas não duvidasse, colocou o partido, a presidente Dilma e a ele mesmo numa espécie de “volume morto” político. 

Provocou um choque tremendo, quase todos acreditavam em insulto, quando era apenas desenvolvimento de estratégia audaciosa.

Agora, o ex-presidente está no centro dos acontecimentos, recuperou o tempo perdido, multidões esperam que fale, até para discordar, mas ansiosos para ouvi-lo. Como adora, está no centro do palco, fala o que bem entender.

Chega a dizer “Os companheiros perderam a UTOPIA”, palavra da preferência de Marx e dos marxistas. Surpreendidos? Este repórter não.

Nos próximos 40 meses muita coisa, surpreendente, acontecerá. Embora nos últimos anos, desde 1998, os personagens sejam os mesmos. A sucessão do Brasil está sendo disputada até na Venezuela. Dilma apoia os que não respeitam o Mercosul. E mandou para lá um grupo de comunistas contra a liberdade. Só não entendo o que o senador Requião fazia nesse grupo.

Habeas-Corpus.

O presidente da Andrade Gutierrez entrou com recurso inútil no Tribunal Regional Federal, quarta região. Sabia que não tinha nenhuma chance, mas era ao mesmo tempo tentativa de liberdade e teste para o presidente da Odebrecht.

Se tivesse sucesso, Marcelo Odebrecht seguiria o mesmo caminho. Perderam, os advogados agora estudam o que fazer. O normal seria ir ao Supremo, nem imaginam qual roteiro. Mas o que sobra, mesmo para advogados caríssimos?

EUA: Plano de Saúde.

Um dos projetos mais humanitários e voltados para a coletividade, foi o do financiamento pelo governo federal desses planos. Obama tomou posse em 2009, logo em 2010 mandou o projeto para o Congresso. Levado por mesquinharias. Vetaram totalmente.

Ontem, por 6 a 3, a Suprema Corte (que tem nove membros), desautorizou o Legislativo, deu ganho de causa ao Executivo. Os EUA têm uma população de 300 milhões de habitantes. Pesquisa: 150 milhões têm plano mas seus direitos não são respeitados. Os outros 150 milhões não têm recurso algum.

Petrobras.

Curioso, interessante e mais ou menos surpreendente. A empresa anunciou ontem e confirmará hoje: reduzirá substancialmente os investimentos em 40%. Inacreditável, porque o presidente "novato" da Petrobras diz, "estamos cortando investimentos por causa das dívidas".

A explicação está mais para o insensato, pois é o investimento que gera lucros, possibilidade o pagamento dos compromissos. Suprindo 40% do investimento, onde irá buscar recursos para pagamentos das dívidas e desenvolvimento da empresa que é fundamental para o próprio país?

O presidente da empresa diz assombrosamente: "No momento só pensamos num objetivo, que é salvar a empresa". Curiosamente (ou será mera coincidência?) o corte nos investimentos, totalizam 88 BILHÕES. Fácil de lembrar: Dona Graça Foster foi demitida da presidência, porque divulgou (contra a vontade de Dona Dilma), "os prejuízos são da ordem de 88 BILHÕES". Por que esses números voltam ao noticiário.

Só com esse anúncio amalucado e extravagante do corte de investimentos, as ações da empresa que vinham se mantendo, caíram mais de por cento. O que não consegui apurar: a Petrobras foi autorizada por Dona Dilma? Não me surpreendo com informação positiva ou negativa.

PS- A FIFA comunicará a CBF, que “Neymar terá que cumprir os quatro jogos de suspensão, nas eliminatórias para a Copa de 2016”. Além de corrupta, ignorante.
PS2- Neymar não jogou contra a Venezuela, amanhã contra o Paraguai, a segunda. Se o Brasil vencer passa ás semifinais. Mas uma vitória, vai á final. Neymar está livre da suspensão.
PS3 – se não disputar a final, decide o terceiro e o quarto lugar. E afinal, isso não preocupa. Nas eliminatórias, o Brasil joga 18 vezes, nove em casa. Outras nove na casa do adversário.
PS4- Em 1982, quase vitima eleitoral, por causa da Proconsult, Brizola fez a proposta de imprimir o voto eletrônico, coisa facílima, Agora vem o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, (TSE) e diz: “Isso é um retrocesso”.
PS5 – Sem nenhuma dúvida ou contestação, RETROCESSO é um homem com o passado e o presente de Dias Toffoli ser Ministro do Supremo e presidente do TSE.
*Amanhã, sábado publicaremos a matéria mais acessada nas edições anteriores.
.............................................................................................................................. ..............
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Jornalista Helio Fernandes.

Pelo que o senhor escreve, FHC e Lula praticaram atos idênticos, de forma diferentes. Ou seja: os dois se perpetuaram no Poder. FHC duas legislaturas, Lula idem e agora Dilma. São 20 anos e seis meses na conta dos dois. O senhor não acha que existem uma perfeita combinação entre eles. Quando um bate o outro “assopra”. Estamos de mal a pior!!!

Sandro Correa – Nilópolis - RJ
...

Perdoe o pessimismo, mas acho que estamos próximo de uma guerra civil. - Pedro Malaquias de Sousa – Rio de Janeiro – RJ
...
Se a Lava-jato emplacar conforme se pretende, com as “delações premiadas”, diria que o final seria o mesmo do que ocorreu com o “mensalão”, que eclodiu a partir da denúncia do “delator” Roberto Jefferson.
Por último. Afinal quando nos brindará com a volta da Tribuna impressa?

Virna Melissa – São Paulo – SP

Helio,


Sou aposentado, tenho 74 anos, e trabalhei toda minha vida na Petrobrás. Sinceramente, nunca vi a empresa numa situação tão deprimente como está hoje. Preocupa-me o emprego de milhares de pais de família, que estão pagando uma conta que não são eles, os responsáveis. Essa gente corrupta devia ser trancafiada a “sete chaves”,  - Manoel O. Salles – Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário