Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 4 de junho de 2015

DECRÉPITO E CAQUETICO O LEGISLATIVO HUMILHA O EXECUTIVO. DUAS CPIS PARA A CORRUPÇÃO DO FUTEBOL.

HELIO FERNANDES
04.06.15

Se o Aurélio ou o Houaiss, fossem vivos, retirariam de seus dicionários a palavra representatividade. Pelo menos em relação ao Legislativo. O movimento de rua que começou e acabou em junho de 2013 (está completando dois anos) acertou totalmente quando bradou diante da Câmara e do Senado: “Vocês não nos representam”. Isso é cada vez mais verdadeiro.

Eduardo Cunha e Rena Calheiros ou “calhau”, fazem de tudo para escapar da Lava-jato. Quando alguém pergunta, porque se mantêm no cargo, não renunciam, respondem tranquilamente: “Somos apenas investigados e nunca encontra, alguma coisa para nos indiciar”.

E continuam tentando destruir o executivo, enquanto se escondem atrás de CPIs. Fizeram uma sobre a Petrobras, continuam “em atividade”, mas não convoca ninguém de importância, mas sabidamente corruptos. Por que não ouvem nenhum dirigente ou proprietário de empreiteiras?

Romário criou uma CPI para investigar a CBF. Com 53 assinaturas, estava consolidado. Foi chamado pelo presidente da Câmara, ouviu a sugestão: “Vamos fazer uma CPI mista”. (só eu publiquei isso).

O ex-jogador não aceitou, Cunha convocou os apaniguados da “bancada da bola”, criaram outra CPI. A CPI do Romário é para apurar. A da Câmara é para esconder. Por que não organizam uma CPI para investigar Cunha e Calheiros? Podia ser mista, mais completa.

 O congresso vota por perseguição e não convicção.

Em junho de 2013, na primeira manifestação autentica e relevante das ruas, muitos protestos. O principal, atingiu o legislativo, com a frase: “Vocês não nos representam”. Gritado em massa na frente da Câmara e no senado, provocou mais do que susto e sim pânico.

O Legislativo ia aprovar a PEC 37, que por unanimidade restringiria e praticamente acabaria coma Independência do Ministério Público. Logo o “colégio dos líderes” (uma excrescência), se reuniu, mudou radicalmente, votou e recuou por unanimidade a mesma PEC 37.

Respiraram aliviados conscientes de que poderiam mistificar e enganar a opinião pública. Agora, varias demonstrações neste sentido. Aprovaram a PEC da bengala, represália contra Dona Dilma, os Ministros do Supremo ficam na ativa até os 75 anos.

Mas para que os Ministros do Supremo não se julguem poderosos e vitoriosos, querem trair a dignidade, a ética, a moral e o bom senso. Preparam interpretação: “Os Ministros terão que se submeter a nova sabatina”. Absurda e inconstitucionalidade.

Celso de Mello há 29 anos no Supremo, vão perguntar o que a ele? Marco Aurélio Mello (que como é do seu estilo logo se manifestou contra) há 24 no Supremo, a que perguntas responderá? E os outros idem, idem.

Imediatamente o Supremo considerou essa segunda sabatina imoral e inconstitucional, o legislativo, humilhado, não pôde fazer nada. Mas humilha diariamente o Executivo, (como mostrei ontem) acumulando mais poderes para esse legislativo aético, caquético, capenga.

Lava-jato sem restrição.

Acusado de irregularidades quando presidente do BB em vez de responder e ser responsabilidade, foi protegido e promovido. Passou a presidente da Petrobras, até agora nenhum resultado. Se a apresentação do balanço for colocado como ponto positivo, "blindagem" proporcionada pelo próprio governo.

A Caixa Econômica vem sendo apontada como "fabrica" de "contratos" altamente favorecidos. Agora surgiram denuncias de "contratos sigilosos", que deveriam ser imediatamente apurados e investigados.

Num momento em que se fala, se pede e até se exige transparência, por que sigilo nas concessões? E o BNDES, nenhuma surpresa, mais uma vez envolvido em escândalos colossais. Aí os números são inimagináveis, embora depois dos assaltos aterrorizadores da Petrobras, nada seja inadmissível, tudo é mais do que visível. 

Em nome da transparência, poderiam exigir desse antigamente "banco de fomento", a publicação ou quebra do sigilo de empréstimos favorecidos e privilegiados.

Dois dados que o BNDES não explica, mas que o cidadão-contribuinte-eleitor, precisa conhecer com urgência. Duas declarações sigilosas de empréstimos a Eike Batista. Quantos foram, o total dos valores, as garantias.

2- A declaração de um economista famoso, nomeado por Lula para a presidência do banco, e com quatro meses, denunciando escândalos internos. 

Textual: "O BNDES empresta os três ou quatro por cento, atravessa a rua, são reemprestados a sete ou oito por cento". (O BNDES e a Petrobras ficam na mesma Avenida Chile, um de cada lado).

Mas é preciso que não se confirma a reviravolta da Lava-jato, que se esboça no horizonte. Sabendo do que acontecia no BNDES, Lula tomou uma só providencia: "Demitiu o presidente que nomeara, e fornecera o roteiro das negociatas e dos escândalos".

PS- O amalucado e desequilibrado futebol brasileiro, ultrapassa seus próprios limites negativos. O técnico Marcelo Oliveira foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013 e 2014. Começou 2015, desfalcadissmo, foi logo demitido.

PS2- Não satisfeitos com tanto malabarismo que pensam ser maquiavelismo, contrataram para substituí-lo, Wanderley Luxemburgo. Que 48 horas antes havia sido demitido do Flamengo, não esconderam que era por incompetência.
.............................................................................................................................. 

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário