Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 8 de junho de 2015


MALUF MENTIU SOBRE TANCREDO. O VOO DA ALEGRIA DE RENAN.

HELIO FERNANDES
08.06.15

 Antes de escrever sobre economia, política, (desmoralizada), juros (em alta) investimento (em queda), inflação (elevadíssima), dívida (impagável), desemprego (assustador), quero exaltar o futebol de dentro de campo, cantar hinos mesmo apenas com palavras a um time que se chama Barcelona.

E dentro desse time, localizar a parceria Messi-Neymar, que muita gente acreditava que não daria certo, por falta de futebol, mas sim por excesso de vaidade, que não consolidaria a indispensável solidariedade.

Pois construíram alguma coisa invencível, se destacaram juntos e juntos ganharam tudo que disputaram. Campeões da Espanha, da Copa do Rei, vencedores do Campeonato da Europa.

Em nome da igualdade e do direito de todos disputarem tudo sem vantagem antecipada, Messi e Neymar deveriam ser proibidos de entrar em campo defendendo o mesmo lado. E para os que não sabem, escrevo isso com total isenção e sinceridade.

O fato de meu pai ter nascido em Barcelona, nada a ver. Fora do Brasil, a cidade que mais adoro e que visitei mais vezes. A luta de Barcelona durante mais de 30 anos contra o ditador Franco, talvez tivesse me influenciado.

Mas fora de tudo isso, Messi e Neymar, que parceiro. Se jogassem pela seleção do Catar, seriam campeões do mundo, mesmo o Catar sendo corruptissimo. E não irá sediar a Copa de 2022. Seria a consolidação do poder do dinheiro ilimitado e ilegítimo.

Estatais.

Nem preciso ou precisaria explicar. Sou a favor de qualquer devassa, folha corrida, exame do passado, que a opinião publica saiba quem está sendo nomeado para estatais, bancos oficiais, órgãos públicos. Mas isso é função do executivo e não do Legislativo.

Transferir essa obrigação do Executivo para o Legislativo, inconstitucionalidade.

Quando o Legislativo tenta transferir essa delegação, passando-a para sua alçada, é uma clara violência e violação. Cabe ao legislativo, como a toda comunidade, o poder de fiscalização e denuncia sobre a atuação dos denunciados.

Mas quando as medidas são propostas por Renan Calheiros e Eduardo Cunha, deviam logo ser processados por “falsidade ideológica” ou o que houver de mais grave e repressivo.

Aproveitando o feriado de Corpus Christi, que chamaram de “feriadão”, decidiram passar 10 dias viajando entre Israel e Moscou com tudo pago. Incluindo apaniguados e familiares. Isso depois “da ideia genial” de aprovarem o “Legislativo Center”.

Na mão de Cunha e Renan, a Bíblia passa ser um “livro pornográfico”.

Maduro não vê o papa.

O presidente-ditador da Venezuela estava embarcando para o Vaticano, tinha encontro com Francisco. Na última hora foi informado: “O Papa vai pedir a libertação dos oposicionistas e presos arbitrariamente”. Cancelou a viagem. “contraiu” uma gripe.

Pensou em telefonar para Dona Dilma, (que se recusou a receber a mulher dos presos, uma delas em greve de fome) desistiu. Não sabe o que fazer, não pode remarcar a visita ao Vaticano, nem ficar “gripado” para sempre.

Paulo Maluf-Tancredo Neves.

Deu entrevista á Globonews, baladissima. Naturalmente tem o seu estilo, gosto e credibilidade. Não passa de farsa, tolices, amontoado de mentiras, citando quase sempre pessoas mortas. Com “revelações” que não podem ser contestadas.

As “chamadas” durante a semana, insistiam: “Maluf financiou a campanha de um presidente”. Houve expectativa, mas revolta, quando falou: “Financiei a campanha de Tancredo Neves para senador e governador”. E acrescentou: “Com meu dinheiro legitimo” (Sic). Continuou sem constrangimento, mentindo descaradamente sobre Tancredo.

Quando ele era deputado foi ao Departamento Médico, fez exames recebeu a resposta: “O senhor está com infecção no estomago. Fui aconselhado a usar isso na campanha contra ele, recusei”. Ora, a ultima vez que Tancredo foi deputado, em 1950. Em abril de 1954 tinha que sair para disputar a reeleição, Vargas pediu, “fique Ministro”, houve o suicídio de Vargas, ficou sem mandato. Em 1960 foi primeiro Ministro de Jango, outra vez sem mandato, senador, governador, Maluf transferiu tudo para 1985, sem o menor protesto do repórter-entrevistador.

Ainda sobre a eleição de 1985: “O deputado Gustavo de Farias mandou me pedir 100 mil dólares para votar em mim, recusei”. O repórter diante de tanta mentira, devia ter informado, quem era o personagem. Mais ou menos 20 anos antes, capitão do exercito, morava num apartamento na Delfim Moreira, prolongamento da Vieira Souto, locais mais caros do Rio.

Correram rumores que vendera essa casa monumento, cuja propriedade não podia explicar, a Juscelino, ex-presidente que não tinha recurso para compra-la. Nada foi desmentido nem comprovado, mas o Exercito passou o capitão para a reserva. Não se incomodou, comprou uma agencia de publicidade, em 1985 era realmente deputado.

Posso continuar indefinidamente, não existe uma palavra verdadeira. Termina com a repetição do lugar comum sobre sua famosa conta numerada no exterior. Perguntado sobre ela, respondeu: “faço uma procuração para você, fica com a conta”. Já disse isso dezenas de vezes. Foi até preso (algemado) com o filho, ficou três dias, bons advogados conseguiram sua liberdade.

Afirmou: “Não vou depor no exterior, como querem, é um direito meu”. Não vai porque há um mandato de prisão com a Interpol, vale para 201 países. Menos para o Brasil, a legislação não permite isso.

Uma entrevista anunciada com estardalhaço, toda ela um monologo sem interrupção.

PS- Aumenta assustadoramente o número dos que jogam salva-vidas para as empreiteiras corruptas e corruptoras. Só existe uma possibilidade de acerto, de compensação de perdas.

PS2- Foi feita pelas próprias empresas, numa proposta textual: “Devolveremos á Petrobras, seus prejuízos, de forma integral”. Como revelou Dona Graça, esses prejuízos totalizaram 88 milhões. Por esse valor, conferido a entrega á empresa, não ficarão inidôneas.

PS3- Ainda Lava-jato: Descobriram que Renato Duque comprou imóveis no valor de 12 milhões. Em vez de Duque devia ser Lorde. No Brasil só havia um Duque, o Caxias. Agora, na República surge esse, do PT.

PS4- Depois de 3 horas e 12 minutos, continua a frustração de Djokovic: não consegue vencer em Roland Garros. Perdeu para Wawrinka, em tarde esplêndida. Não se livrou também de jogar a raquete no chão.
.............................................................................................................................. 
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com
Boa tarde!

Bem, meu nome é Aurélio Lopes e resíduo em Curitiba/PR.

Meu pai, Mário Lopes, mora em São Lourenço/MG, com 78 anos e sem acesso/familiaridade com a internet, sempre me pergunta pelo seu admirado Hélio Fernandes.

Na época que ainda residia no RJ e adquiria a Tribuna de Imprensa nas bancas, ficava por dentro da opinião e comentários de quem tanto admira.

Por fim, ao consultar o blog da Tribuna de Imprensa on line, resolvi reproduzir a última msg, via celular, que recebi do meu Coroa:

Msg: "vi agora "mestre" Zuenir Ventura na TV. O falso modesto tem um opositor ferrenho: Hélio Fernandes. Que é feito dele, historiador com memória de elefante?? Beijo"

Então, tento a informação: O que é feito do admirado e querido Hélio Fernandes?

Como filho, fico na esperança de um retorno para transmitir ao meu Coroa.

Obrigado,

Saudações
...

A ponte Rio-Niterói é da união, não cabe a nenhuma das duas prefeituras, regular nem cobrar pedágio.

Daniel_DTA
Niterói-RJ
...
Olá, sou jornalista e produtor de TV com 30 anos de experiência. Gostaria de entrevistar o sr. Hélio Fernandes para um documentário sobre personagens que, como ele, viveram períodos de "exílio" em cidades brasileiras como Pirassununga (SP).

Como devo proceder?

Abaixo, meus contatos:

Mario Rezende
(11) 999416600 / 33829700


Atenciosamente,

Mario
...

Prezado sr. Helio Fernandes :

Acredito que sua incansável divulgação da verdade e o compromisso de conversar conosco  ( seus milhares de leitores ) o impedem de agradar a todos que o procuram com a agilidade que nós gostaríamos.
Ainda assim me disponho a  aguardar a sua disponibilidade em esclarecer :
“ O senhor João Havelange tirou do colete o nome de Ricardo Teixeira ( seu genro ) e o indicou para ser Presidente da CBF.  Sem nenhum passado como administrador, sem nenhum passado de ligações com o futebol, o novo cartola assessorado de longe pelo sogro aprendeu rápido as manhas da corrupção. Aqui no Brasil ninguém falava mas, na Europa todos sabiam das maracutaias de Havelange e seu pupilo. Foram tantas que, para evitar não só maiores divulgações e principalmente evitar que fossem presos, ambos resolveram devolver milhões de dólares roubados. Agora com este escândalo na FIFA, seus nomes voltam a aparecer . Ricardo Teixeira  “ fugiu “ para o Brasil para ficar fora do alcance da Polícia Federal americana. E o Havelange ? Onde se esconde ? Como sou leitor há pelo menos 50 anos, e sabendo da sua admiração pelo sr. João Havelange, julgo ter o direto de perguntar : Qual a sua visão da participação do senhor Havelange em todo este escândalo ? Êle é inocente ?
Com todo o meu respeito.  Euclides A. Filho
...
 Senhores,
Sou doutoranda em Linguística e estou tentando levantar textos ou fontes de consulta de jornalistas que escreveram na época da ditadura militar, tanto com nomes originais como com pseudônimos. Ao fazer uma busca pela internet, deparei-me com o nome de Hélio Fernandes que escreve para esse jornal. Ele escrevia naquela época e usava pseudônimo, o que atenderia ao perfil da minha pesquisa. Porém, não consigo acessar textos que ele tenha assinado com pseudônimos. Gostaria de que indicassem fontes para essa consulta. No aguardo, agradeço antecipadamente.
ZELI MIRANDA GUTIERREZ GONZALEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário