Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 9 de junho de 2015

NO PSDB, AECIO NÃO GANHA DO ALCKMIN OU DE SERRA. RENAN E CUNHA QUEREM REELEIÇÃO PARA ELES, INVESTIGADOS DA LAVA-JATO.

HELIO FERNANDES
09.06.15

A análise não pode se buscar em otimismo, pessimismo, apenas realismo: a situação do Brasil é desesperadora. Impossível outra conclusão. O tão apoiado e combatido "ajuste fiscal" tem apenas o objetivo de reforçar o superávit primário para amortizar os juros da dívida, agora em 2 TRILHÕES e 450 BILHÕES.

Desse “ajuste" não sobrará a mínimo que seja para investimento, desenvolvimento, crescimento. Estamos retrocedendo cada vez mais, e continuam fazendo tudo errado. Aumentam insensatamente os juros, a inflação não é atingida de maneira alguma, a comunidade sofre de todas as maneiras.

O primeiro choque cada vez mais visível e alarmante: o desemprego, os seis meses do segundo mandato, todos sepultados na incompetência, imprudência, inconsciência. O desemprego, que no final do primeiro mandato estava em 5 milhões, pulou desvairadamente para 8 milhões, e só fará crescer.

E vão crescer inapelavelmente, criando emprego só com investimento. Sem investimento, sem emprego. E a coisa mais desalentadora, deprimente e assustadora para o trabalhador.

Enquanto isso, os EUA que tinham 13 milhões de desempregados quando Obama assumiu, agora reduziram esse número para 8 milhões. Comparem. EUA, 8 milhões de empregados para uma população de 300 milhões de habitantes. Brasil, os mesmos 8 milhões de sem trabalho, população de 200 milhões. É triste, lancinante, vergonhoso.

Constatação final: juros nas alturas, inflação que não para de subir, pois parada ou retrocedendo, provocam cada vez mais desemprego. E Dona Dilma, insistente: “eu não sabia que havia desemprego”.

Copa de 2018 e 2022.

Não podem ser realizadas na Rússia e catar, “escolhidas” pela corrupção, com a participação pessoal do próprio Blatter. (que não pode ser presidente renunciante e participante).

Dois países comunicaram: estão á disposição para mediarem as próximas Copas, Inglaterra e México. A primeira ia ser indiada para 2018, foi ultrapassada pela venalidade, de ser restabelecida, acabou de sediar uma Olimpíada.

O México está sempre preparado. Desde da Olimpíada de 1068, da Copa do Mundo em 1070, era sua vez. Realizou a segunda (sempre com sucesso), o presidente da Colômbia desistiu. Tem o estádio Azteca, com capacidade para 125 mil pessoas, decide logo. Sai Blatter, entram Inglaterra e México.

Ou até o Brasil. Em 2018, dentro exatamente de três anos.

Reeleição de Campos.

Rena e Eduardo Cunha trabalham intensa e açodadamente para conseguirem permanecer mais tempo nos cargos que ocupam, presidente da Câmara e doo Senado. Isto é blasfêmia e indignidade. Indiciados e investigados.

Trabalharam pelo fim da reeleição presidencial, consideravam que isso agradaria á comunidade. Mas na contramão, querem a reeleição deles mesmos, que o povo despreza e repudia.

Renan manteve um apaniguado por 10 anos comandando a maior subsidiária da Petrobras. Veio a Lava-jato, esse subalterno foi logo afastado, mas não punido. Agora, Renan quer idoneidade nas estatais. Todos querem, mas não proposta de Renan e Cunha.

O Aécio de agora e o de antes.

Sua impopularidade não resiste a uma pesquisa, do IBOPE ou do Datafolha. Saiu da campanha presidencial mais ufanista do que devia, passeava uma imponência política e eleitoral, de forma jamais imaginada até mesmo por correligionários.

Teve 40 milhões de votos, entre os que não queriam a continuação de Dilma, exigiam mudanças, mas como era segundo turno, tiveram que votar nele. No mínimo três fatores que derrubaram o que exibia orgulhosamente: a escolha certa como candidato do PSDB, e a vitoria certíssima em 2018.

1 - Agora a campanha apressada e sem o mínimo de aprovação do impeachment. Não abandona o palanque dessa "solução" que nem sabe se o beneficiária. É hipótese vaga e sem apoio, pelo menos nos dois primeiros anos da atual presidente.

2- impensado e insensatamente foi para a rua no 1º de Maio, desprezo total da opinião publica. Participou de um movimento inócuo e inútil, sem qualquer relevância ou importância. Os organizadores falavam "em um milhão de participantes", a Polícia Militar, tecnicamente mais aparelhada, contabilizou apenas cinco mil. Voltou para o senado, psicologicamente destroçado.

3- Fracasso e fiasco logo a seguir com a solidariedade ao governador Beto Richa, autor do massacre dos professores no Paraná. Discursou "em favor" dos professores, mas se omitiu não responsabilizando o grande responsável.

Existem muitas outras considerações, que irei fazendo. Só que uma farei agora, irá se confirmando com o tempo. O PSDB, aparentemente teria dois candidatos: Aécio e Alckmin, com grande vantagem para este.

Mas não devem esquecer de Serra, que estará com 76 anos, e totalmente disposto a lutar pela indicação. Ninguém pode lhe oferecer nada para desistir.

PS- Técnico do Palmeiras, Felipão deixou o clube no caminho do rebaixamento, já apalavrado com a seleção. Assumiu ganhando 1 milhão e 200 mil por mês, (por mês) fora privilégios.

PS2- O Brasil inteiro não esquecerá jamais 2014, a derrota de 7 a 1, sofreu 4 gols em seis minutos. Humilhado, derrotado, demitido, foi imediata e impensadamente contratado pelo Grêmio. Quatro jogos sem vitória, foi mandado embora, escrevi: "Nenhum clube do Brasil terá coragem de contratá-lo, agora só Catar ou China".

PS3- Foi contratado pela China, lá, só salários milionários. Mas como tem uma sorte do tamanho da sua incompetência, ai para um clube onde jogam cinco brasileiros. Felicidade para a sua condição de monoglota.

PS4- Nem quero lembrar sua passagem como técnico da seleção de Portugal. Foi a final com a Grécia, perdeu, a filosofia ganhou dentro de campo. Contratado pela Inglaterra, armou enorme confusão em pouco tempo, mandado embora com grande indenização.
.............................................................................................................................. 
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário