Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 16 de junho de 2020



O GENERAL RAMOS DA ATIVA QUER PASSAR
PARA A RESERVA

HELIO FERNANDES

Ele resolve sozinho, basta preencher o tempo, tem de sobra. Provavelmente terá problemas e dificuldades com sua entrevista, ameaçando e intimidando a democracia. Terá que  sofrer alguma punição, sua fala foi execrável, alem de acintosa, ameaçadora, e distante da verdade.

E os termos usados, repetidos textualmente causam revolta no país inteiro. Até mesmo entre militares democratas. Com aspas: "É ULTRAJANTE e ofensivo  dizer que  as Forças Armadas, em  particular o Exercito  vão dar golpe". Não termina aí, mas basta.

Enquanto espera seu destino, inicialmente deveria fazer um curso de Historia Militar, constataria: desde a Republica, (que não é a dos sonhos) os militares  traem e usurpam os civis. Principalmente da  geração 1988 -89, que acabaram com a escravidão e declararam a Republica.

Os marechais Deodoro e Floriano  Peixoto, tomaram o poder. Como coronéis, voltaram brigados da Guerra do Paraguai. Como marechais de cavalaria, quase não dava para montar. Mas traíram os civis. Deodoro, presidente, Floriano, vice, acumulando com o Ministério do Exercito. (Na época, Ministério  da Guerra).

Com 8 meses, Floriano derrubou Deodoro, ficou com o cargo. Rui Barbosa protestou, foi tão perseguido, que preferiu ir para o exílio na Inglaterra. (escrevia um artigo semanal, para o jornal "A Imprensa").

PS- Já que vai fazer curso, pode completar com um de Ética.

Compreenderia que general não pode ocupar cargo de Chefe a Casa Civil.
  
PS2- Mais grave e indefensável. Até 1945, os militares, quando passavam para a reserva, recebiam duas promoções.

PS3- (O caso mais famoso, foi o do Tenente Coronel Golbery que foi para casa como general. O titulo e os salários).

PS4- A belíssima constituinte de 1945, (a primeira eleição direta da Historia) descobriu  a fraude, as promoções passaram a acontecer sem nenhuma promoção.

PS5- Estudar, se informar, é ótimo, general. 

CORREÇÃO E  DESCULPA

No comentário sobre o general Ramos, (logo a seguir) citei a Abolição da Escravidão, um dos pontos mais gloriosos da nossa Historia.

Escrevi 1988, atrasei em 100 anos nossa vitoria sobre o racismo, logo agora que o mundo se revolta contra o fato. E George Floyd  se transforma num símbolo eterno.

NOTÍCIA QUE NÃO GOSTARIA DE PUBLICAR

Mas de que adianta esconder, se vai acontecer mesmo. Antes do fim do mês, a coronavírus terá matado 50 mil brasileiros inocentes. Só perde para o quase ex-presidente dos EUA.

Bolsonaro já escolhe mais generais para o Ministério da Saúde. 23 até agora não foram suficientes.

MOURÃO, GENERAL E VICE-ELEITO, DESPERDIÇA CAPITAL

Nem amigo nem intimo de Bolsonaro, formou chapa com ele, se tornou o segundo homem da Republica. Ocupou a presidência varias vezes. Tem se mantido equilibradíssimo, até mesmo discordando de Bolsonaro. Mas não exorbitando em nada, quando o  presidente viaja.

Tem ido tão bem, que ha meses registrei: "Ninguém pode demiti-lo, e já deixou claro que continua no jogo". Agora, "tanta bravura por uma causa inglória", (repetindo o presidente Epitácio Pessoa em 1922, se dirigindo aos heróicos Tenentes na Praia de Copacabana e depois no Hospital Central do Exercito) tentou demonstrar o impossível, "não existe política entre os militares", ou invertendo, "não existe militar político".

PS- AH! Carlos Drumond, o futuro político do general Vice, ou seja, 2022, é apenas uma data num calendário, tênue, supérfluo, ninguém está obrigado  a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário