Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Nos EUA, três tentativas de impeachment.
Reprise
HELIO FERNANDES

Os conquistadores da independência e da República, tiveram que enfrentar a terceira e definitiva, promulgação da Constituição. Se entregaram á tarefa com total dedicação, eles mesmos se intitularam de "país fundadores”, como está no texto. A grande preocupação era evitar qualquer golpe de Estado, como aconteceu em muitos países. Em 228 anos, não ocorreu nenhum. 

Não pensaram em assassinatos, muitos foram mortos em pleno poder, incluindo Lincoln e Kennedy, mas foram substituídos pelos vices. O que interessa hoje, pela comparação, é o processo do impeachment. Foram três, em dois a deposição foi derrotada. O presidente do terceiro estava no fim do mandato , o impeachment foi transformado em renuncia. 

1- Lincoln foi "nominado" candidato pelo Partido Republicano em 1860. A tradição determinava que o vice fosse escolhido por ele, sem consulta a ninguém. Indicou o governador do Tennesse, Johnson, com todas as credenciais, mas uma surpresa: pertencia ao Partido adversário, o Democrata. Disputaram e ganharam a eleição, Lincoln explicou publicamente: “Acreditamos que é preciso um novo partido, apenas dois não cumprem as convicções de toda a população”“. Como governaram os 4 anos em guerra, não puderam tratar do assunto.

2 - Reeleitos, Lincoln foi assassinado quando comemorava o primeiro mês do mandato, Johnson assumiu. Imediatamente o Partido Republicano, se julgando prejudicado entrou com impeachment contra ele. Como a legislação não é complicada, como aqui, houve a votação, Johnson ganhou pela diferença de 1 voto, cumpriu o mandato inteiro, fez belíssima carreira.  

3 - Nixon, derrotado por Kennedy em 1960, se elegeu em 1968, foi reeleito em 1972, já chamuscado pelas labaredas do Watergate. No fim de 1973 quase 1974, o Procurador Geral, que trata do assunto lá, fez um acordo com o vice corruptíssimo, Spiro Agnew, não queria tirar o efetivo, e entregar o cargo ao vice. Começou então a cuidar do impeachment de Nixon que já estava todo acertado.

Conversou com o presidente, ele pensou um pouco, pela nova emenda 24 de 1952, ficaria mais 2 anos, depois não seria mais nada, nem eleito nem nomeado. Renunciou. Então, pela primeira vez na Historia dos EUA, assumiu o Presidente da Câmara, Gerald Ford, para cumprir os últimos 2 anos. Pela tradição, escolheu como vice, o bilionário Nelson Rockfeller. Até hoje falam num grande negocio e não numa escolha.

4 - O ultimo ia atingindo o Presidente Clinton, não pelo escândalo com a estagiaria da Casa Branca, mas por um dos crimes mais punidos nos EUA, o perjúrio. Criada a Comissão para julgar o presidente por perjúrio, ele se salvou com uma negativa e uma afirmação: “Eu não fiz sexo, apenas servi de objeto para um ato oral". 

Técnicamente era verdade, política ou moral não houve crime, o processo foi arquivado. É hoje um dos ex mais populares Esperemos o que acontecerá no Brasil, no segundo impeachment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário