Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 27 de março de 2017

Temer, desacreditado, descompromissado, desarticulado

HELIO FERNANDES

Em todos os sentidos. Depois de mais de 10 meses de governo, inutilidade completa. Como provisório e depois como indireto,exibia apenas uma obsessão:a reforma da Previdência. Chamou de 'salvação nacional', garantiu que o Brasil seria inteiramente outro, a partir dessa aprovação, que considerava certíssima.

Marcava data, no segundo ou terceiro semestre, estaria tudo votado e aprovado. Passou o ultimo trimestre de 2016. Estamos chegando ao fim do primeiro de 2017, a única realidade é o retrocesso, palavra de sua total predileção.

Diante das dificuldades, foi recuando. Surgiram complicações com os militares, tentou conversar, não conseguiu, retirou-os da lista. As dificuldades aumentaram, eliminou os servidores públicos e particulares dos estados. Idem, idem para os municipais. Como governadores e prefeitos têm influencia sobre os parlamentares federais, seus problemas cresceram. Tem gasto semanas em contato primeiro com deputados, está “sentindo" total isolamento. Em vez de solidariedade, solidão.

ESTÁ PERDENDO O APOIO DA CÂMARA E DO SENADO

A terceirização, escandalosamente contra os trabalhadores, criminosamente a favor dos poderosos empresários, movimentou intensamente os deputados. Chegaram á conclusão de que tinham numero para derrotar o governo. Decidiram que fariam isso, o governo teria que abandonar a arrogância, conversar sem concessão mas compreensão.

No dia seguinte, mudaram de posição. Resolveram que daria um susto no governo, sem derrotá-lo. Fizeram os cálculos, a terceirização foi  aprovada por raspão, os números, exatamente o que previram. Mais do que assustado, Temer ficou apavorado. Chamou Eliseu, Moreira, Imbassahy, estão conversando ha dias, nenhuma conclusão.

Não perceberam: entre os vários problemas que afligem o presidente indireto, um conclusivo. Estão convencidos que Temer  será cassado pelo TSE,não querem ser flagrados em conivência ou cumplicidade com ele. Concordância geral: quanto mais longe dele, melhor para todos. Independentemente de partidos. PMDB e PSDB, ele sabe muito bem, não são confiáveis.

O presidente do Senado, Eunicio de Oliveira, está articulando um novo projeto de terceirização, que não massacre tanto os trabalhadores. Eunicio está conversando praticamente com todos os senadores. Justificativa:" O Senado tem poder revisor, podemos mostrar a nossa supremacia e superioridade". Se vingar, será uma calamidade para o indireto.

NA QUESTÃO DA CARNE, TEMER DERROTADISSIMO

Na operação que estremeceu o país a semana inteira, o presidente indireto agiu açodadamente, e errou tudo. Logo na primeira noite foi jantar numa churrascaria com embaixadores estrangeiros. E diante de representantes estrangeiros, e sem provas, criticou arduamente a Policia Federal .Nos dias que se  seguiram, as manchetes só tratavam de um assunto: o  cancelamento das exportações pelos maiores compradores.

Temer não procurava soluções, insistia na culpa da investigação chegou a este ponto exaustivo e inacreditável: "A Policia Federal criou um enorme problema econômico para o Brasil". O Ministro  da Agricultura não saia da televisão, conhecia a origem  e a extensão do problema, só que ficou em silencio, não quis contar nada nem ao próprio Temer. Que nem sabia, mas era parte do problema, que começou com a nomeação da maior autoridade depois do Ministro: o Superintendente  Geral da Agricultura do Paraná.

Dona Dilma presidente, a senadora Katia Abreu, Ministra da Agricultura, um grupo de senadores passou  a compor uma lista com um único nome. Foram pedir ao senador Requião, que assinasse. Ele que ha 25 anos alterna entre o governo e o senado do Paraná, conhece tudo, se recusou. Foi falar com a ministra Katia Abreu, disse a ela: "Você não pode nomear esse Doutor Daniel". É o nome do Superintendente.

Resposta dela:"É um pedido da bancada do senado".E nomeou. Quando Blairo Maggi assumiu, a bancada pediu para mantê-lo.O Ministro atendeu, só que ele conhecia o personagem. Foi o primeiro a ser preso, vai demorar para ser libertado. Mas ele não é o único. O senador Requião, que é  um gozador, cruza com um senador, e fala:'Eu não  disse para não nomear  o Doutor Daniel?'

A ministra Katia Abreu é do PMDB. O ministro Blairo Maggi é do PMDB. O presidente indireto, Michel Temer é do PMDB.

A OPERAÇÃO CARNE FRACA CHEGA À JUSTIÇA

Não demorou muito. E caiu numa Vara, com um juiz rápido e independente, que sentenciou magistralmente: “A Policia Federal não tem culpa alguma cumpriu integralmente sua função”. E depois de algumas considerações, finalizou: “A Policia Federal investigou e prendeu acusados por CORRUPÇÃO e  EXTORÇÃO. Não tinha nem conhecimento nem competência, para  avaliar a qualidade da carne,nem chegou perto”.

 Agora, a investigação continuará, por uma equipe capacitada a avaliar a qualidade da carne. È possível que alguns, já respondendo a 2 crimes, sejam arrolados por mais 1. Pelo menos, a partir da decisão do juiz Marcos Josegrei, o indireto passou a informar aos importadores, que o problema é 'apenas' de corrupção. E eles estão entendendo, só que acham que falta uma operação Lava- Carne.

PS- O marqueteiro Duda Mendonça, esteve envolvidissino no mensalão.Mas surpreendentemente, protegido e privilegiado por nada menos do que Joaquim Barbosa, conseguiu autor.ização para ir receber o deposito de um cliente em Portugal.

PS2- Não precisou revelar quem fizera o deposito em seu nome. Nem o total, eram 10 milhões, nada desprezivel.  Voltou e se apresentou a Joaquim Barbosa.

PS3- Sem qualquer explicação, o relator do mensalão inocentou-o e ainda fez um acordo com ele. Como tinha e tem uma agencia de publicidade, continuaria trabalhando, mas fora da política.

PS4- Cumpriu o compromisso por 8 anos. Mas a sedução era mais forte, voltou a ser marqueteiro. Dirigiu a campanha de Pimenta da Veiga a governador de Minas, com caixa 2. Todas são. Agora foi descoberto, Barbosa não existe mais

PS5 - A Associação Nacional e internacional de Imprensa – ANI, realizará entre os dias 05 de abril e 10 de maio de 2017, na Galeria da Livraria Cultura, na cidade do Rio de Janeiro, I MOSTRA NACIONAL – ANI DE FOTOGRAFIAS SOBRE DIREITOS HUMANOS, A Mostra tem como tema “A Defesa Permanente dos Direitos Humanos”. Ao longo do período serão apresentadas 120 obras (P/B) alusivas ao tema de autoria de fotógrafos profissionais e amadores especialmente convidados.
PS6 - O presidente da ANI, jornalista Roberto Monteiro Pinho destacou o compromisso da associação com os elevados valores DEMOCRÁTICOS E DA LIVRE EXPRESSÃO como forma de assegurar, e endossar os interesses da comunicação e da sociedade na garantia da cidadania. As obras expostas são legendadas com o artigo 5° da Constituição Brasileira. O dirigente destacou que “esses direitos são violados a cada momento, não só no Brasil que é uma das nações que lidera o ranking da violência, mas também em países com área de conflito e de segregação racial. Nos últimos 15 anos, os EUA tem sido o autor intelectual e material de intervenções militares em diversos países do mundo, todas com o modus operandi baseado nas mais graves violações dos direitos humanos.
PS7 -  “Os governo ditatoriais, fazem com que a desigualdade social seja o principal fator para que isso aconteça” Monteiro cita o Haiti, e o EUA como constante e permanentes violadores desses direitos. “Em 2014 o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) questionou os Estados Unidos por causa da violação de direitos dentro e fora de seu território. Uma notícia publicada no site Political Blind Spot, portal de notícias especializado em destacar as reportagens que não aparecem na grande mídia estadunidense, revela que na maior nação capitalista do planeta 80% da população, ou seja: 49,7 milhões vivem próximos a pobreza ou abaixo da linha da miséria”, concluiu. A Livraria Cultura fica na Rua Senador Dantas, 45 – Centro. Data: De 05 de Abril a 10 de Maio de 2017 - Dás 09h às 20h (Segunda a Sábado).


Nenhum comentário:

Postar um comentário