Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 22 de março de 2017

Romero Jucá, o porta-voz da politicalha

HELIO FERNANDES

Enquanto os Três Poderes agonizam, desarmônicos e hostis entre si, um dos personagens mais comprometidos e desmoralizados, aparece em publico, e proclama estarrecedoramente: "Se exterminar a política, o país vai para uma aventura".

Ha dezenas de anos não se faz política no Brasil, e sim a mais vil, deprimente, degradante e corrupta politicalha. E o mais comprometido de todos, que contamina tudo  ao seu redor,tem a audácia de ligar o sinal de alerta.Lá do distante estado de Roraima, foi tudo, ininterruptamente.

 Se tivesse nascido num estado grande e poderoso, (São Paulo, Rio, Minas) já teria sido presidente da Republica. Serviu a todos os governos e presidentes. Ministro da Previdência nomeado insensatamente por Lula, foi demitido antes de completar 4 meses,os deslizes eram maiores do que a paciência do próprio presidente .Mas inexplicável e incompreensivelmente , foi feito líder do mesmo Lula  no Senado Passava a ocupar a liderança que exercera no governo FHC

A LIDERANÇA COMO HERANÇA

Lula passou o cargo a Dilma, mas Romero Jucá, inatingível, continuou. No rumoroso e tormentoso processo de  impeachment, pela primeira vez abandonou a liderança, vestiu-se de almirante, comandou o que ele mesmo identificou como "desembarque do PMDB do governo Dilma". Vitoriosa a travessia com Temer empossado sem voto, sem povo, sem urna, Jucá é nomeado  estrepitosamente e com todos os poderes, Ministro do Planejamento.

Tido e havido como o  segundo político com mais transito e intimidade com temer(o primeiro natural e  permanentemente,Eduardo Cunha) Jucá foi nomeado Ministro do Planejamento. Durou pouco mais de  uma semana,demitido e como de praxe, transferido para a liderança no Senado.

ENVOLVIDO COM A LAVA - JATO, PEDE TODO CUIDADO COM O PAÍS
   
Não ataca de frente a investigação de Curitiba, mas afirma textualmente: "No final dessa operação, a política estará melhor. "E logo acrescenta: "Mas não podemos correr o risco de chegar a 2018, vulnerável a qualquer tipo de loucura". Sempre prudente, previdente e cauteloso, é um dos articuladores da famosa "lista fechada".

Diz que não é oportunismo, apenas manter a representatividade atual. Impedir que apareça algum aventureiro. Falou por mais de duas horas, quase pagina inteira. Jornalisticamente, um achado. Politicamente, crime premeditado contra a sempre traída opinião publica

Seu mandato termina em 2018, está em plena campanha eleitoral. Sabe que num um não será punido, e voltará com um novo mandato de 8 anos. Tão certo disso, que já está conversando para ser presidente do senado em 2019. Diz a mesma coisa para um auditório de  senadores assustados: "Eu sou o único  capaz de absolver vocês todos.

Como tinha que terminar da forma como falou, e sabendo que lidera um  grupo enorme, não apenas no senado, mas também  na Câmara, fica um tempo silencioso, pensaram que havia encerrado. Mas volta com essa frase, que transcrevo textualmente.

"QUEM VAI JULGAR  ESSAS  PESSOAS È DEUS. EU SOU VITIMA DESSE PROCESSO"

Voto em lista fechada

A ministra Carmen Lucia fez a proposta: consulta popular para a reforma política. Tudo que tem apoio popular merece respeito. Mas essa questão que pretendem submeter ao povo, é muito complicada. Adotar o voto em lista fechada para favorecer todos os corruptos, é um risco muito grande. Os corruptos com mandatos e foro privilegiado, controlam os colégios eleitorais, se elegerão  sem trabalho, ficarão na cabeça das listas. Tem que ficar no mínimo como está. 

 Fusão Kroton  - Estácio

São as duas maiores empresas comerciais do setor de Educação. A fusão ainda não completada  tem o objetivo de afastar a concorrência. (O mesmo padrão desnecessário da fusão Sadia-Perdigão). A fusão no setor de educação,pode se transformar num escândalo colossal. 

 As verbas do FIES, estão indo em massa para a Kroton-Estácio. Os educandários que precisam e não são prioritariamente  comerciais, estão enfrentando tremendas dificuldades. O Cade, que controla o setor, começou a criar embaraços para a fusão, desistiu.

O Reino Unido contra o Brasil

Foi o mais exorbitante na questão da carne. Alem de imediatamente suspender todas as compras,  tomou medidas extras. Criou um serviço de controle rigoroso de fronteiras. Pessoas são impedidas de entrar com carne brasileira, mesmo que seja exclusivamente para consumo domiciliar.

Temer, ontem, não saiu da televisão

Diversas vezes e em varias televisões,sempre criticando a policia federal. Usou até a palavra ALARDE, para denominar o comportamento que tiveram. Exagerou, "eles criaram um embaraço econômico para o país". Como tudo era consequencia de  corrupção, o indireto queria o quê?

O Ministro da Agricultura demitiu 2 superintendentes importantes, alem de dezenas de funcionários comprometidos.

MOODYS

A agencia de riscos, está  sempre vigilante  em  relação ao Brasil. Comunicado de agora:" A operação carne fraca, vai trazer grandes problemas e prejuízos para muitas empresas". O obvio. ULULANTE, se quisermos lembrar de Nelson Rodrigues.

PS- Ontem á tarde, foram depositados 250 milhões de reais, nas contas do  do governo do Estado  do Rio.Hoje, quarta, 147 mil famílias de aposentados e pensionistas, receberão 1 mês atrasado.

PS2-Essa é uma parte  dos 350 milhões desviados pelo ex-governado. Faltam 100 milhões que não demoram a voltar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário