Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 10 de março de 2017

A Revolução Soviética foi em 1921 e não em 1917

HELIO FERNANDES

Estão festejando no mundo todo, principalmente no Brasil, com 4 anos de antecedência, a verdadeira Revolução Soviética. O que houve em 1917, foi o que se chamou de "paz em separado". A Rússia dos Romanoff, Alemanha e Inglaterra, chegaram á conclusão de que lutavam a guerra inútil e no lugar errado, resolveram acabar com isso.

A Rússia estava sendo desbaratada, numa batalha perdeu 700 mil homens. Precisava das, tropas para combater internamente, depois da estrondosa derrota para o Japão em 1905. Com a inesquecível "tomada" do Porto Arthur.

A Alemanha precisava reforçar Berlim, cada vez mais ameaçada pelos aliados. E a Inglaterra, já antevendo a vitoria, queria acabar logo com a guerra. Que duraria ainda mais 13 meses, até novembro de 1918.

Os três países estavam de acordo, faltava um líder. Trotsky estava em 
Moscou, mas não era encontrado. Lembraram de Lênin, que desde 1905 estava exilado na Suíça, consultando médicos a respeito de uma bala colada no coração, que o mataria, no poder, 7 anos depois. Consultado, aceitou. Imediatamente. Surgiu um problema: em plena guerra como ir da Suíça à Rússia?

 A Alemanha estava tão angustiada e desesperada, que fez a proposta: ela controlava a ferrovia Transiberiana. Numa linha privada e com toda segurança, Lenine chegou em 24 horas, resolveu tudo.

Aí os ainda russos, começaram a terrível guerra civil que durou 4 anos. Os Romanoff colocaram Kerenski numa suposta presidência, mas a confusão era total, poucos lutavam a favor, quase todos eram contra.

Finalmente, em fevereiro de 1921, surgiu a União das Republicas Socialistas Soviéticas. Lênin como Chefe Supremo da Revolução, com Trotsky ministro do Exterior e Comandante Supremo do Exercito Vermelho. 

No dia 22 de dezembro de 1923, sozinho, como os médicos previram, baixou a cabeça, morreu em segundos por causa da bala de 1905. A crise foi tão grande, que sua morte foi anunciada em 3 de janeiro de 1924, 12 dias depois. Por causa da luta Trotsky-Stalin.  Que só terminaria em 1940, com o assassinato de Trotsky.

Pauta do Supremo, ontem

Gastaram o dia inteiro, discutindo um recurso. Da empresa Indústria de Importação e Exportação de óleos contra a União. Qualquer um pode ver imediatamente que é uma duvida altamente constitucional. Não podia ser resolvido por um departamento ou ministério. Tinha que ir para a justiça e terminar no Supremo. Que Republica.

A falência do Estado do Rio

Um órgão altamente respeitado em pesquisas econômicas, financeiras, e administrativas, informou: "A crise desse estado, deve terminar não antes de 2027". Em Bangu, onde tudo se sabe no banho de sol, serginho cabralzinho filhinho disse para Eike Batista: "Para nós seria uma felicidade, mas podemos colocar mais 50 anos em cima desses 2027".

PS - A eleição presidencial da França sofre mais alteração do que as convicções do que o presidente Trump.

PS2- A candidata da extrema direita Marie Le Pen, começou como franca favorita. Passou a favorita, agora está em segundo lugar. Até 23 de abril pode nem ir para o segundo turno.


 PS3-Que aliás foi inventado em 1958 por De Gaulle,com o nome de Ballotage, e seguido por vários presidencialismos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário