Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 30 de março de 2017


A incógnita chamada TSE

HELIO FERNANDES

O fato de Gilmar Mendes ter marcado o julgamento da chapa vitoriosa em 2014, nada definitivo. Também convocou duas reuniões extraordinárias para o dia seguinte, fato estranho, não incisivo ou conclusivo. Tudo no presidente do TSE, não passa de presunção da verdade.

Apesar desse inesperado açodamento depois de 2 anos, de retardamento deliberado e premeditado, as manobras protelatórias, não podem ser escondidas dos mais atentos. Desde que assumiu a presidência do tribunal, em maio, Gilmar não escondeu qualquer constrangimento ao se exibir publicamente como favorável á absolvição de Michel Temer. Mesmo defendendo a tese, que não se sustenta, de que as campanhas são separadas.

GILMAR O MAIS PALACIANO

Foi dos mais assíduos interlocutores de Temer, sempre encontros isolados. Juiz e REU, não gostavam nem queriam companhia. Gilmar só tem um íntimo, o tambem Ministro Toffoli. A quem já aconselhou nos casos mais escabrosos do Supremo, quando os dois defenderam entusiasmadamente Renan Calheiros.

Temer deixava entrever para assessores, que as conversas com o presidente do TSE mostravam que dos lados do mais alto tribunal eleitoral, as coisas iam muito bem. Ficavam todos satisfeitos, lógico. Se Temer for condenado, serão imediatamente substituídos. E alguns cheios de processos e acusações.

OBSTACULOS AO JULGAMENTO IMEDIATO

São muitos os problemas para que a absolvição ou condenação da chapa, termine na próxima terça ou quarta. Todo e qualquer Ministro pode pedir vista, sem prazo para devolução. Gilmar insiste com 2 deles, não recebe recusa ou aceitação. Existe o receio de enfrentar a opinião publica, mais do que sabidamente, a favor da cassação. Mas esses movimentos de Gilmar, retiram a certeza do julgamento na data fixada por ele mesmo.

Outra prova de que não se pode confiar em Gilmar Mendes, aliás basta consultar o passado dele. Vejam este caso. O Ministro Henrique Neves, que termina o mandato no dia 16 de abril, é a favor da cassação. Conversou com o relator, Herman Benjamin, queria votar antecipadamente. O relator falou como presidente, perguntou o que ele achava.

Resposta estranha de Gilmar, em dois tempos, entre aspas. 1- "Não vejo nenhum inconveniente, você vota em primeiro lugar como relator, eu em ultimo como presidente, os outros se alternam, sem prioridade". Herman ficou satisfeito, mas precisava esperar o resto da fala.

Sem o menor constrangimento ou intranquilidade, Gilmar Mendes concluiu: "Mas o voto dele só vale se o julgamento terminar até o dia 16. No dia seguinte ele não é mais Ministro, não se pode contabilizar o voto de 1 ex-Ministro. O substituto é que votará".

Isso prova a temeridade de se acreditar que o julgamento começará na próxima terça e acabará na quarta. Se nenhum Ministro pedir vista (ninguém pedirá), começa mesmo na terça (começa mesmo?) o julgamento.

A defesa de Temer vai pedir tempo, como se fosse um jogo de basquete. Aí, elimina um voto contra. Parte para nova protelação, vem a semana santa, acaba o mandato do segundo voto contra, do ministro que tem que sair em maio.

Com a composição atual, a cassação se fortalece em 4 a 2. Dos 7 membros atuais, apenas 1 se mantém impenetrável e indevassável. Com a substituição dos dois ministros, os 4 a 2 pela CASSAÇÃO, se transformam em 4 a 2 pela ABSOLVIÇÃO. Gilmar confia em Temer, o presidente indireto acredita no presidente do TSE.

Se alguma coisa der errado Gilmar tentará o sonho de deixar o Supremo, e não pela aposentadoria. Sonho que o levou a se entrelaçar com deputados e senadores corruptos. E agredir desabrida e insensatamente o Procurador Geral.

Rodrigo Maia X Renan

O presidente da Câmara segue o ex-presidente do Senado, na tentativa de confronto com o Supremo. O Ministro Luiz Fux colocou no rumo constitucional, o projeto das "10 medidas contra a corrupção". Maia fingiu que não entendeu, mandou conferir as   assinaturas, e garante que o projeto tem que ser votado no Senado. Não é essa a determinação do Supremo.

Reino Unido deixa a UE

Ontem, definitivamente, a Primeira Ministra comunicou oficialmente: "Estamos deixando a União Européia. Esta é uma decisão histórica e sem volta". Exatamente isso. A UE tinha 27paises, agora tem apenas 26, mas perdeu muito em potencia. A decisão foi do povo, em voto popular.

 DESONERAÇÃO

Esses favorecimentos aos empresários, começaram com FHC. Foi uma recompensa pelo patrocínio da reeleição. O presidente indireto descobriu agora, que pode cortar 8 bilhões dos privilégios, sem prejuízo para o país.Mas  tem paixão por eles, que têm unicamente interesses pessoais.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Estava com apenas 6 membros.O mais corrupto de todos, Jonas Lopes, foi afastado da presidência, ia ser preso.Fez a proposta de delação,afirmou e foi publicado por vários jornais e televisões: "Se não for preso, faço delação, entrego 5 conselheiros".

Cumpriu o prometido, ontem foram presos 5 conselheiros. Agora o TCE tem apenas um conselheiro em atividade. Todo corrupto é condenável e execrável. Só não sei como deve ser denominado o ladrão que exerce a função de fiscal dos recursos públicos.

Jorge Picciani


Na mesma operação que prendeu quase todo o TCE, o presidente da Alerj foi levado em "condução coercitiva". O que ninguém entende: por que teve um tratamento diferente?  Foi visitar Sergio Cabral, vive em pânico, que  ele faça delação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário