Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 17 de abril de 2020



MANDETTA NÃO TEM  QUE PEDIR DEMISSÃO

HELIO FERNANDES

Ele cumpriu integralmente seu dever, função e obrigação, sem nenhuma falha, desde que tomou posse. Até o momento que o presidente percebeu que estava sendo superado pelo ministro e começou a hostilizá-lo, aberta e publicamente.

A grandeza do ministro nada a ver com demissão a pedido. O comportamento do presidente contrastando com a falta de compostura que tem pautado os atos e as ações de Bolsonaro, quando se trata do Ministério da Saúde.

Em 48 horas, três quebras  de ética, dignidade e credibilidade do senhor do Planalto.

1- Reunião do "gabinete da crise", (lógico, sobre o coronarovírus) com o ministro da  Saúde ausente. Motivo: Bolsonaro recomendou que "não fosse convidado e fizessem tudo para que não soubesse"

2- No dia seguinte, reunião ministerial, a presença de Mandetta, imprescindível para Bolsonaro. Que tratou o ministro da forma mais desprezível e sem qualquer consideração. 

3- No dia seguinte, de forma torpe e bolsonariana, foi demitido o secretario executivo do ministério. Não contavam com a reação de Mandetta. Não aceitou o ato deprimente, respondeu: "Entramos juntos, trabalhamos juntos, sairemos juntos". Depois da extrema dignidade, não pode pedir demissão. Será demitido.

PS- Em matéria de combate ao coronavírus, tem sido insensato e irresponsável, desprezando todas as recomendações da OMS.O presidente da Câmara, afirmou na TV:" Se Bolsonaro descumprir as recomendações da OMS, será RESPONSABILIZADO".

PS2- O que  estão esperando? Devia  ser RESPONSABILIZADO, quando sistematicamente, chama esse vírus q já matou mais de 2 milhões  pelo mundo, de "gripezinha".

PS3- Crime mais  grave. Foi fazer o teste para saber se estava "infectado", num médico particular. Até hoje ninguém viu o resultado. Dos 24 que estiveram com ele nos EUA, 23 foram infectados. Como examinar o seu teste,  se ele não mostra o exame?
 
BOLSONARO, DERROTA ATRAS DE DERROTA

Nem uma vitoria, por menor que seja. Convencido que o ministro da Saúde  não se humilharia diante da sua vontade espúria, mudou de tática e de estratégia. Principalmente em matéria de isolamento social.

Decidiu então tirar do Ministério da Saúde a exclusividade de determinar quem pode estabelecer o isolamento, incluindo governadores e prefeitos, que achava que controlava

O ministro  do STF, Alexandre de Moraes, percebeu a jogada, determinou:" governadores e prefeitos podem legislar sobre o assunto, mas o presidente da Republica, não pode interferir para modificar que eles decidiram".

Estava em contato com o Advogado Geral da União, que preparava recurso, acreditava que fosse em primeira ou segunda instancia.

Arrogante, prepotente, autoritário, Bolsonaro ordenou: " Entra com recurso no plenário, podemos ganhar de 10 a 1". Não deu tempo, o presidente do STF, convocou imediatamente a primeira reunião VIRTUAL do STF.

PS- Em uma hora e 40 minutos, Dias Toffoli comunicava a vitoria esmagadora da liminar Alexandre de Moraes.

PS2- A qualquer momento, o país pode ter um novo ministro da Saúde. Que traga pronto, decreto suspendendo o isolamento social.

PS3- Decisão que pode ser contrariada por ato de governador ou prefeito, garantidos pela maioria inabalável do STF.

MANDETTA FOI DEMITIDO NO PLANALTO FARDADO

No mesmo local, onde ha uma semana, aparentemente fora mantido no cargo. Para alguns, glorificado. Para este repórter, "com futuro pouco duradouro".

A conversa foi rápida, quando saíram, o presidente e o ministro, logicamente separados, deram entrevista. Mandetta saiu do Planalto sem ter certeza do nome do substituto. Todos falavam no oncologista Nelson Teich.

Estranha, curiosa e inexplicável a ligação de Bolsonaro com oncologistas. Antes de ser presidente, seu médico particular tinha essa especialidade. Agora, tem nova oportunidade e chama para o cargo outro oncologista, sem nada a ver nem de longe com o vírus que está aterrorizando o mundo. Pela manhã, escrevi aqui mesmo, fazendo um apelo ao Ministro Mandetta para não pedir demissão, que foi o que acabou acontecendo. 

PS- O País e o Ministério saíram perdendo. Pior ainda, se ele acabar com o isolamento social.

O FIM DO DIA DO MEDÍOCRE BOLSONARO

Apenas numa frase, pronunciada por ele: "Foi um divorcio consensual"
Como é que um personagem como esse chega a presidente?

O DISSABOR DA ECONOMIA

Caminhamos para recessão, PIB cada vez em queda mais elevada, crescimento só do desemprego. O FMI que previa queda em 4% já passou para 5%. O Banco Mundial que estava em menos 3,2 pulou para 4,3%.

Aqui dentro, cálculos oficiais de menos 5,5%. E não é muito.
Ontem, Bovespa o dia todo em queda, pequena, mas queda.

Abriu em menos 0,9 fechou em menos 1,29 em 77 mil e 800 pontos.
O dólar menos 0,14 em 5,23. 80 por cento das grandes Bolsas do mundo, em queda sugestiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário