Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 8 de abril de 2020



A PREVISÃO DO PIB 2020, TÃO
ASSUSTADORA QUANTO O VÍRUS

HELIO FERNANDES

Em fevereiro, o próprio Bolsonaro abriu  o debate: mais 2,6%. Excelente. 10 dias depois duas respostas de agencias de avaliação, totalmente destruidoras. Mais 1 por cento, ZERO por cento. A Moodys começou a  fase rigorosamente negativa, menos 1,4%

FMI como sempre catastrófica, apareceu com menos 3,2%. Outra  agencia de avaliação, fixou a queda em 4%, com aumento correspondente do desemprego, que já está altíssimo.

PS- O surpreendente: ninguém protesta ou reclama.

PS2- Agora, a versão oficial. O presidente do BC, admite, a queda do PIB 2020, pode chegar a 5,5 por cento. 

A SOLIDARIEDADE, MAIOR E MAIS COMOVENTE.

Vem de todos os lados, gente que nunca se viu, se falou, se encontrou, chorando junto, por uma vida recuperada. Anteontem, 30 ou 40 médicos e enfermeiros, comemoraram uma "alta" com tanta satisfação, que quase levaram o cliente até á rua. Foram ao limite.

E o cidadão salvo, quase sem poder falar com tanta emoção, conseguiu dizer: "A dedicação de vocês não tem preço"

A ACADEMIA, MILLOR, ESTE REPÓRTER

Sempre me perguntam a razão de nós dois não pertencermos á ABL. Convidados varias vezes, nunca nos interessamos, também jamais tratei do assunto. Vou escrever pela primeira vez, precisamente na ultima oportunidade e tentativa e talvez a mais importante de nos numerar entre os 40.

1976. Morreu Chateaubriand. Austregesilo de Athaide, (que presidiu a ABL por  34 anos seguidos) convidou pessoalmente 4 jornalistas, 3  trabalharam com ele na revista O Cruzeiro, desde o inicio. Millor, David Nasser, este repórter, e o Carlos Castelo Branco, que chegou quando a revista estava fechando.

(2  anos antes, o próprio Chateaubriand assassinou torpemente a maior revista brasileira, demitindo de forma ultrajante o Millor,que nem estava no Brasil. Ele fora passar 1 mês nos EUA, na casa de sua grande amiga Carmen Miranda).

Grande profissional, deixou 4 matérias para preencher seu espaço. Uma delas, magistral, intitulada,"A  verdadeira Historia do Paraíso". No mesmo dia, o Cardeal telefonou para Chateaubriand, pedindo para demitir o Millor. Foi atendido imediatamente.

Mais grave: o espaço do Millor foi usado de forma sórdida e continuada para ultrajá-lo.Entrou na Justiça, ganhou uma bela indenização. E no ano seguinte, integrava a equipe da Veja que os Civitas lançaram.

8 anos a vaga na ABL. O Millor disse logo, "não  vou usar aquele fardão ridículo". Eu gostava muito do Austragesilo, (só o chamava de doutor, apesar da intimidade) ele entendeu minha recusa.

Surgiu então o Castelinho.  Havia falado com o Millor, me disse: "Se você for candidato, deixo para depois". Diante da minha resposta, se inscreveu, teve 13 votos. Na próxima se elegeu. Continuei desinteressado.

A OMS VIBROU COM A DECISÃO DO BRASIL
FORTALECENDO O ISOLAMENTO

48 horas antes, (com exclusividade) revelei: "54 grandes  países seguem a orientação, conselhos, instruções".

E concluíram: "Brasil e México, agem por conta própria,combatem o isolamento, a medida mais eficiente contra o coronavírus ".

Agora, estão satisfeitissimos, mas não elogiam Bolsonaro, não têm a menor confiança nele. O Brasil também não.

NO MESMO DIA, ONTEM, BOLSONARO FEZ DUAS TENTATIVAS
QUE PUBLICAMENTE CHAMOU DE RECONCILIAÇÃO

As duas muito tarde.

1- Encontro reservado com Mandetta. Ninguém sabia que estavam brigados. E sim que o  governo deu mais poderes ao ministro, no combate ao  terrorismo do coronavírus.  Certamente conversarão sobre isso, um assunto já decidido.

Bem mais tarde, o presidente fará discurso oficial. Não tenho a menor ideia do que dirá. Saberemos todos ao mesmo tempo.

BOLSONARO E MANDETTA CONVERSARAM NO PLANALTO

Nada mais justo e compreensível, que o presidente e um de seus ministros conversem. Mas não um presidente enfraquecido. E um ministro fortalecido. Mais: um presidente que tem tudo a pedir. E um ministro que não tem nada a ceder. Mesmo que queira.
                                                                                                                                             MERCADO FINANCEIRO NO BRASIL E NO MUNDO

Volume baixo, quedas e altas, nada significativas, nas maiores e menores bolsas. A mesma coisa no Brasil. Ibovespa girou o dia todo entre 2 e 3 por cento, depois de tanta queda,essa alta não é nada. Fechamento em 78 mil e 800 pontos.

O dólar caiu 2,04, fechando em 5,12.

Um comentário:

  1. Hélio Fernandes,

    Na sua opinião, pela ordem descrescente, quem foram os 5 melhores presidentes que o Brasil já teve? (Podia escrever um artigo numerando e dizendo o porquê)

    A minha, de historiador econômico, é essa:
    1° Getúlio Vargas
    2° Lula
    3° João Goulart (pelo quen propunha)
    4° JK
    5° Geisel

    ResponderExcluir