Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O CORPORATIVISMO DO SUPREMO, O  FORO PRIVILEGIADO DO GILMAR

HELIO FERNANDES

Estou convencido, junto com o país inteiro, que os Três Poderes estão quase que igualmente desmoralizados. O Legislativo, ( principalmente a Câmara) pratica o suicídio, convencido de que prolonga a vida. De qualquer maneira, se escondem do povo, mas têm encontro com ele, dependem dele. Fogem da politicalha agora, ou serão trucidados pelo voto. A tentativa da permanência pela farsa e pela mistificação dessa reforma, não engana ninguém.

O Executivo se transformou em esconderijo de corruptos e aventureiros, tentando se salvar, mentindo despudoradamente. Vão se desmoralizando cada vez mais. Agem como quadrilha, se corrompem como quadrilha, despencam no despenhadeiro como quadrilha. Acreditam num  fim glorioso, dependem também do povo, que está em silencio. Mas totalmente preparado para liquidá-los. Em paz, se for possível. Sem ela, se for necessário.

Resta o mais importante, o judiciário, precisa ser ajudado, se conseguir se ajudar também. O que não está acontecendo. São milhares de membros no país inteiro, que têm que cumprir e atender a jurisprudência plasmada em Brasília. Do Supremo, com a participação dos outros 2 coletivos (mas infelizmente também corporativos) o STJ e o TSE. 

São milhares de magistrados, (que equivocadamente Rui Barbosa afirmou que era a palavra mais bonita da língua portuguesa, esqueceu da mais linda e adorada que é mãe) que no momento, seguem os exemplos deturpados de Brasília. E como surpreendentemente o Ministro Gilmar Mendes, de forma escondida ou ostensiva, interfere e domina tudo, vou publicar diária ou quase diariamente, o que acontece e a razão da influencia desse ministro sem toga.

Em episódios sucintos e sumários, mas definitivos e elucidativos. Sempre com o mesmo titulo desta matéria. Numerados, para não haver confusão. O judiciário merece, Gilmar desmerece.

TCE: O CORRUPTO JONAS, CHEIO DE MORDOMIAS E REGALIAS

Em março, foram presos 6 conselheiros. Inédito mas não surpreendente, ha muito se sabia que o TSE era uma fonte inesgotável de corrupção. Presos, denunciados, o TCE ficou apenas com1, por acaso a única mulher. Todos eram culpadissimos. Mas não acreditavam que o Jonas, que estava na presidência, fosse confessar logo e entregar todos os amigos de anos de convivência.

Fez logo a delação, contou toda a roubalheira. Mostrou que comandava a quadrilha do TCE, ha 17 anos, desde 2000. Recebia alta propina mensal que dividia com os outros, ficando com a maior parte, em 17 anos,  fortuna inimaginável.Usando a mesma palavra, também inimaginável o tratamento privilegiado que recebeu nesses 6 meses e continuará recebendo.

1-Não ficou nem um dia preso, os sócios perderam a liberdade por 10 ou 15 dias.
2-Espantoso: foi autorizado pelo relator (ex-presidente do STJ) a morar os 6 meses no exterior, recebendo integralmente os salários de mais de 30 mil reais.

3-O tempo terminou, voltou para o Brasil na quinta feira. E na sexta, entrou com pedido de aposentadoria, também com o mesmo salário que recebeu nos 6 meses.

4- Pelo acordo com o relator, está em prisão domiciliar, sem tornozeleira e sem saber o tempo. 

 5-Está estudando com um especialista, a forma de requerer o pagamento por ferias e folgas não aproveitadas. Muitos têm recebidos fortunas.Mas esse Jonas Lopes é um corrupto, criminoso financeiro espantoso, sem caráter, sem honra, sem escrúpulos.

Nessas bandalheiras inacreditáveis, apenas o que pode se constituir num tremendo dissabor. Será julgado pela Vara do Juiz Marcelo Bretas. Nessa Vara, preso ha muito, alguém que deve ter grande ligação com Jonas: o ex-governador serginho cabralzinho filhinho. Um governador. O outro, presidente do TCE. Até um ateu exclamaria: Nossa  Senhora.

OS ACORDOS GENEROSOS DOS BATISTA

Esse é da chamada leniência. È o que os empreiteiros da roubalheira, fazem com a União, para continuarem participando de concorrências, com o grande sócio que é o governo. Até agora, muitos conseguiram essa leniência, mas até agora ninguém pagou nada.

Sem protesto e até exibindo uma concordância satisfatória e alegre, os Batista assinaram um acordo, que só mesmo para não pagar. Divida de 12 BILHÕES, liquidada em 25 anos. Com juros e multas, esses 12 passam a 25, tudo bem calculado.

Assim, a conclusão fica facílima: 25 BILHÕES  em 25 anos, resulta em 1 BILHÃO por ano. Nas conversas  entre empresários, muitos falam: vocês estão malucos, começando o  ano com a divida de 1 BI? Eles riem. Nas conversas entre os irmãos, ninguém trata dessa "divida" ou coloca numa lista de pagamentos.

Parece que têm pontos sólidos. Houve rebelião interna para demitir o irmão Wesley da presidência do Conselho. Exigência violenta dos acionistas. Não demorou, veio a ordem de fora: "Ele fica no cargo". Ficou, mas de onde teria vindo a ordem?  Publicaram a rebelião contra Wesley. Mas jornais e TVs, ignoraram a ordem para ele ficar. 

KAKAY, MEIRELLES, MORGAN

O advogado famoso estava silencioso. Ontem voltou ao passado de falastrão. Textual: "Meu cliente André Esteves deve ser absolvido dentro de 1 mês". É o banqueiro que já foi considerado mágico financeiro, acabou preso. Mas advogado antecipando absolvição, e até com data, arriscado.

Ninguém acredita nesse inepto ministro da Fazenda. Mas ele não sai da televisão, que prefere aos jornais. Ainda agora, com a mesma cara feia de sempre: "O Brasil ultrapassou a pior recessão da historia". Mentira que parece o slogan, leve 2 e pague 1. Não foi a pior e nem foi ultrapassada. 

A Morgan Stanley, em todas as suas recomendações de compra no Brasil, tem colocado como prioridade, a Estácio. Estranho. A Estácio vem de um fracasso de 3 anos: apostou muito na fusão com a Kroton.

Dominariam o mercado. Agora, se refugiam em matéria paga

PS- Ironia cortante e contundente do Ministro Marco Aurélio, sobre Gilmar, o ministro sem toga: "Em relação a esse rapaz eu não falo".

PS2- A diplomacia sem diplomata e sem convicção: o Brasil aceitou como embaixador do Sri Lanka, um criminoso de guerra, que matou 40 mil pessoas. O Sri Lanka não tem importância, o Brasil já teve.

PS3- O ilusionista João Doria, que dentro de 7 meses largará a prefeitura de SP: "Aprendi com Alckmin e FHC, que candidatura parte do povo". Então ele não disputará nada.

PS4- O jornalista Roberto Monteiro Pinho, subeditor da coluna, e presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI, foi convidado por um importante puxador de legenda para concorrer para deputado estadual. Se aceitar, embora tenha confessado “já foi meu tempo”. Sendo, terá meu apreço e apoio, se fizer pelo estado do Rio, 10% do que ele faz na vida privada, será um excelente parlamentar. Vamos aguardar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário