Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

CIDADE EM ESTADO DE GUERRA

HELIO FERNANDES

A maior favela do Rio, onde moram centenas e centenas de milhares de pessoas, vive uma tragédia permanente. Tiveram um sopro de esperança com as UPPs. Logo desapareceu. Esperavam saneamento, serviços, tranquilidade, gastaram fortunas construindo teleféricos para turistas. Ficou pior do que antes.

Mas ninguém imaginava que o reforço militar agravasse tudo. Em vez de combaterem os bandidos traficantes, lutam entre si, militares, policia do Rio, secretario de segurança, governador, ministro da Defesa. 

A cidade encurralada, isolada, assustada, com transito estrangulado, assiste as autoridades travarem uma guerra de egos.  

FIM DA TARDE, INÍCIO DA NOITE

Noutros tempos, numa sexta feira de primavera como esta,metade da população se encaminhava para casa, e começava a gozar o fim de semana. A outra metade se preparava, começava a sair para se  divertir com as diversas e mais diferentes atrações. Com a mais absoluta segurança. Outros preferiam a noite aberta, fazer esporte, ir a um bar ou restaurante, na mais absoluta tranquilidade.

Hoje,  que diferença. Como tudo começou bem cedo, poucos saíram de casa. Os que ficaram e os que voltaram escondidos e assustados, sem saber de onde surgiria o ataque, e como recorrer a um inútil policiamento. O secretario de segurança Roberto Sá,o governador Pezão, o suplente de deputado Raul Jungman, transformado em falso Ministro da Defesa, continuavam inúteis e discordantes.

O mais corajoso e audacioso, e ao mesmo tempo ridículo, dizia na TV: "Vamos cercar a Rocinha para garantir a segurança". Era Ministro da Defesa. Cercar e garantir a segurança, só dos traficantes bandidos, que deveriam ser esquartejados e eliminados e não garantidos.

PS- Alem do mais, a Rocinha era um ponto de referência, importante, mas não único.

PS2- Vários morros estavam conflagrados e ameaçadores.

PS3- Nenhum deputado ou vereador apareceu. Alguns faziam a segurança dos traficantes. Outros se preparavam para justificação, com os próprios traficantes. 

MORO, BRETAS, SERGINHO CABRALZINHO, ADRIANA ANCELMO, DOIS MAGISTRADOS, DOIS CRIMINOSOS, DUAS SENTENÇAS

Nesse furacão de corrupção que assolou ou assaltou o Brasil, o caso do casal que governou o Estado do Rio, não saiu das manchetes. Pela importância do cargo dele, do escritório dela, o vulto da corrupção, a ambição dele por dinheiro vivo, a paixão dela por jóias raras e caras, tudo ajudou a repercussão. 

A prisão de cabralzinho, sem incidentes ou contradições. A da advogada, exatamente o contrário. Entrava e saía da prisão, parecia protegida por um ente superior, mais poderoso do que os magistrados. Surpreendentemente, os 2 enquadrados na Lava-Jato, só que os dois respondendo  ao juiz de Curitiba e simultaneamente no Rio.

A advogada, em Curitiba, foi ABSOLVIDA por Moro.O MP recorre para Porto Alegre, instancia superior aos processos de Curitiba, quer a condenação. Enquanto espera, no Rio foi condenada a 18 anos por Bretas. E ainda aguarda a decisão de Porto Alegre.

Serginho cabralzinho filhinho enfrentou outra realidade. Em Curitiba foi condenado por Moro, a 14 anos. Não gostou, pediu transferência para o Rio, é réu em 12 processos. Agora, Bretas assinou a primeira condenação, 45 anos de uma vez. Somando, 59 anos. Especialistas dizem que pode chegar a 150 anos.

O ex-medico Abdelmassih, está condenado a 181 anos, incluídos os 5 que esteve fugido depois de libertado por Gilmar Mendes. (A propósito: ontem, num julgamento no Supremo,Gilmar foi derrotado e ridicularizado, por 10 a 1).

PS- As sentenças, muito comentadas. Mas o que chamou a atenção geral: a imponência, a importância, a clareza, a relevância do texto das duas sentenças do juiz Marcelo Bretas.

PS2- Li as sentenças, só preciso de uma palavra, para identificá-las: MAGISTRAIS. Pena que tenha que ser no plural. Na língua portuguesa, o singular é mais bonito, mais lúcido, mais elucidativo.

A BAIXARIA DE GILMAR, REBAIXA O  SUPREMO

O extravagante juiz de SP, que transformou em lei a cura-gay, poderia ir mais longe e estarrecer ainda mais a comunidade. Criando a cura-corrupção e a cura-Gilmar Mendes. Com esta recolheria aplausos gerais. E se conseguisse sucesso, pela primeira vez serviria ao país. No suposto e praticamente garantido insucesso, retiraria da circulação para sempre, um personagem nefasto, arrogante, medíocre, farsante, que humilha o STF e o TSE. 

Não quero recordar, relembrar, recitar, (não no sentido poético, e sim da insistência ou de citar duas vezes) pretendo apenas examinar sua participação nos episódios dos últimos 5 dias. Começou na votação da segunda denuncia sobre Temer. Já se sabia que a denuncia seria enviada á Câmara, com o placar de 10 a 1. Até Alexandre de Moraes e Toffoli decidiram aprovar o envio, por que se expor numa derrota estrondosa.

Como eram duas questões a serem decididas juntas, utilizou pouco tempo, agredindo o ex-PGR, (que lógico, não estava presente ) passou logo para a segunda e mais relevante. A delação dos irmãos Batista, e o acordo feito com Rodrigo Janot. Considerou que aí Janot era mais vulnerável, utilizou 1 hora e 8 minutos,  agredindo-o agressiva,insensata, mentirosa e miseravelmente.

Não teve qualquer constrangimento de tentar atingi-lo PESSOAL e PROFISSIONALMENTE. Rotulou-o de alcoólatra, e usou uma linguagem mais apropriada para a sarjeta, do que para o recinto do mais alto tribunal do país. Os outros ministros, estarrecidos, mas em silêncio. Inclusive ou principalmente a presidente Carmen Lucia.

GILMAR DEVERIA SER INTERROMPIDO

Pelo tempo exagerado, e pela depredação verbal que provocava,não poderia continuar, mas não parou. A força de Gilmar no Supremo é impressionante. Já deveria ter sido no mínimo aposentado compulsoriamente, o que já aconteceu, não faz muito tempo, com a participação de alguns ministros que estão aí.

Inclusive Carmen Lucia, agora presidente, silenciosa, completando 1 ano na presidência, e jogando fora sua biografia ou ameaçando-a . Ha mais de 1 mês venho escrevendo sobre a farsa praticada por esse magistrado sem toga. Quase sempre vai beijar a testa de Carmen Lucia, antes de ir embora.   Não é demonstração de respeito e carinho, apenas exibicionismo. E reafirmação do prestigio, como é facilmente comprovavel.

Basta ver o numero de vezes em que é "sorteado" como relator de processos importantes. No mesmo dia em que a votação tinha que ser prorrogada, "por falta de tempo", inexplicavelmente, Gilmar era escolhido ("sorteado") como relator do HC dos irmãos Batista. Queriam ser libertados, tinham muita esperança em Gilmar.

Ele não teve coragem de mandá-los para prisão domiciliar, mas tratou-os como "cidadãos do bem", enquanto novamente jogava a culpa de tudo na atuação de Janot. Depois de insultar o ex-PGR, manteve os bandidos criminosos na prisão, alegando a PERICULOSIDADE  deles. Não demora, voltarão com outro HC.

PS- Como já escrevi fartamente, a recuperação do Supremo, passa obrigatoriamente pela reforma do velho e caduco regimento interno.

PS2-Antes ou depois, mas também obrigatoriamente, num Supremo decente e respeitado, não existe espaço para um ministro  que ha muito atingiu o fundo  do poço da indignidade, da falta de respeitabilidade e de credibilidade.

O INCOMPETENTE RAUL JUNGMAN 

Jamais poderia ou deveria ser Ministro da Defesa. Já haviam cometido o tremendo equívoco de nomear para o cargo, o comunista Aldo Rebello. Não durou 3 meses. Agora, esse suplente de deputado, sem credencial e sem personalidade, mal sabendo se expressar.

Estimulou o exibicionismo do secretario de segurança,(que não sai da TV) a imprevidência e contradição do Pezão, desagradou e irritou os militares, que não deveriam ter sido chamados, era tudo o que pretendiam.Mas fizeram diversas exigências.Todos erraram.

Localizaram o problema na Rocinha, mas é a cidade inteira que está conflagrada, é a população dos mais diversos bairros, norte, sul centro, apavorada e violentada. Incluindo a Rocinha, Maré e outras dezenas de favelas.

PS- Ontem no seu tom tatibitate, Raul Jungman foi para a TV, pelo  que se pôde entender, queria transmitir o seguinte: "Estamos com problemas enormes no Acre, a preocupação não é só com o Rio".

PS2- Inacreditável, incompreensível, irresponsável. Um ministro da Defesa que não percebeu a importância do Rio, e que o problema aqui não está apenas nos morros, desceu para a cidade inteira.

PS3- As consequencias serão terríveis e duradouras.Acreditei que Jungman já era ex-ministro. Continua no cargo e falará na tv,hoje ao meio dia. È o que informam oficialmente.

ANGELA MERKEL, VENCEDORA NAS OPÇÕES E NAS ELEIÇÕES

Nasceu em Hamburgo, quando existia uma Alemanha única. Criada a Alemanha Oriental, mocissima, foi para lá. Intimissima de Putin, fala um russo perfeito, ele domina totalmente o alemão. Em 1991, depois da queda do Muro, acabou a Soviética, mocissima, voltou para a "sua" Alemanha para fazer política aberta.

Em 2005, ninguém acreditava, disputou a primeira eleição, ei-la Primeira Ministra. Em 2008 enfrentou tremenda crise econômica e social, se reelegeu em 2009 e 2013. Admiradíssima.

Lá o mandato é de 4 anos, ininterruptos, já se preparava para o então distante 2017. Surgiu a aterrorizante crise dos refugiados, recebeu 800 mil deles. Repercussão altamente negativa para ela. As pesquisas e os políticos, consideravam que estava liquidada e acabada. Retomou o caminho, nas vésperas das eleições (gerais, também para o Parlamento), já estava na liderança.

Ontem, ás 3,20 da tarde aqui, 8,20 da noite lá, a apuração não acabara, fez o seguinte discurso: "Esperávamos mais, não importa, dá para formar o governo e resolver problemas". O partido da extrema direita, pela primeira vez elegia parlamentares. De acordo com o sistema vigente na Alemanha, dificulta mas não inutiliza ou atormenta  Angela Merkel.

(Trump acompanhou toda a votação e apuração, torcendo contra ela. Detesta lideranças maiores do que a dele).

PS- Às 23 horas na Alemanha, consolidada a quarta vitoria de Merkel, embora não haja resultado oficial. Ela e o partido comemoram com entusiasmo. Falam no "crescimento da economia" e no "parlamento desafiador mas construtivo".

PS2- Repercussão diferente, em vários países. Contradição no Reino Unido.

PS3- Irritação quase revolta na Turquia. Dominada por um "ditador eleito", quer entrar na UE. Grande obstáculo: Angela Merkel.







Nenhum comentário:

Postar um comentário