Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 12 de setembro de 2017

DIRCEU, DILMA E PALOCCI OS NOMES SANTIFICADOS DO PT QUE SE TRANSFORMARAM NO MAIOR DESASTRE PARA LULA. OS PETISTAS ESTÃO SEM UMA CANDIDATURA PARA SUBSTITUIR LULA NA EVENTUAL CONDENAÇÃO. OS GOVERNISTAS CONTAM DE SAÍDA COM ALCKMIN E DÓRIA. TUDO CAMINHA PARA UMA ELEIÇÃO ONDE NOMES NADA SIGNIFICAM PARA O ELEITOR. RESTA AGUARDAR. ENTRE ELEGER MENTIROSOS OU FARSANTES.

ROBERTO MONTEIRO PINHO

A provável inviabilização da candidatura de Lula em 2018 traz a tona os nomes que possam substituí-lo. Na opinião das lideranças do partido, o candidato teria que ter necessariamente uma base eleitoral sólida. E por essa razão o nome de Jaques Wagner circula livremente na casa petista.

As escolhas de Lula, não parecem estar dando certo. Dilma Rousseff, afundou o PT com sua insolência e carranca. Péssima articuladora, e sem carisma, ela acabou com o sonho de poder petista.

Agora surgem nomes. Há tempos o ex-ministro dos dois governo petista, Palocci foi um bom nome, para ele Lula e desavisados. No entanto estamos vendo o resultado.

Desde o “mensalão” com a quadrilha da base de sustentação dos governos Lula, com José Dirceu na articulação, a casa implodiu. Todos perguntam, afinal, onde estão os nomes santificados do PT?

O envio rápido da condenação de Lula à 2ª instância da Justiça federal, sinaliza a inviabilidade de sua propositura e tira boa parte do oxigênio necessário para ele continuar rodando o país. O clima de desânimo na coordenação da pré-campanha do ex-presidente é visível.

O desembargador, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, em outra ocasião, antes mesmo do processo chegar ao seu gabinete, anunciou que a sentença de Moro é irretocável. Lula condenado, não apresentará “ficha limpa”, antes da data máxima, ou seja, um ano antes das eleições de outubro de 2018. Conjugado a declaração e o tempo, a situação é dramática
Igualmente elevada é a probabilidade de que Lula tenha aprendido uma lição importante na escolha de Dilma como sua sucessora. O líder petista entendeu que o Brasil não é governado adequadamente quando conduzido por pessoa com pouca ou nenhuma experiência política.  
Hoje é voz corrente no PT que a gestão de Dilma foi desastrosa para Lula e o PT. Ambos se encontram na atual situação porque ela tomou decisões erradas na política e na economia, reclamam os militantes e dirigentes do partido.
Atento a remota possibilidade de uma substituição de Lula na chapa. O PT na Bahia já se arma. Lembrando que os baianos conferiram para Lula 67% de votos válidos no 1º turno e 78% no 2º Turno. Em inventado por Lula a desastrosa escolha em 2010, na Bahia Dilma teve 47% no 1º e 71% no 2º turno e em 2014 foram 61% e 70% respectivamente.
Na disputa se fosse hoje, se avalia que São Paulo asseguraria a maioria de votos para o PSDB, e a Bahia para o PT.
Enquanto o nordeste sorri para o PT com Lula. O Sul e o Sudeste são de supremacia para seu opositor, provavelmente o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB). Com Wagner, é provável que Minas Gerais, não correspondam a expectativa dos petistas. Conseqüentemente, entendo que Minas será o fiel da balança eleitoral para a presidência em 2018.
È bom lembrar que a insatisfação com a classe política e o desarranjo do PT de Lula, com a flagrante derrota em 99% das cidades nas eleições municipais de 2016, serão fortes ingredientes. E colocados no tabuleiro da próxima eleição, o horizonte e sombrio.
O vexame somado a corrupção também com atores do PT e até mesmo o próprio Lula, na Lava jato, descredencia sua aprovação eleitoral. A situação hoje é especulativa, mas estou trabalhando com dois nomes já conhecidos do eleitor.
Por sua vez com a condenação de Lula, avalio um PT submerso no oceano da rejeição, e bem alem do que se imagina. Arrisco dizer que na ordem o PT seria o quarto partido, talvez quinto em número de votos.
Mas avalio com todo esmero, que o eleitor a espreita do que acontecerá no curso das investigações da Lava jato e a condenação de políticos e seus comandados, deixará para o final do horizonte dessa eleição, (desde já conturbada, desacreditada e de total indisposição da sociedade com a classe política), a sua derradeira resposta.
ESTAREMOS ENTRE ELEGER MENTIROSOS OU FARSANTES...


Nenhum comentário:

Postar um comentário