Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ANÁLISE & POLÍTICA
    “Informação com Liberdade de Expressão”

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Lula a cada dia mais distante da candidatura em 2018

Oficialmente o PT diz que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "irreversível" e "irrevogável". Na realidade, o estado de ânimo dos petistas não é dos melhores. “Existe um prenúncio de que sua candidatura a presidência em 2018 não se concretize”, desabafa um fiel companheiro de Lula. A percepção de que a Justiça dificilmente permitirá que Lula concorra pela sexta vez à Presidência é cada vez maior é visível. Colaboradores próximos do ex-presidente chegaram a sugerir que, Lula dedique os próximos meses para elaborar um bom programa de governo e deixe para o ano que vem a definição sobre o candidato
Erro de Lula foi lançar Dilma
É unanimidade no partido de que escolha de Lula e indicação para que Dilma Rousseff fosse candidata presidência em 2010 e a teimosia da petista em disputar a reeleição em 2014, alem de aniquilar o PT, destruiu a possível candidatura de Lula em 2018. “Erramos na escolha da Dilma. O PT jamais poderia permitir que ela se lançasse a reeleição. Não tinha histórico eletivo. Era muito ‘verde’. Lula seria o candidato, mas algo aconteceu, ficou uma nebulosa, e até hoje, mesmos os mais íntimos não sabem explicar”, reclamou um petista fundador.
Temer enfrentará o exame de sua denúncia na Câmara
Na terça-feira (26), a partir das 11h30 começam as sessões que tem pauta trancada, após o recebimento da denúncia contra o presidente da República, Michel Temer. Ele é acusado pelos crimes de organização criminosa obstrução de Justiça.

No caso da denuncia contra Michel Temer, será decido pelos parlamentares da Câmara se a denúncia será dividida e analisada de forma separada. A explicação para este fato é que, além das denúncias contra o presidente, o Ministério Público apontou envolvimento de outros políticos que fazem parte da equipe de governo de Michel Temer, sendo eles: os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.

O mês de outubro será palco das discussões

Informação da Agência Câmara é de que o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ que a votação no plenário aconteça no início de outubro. O presidente Michel Temer tem até dez sessões para apresentar a defesa na CCJ. Enquanto apresenta a defesa, o presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), deverá definir o relator da proposição. Após apresentação da defesa, a CCJ tem até cinco sessões para elaborar e votar o parecer, que poderá ser pela aceitação ou pelo arquivamento da denúncia. Independentemente da decisão da Comissão, a decisão final sobre a abertura de investigação contra o presidente da República cabe ao plenário da Câmara.

Pesquisa CNT: Temer no fundo do poço. Lula na liderança entre eleitores

A 134ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 13 a 16 de setembro de 2017 e divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), mostra a avaliação dos índices de popularidade do governo e pessoal do presidente Michel Temer. Mede ainda a expectativa da população em relação ao emprego, à renda, à saúde, à educação e à segurança pública.

Esta edição aborda também alguns cenários para a eleição presidencial de 2018 e traz a opinião dos entrevistados sobre questões relativas à reforma política, Operação Lava Jato, hábitos de consumo de notícias no país. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

Governo Temer é considerado positivo por 3,5% dos brasileiros

Os resultados da 134ª Pesquisa CNT/MDA mostram aumento da percepção negativa sobre o governo Michel Temer, alcançando os índices mais baixos no histórico das pesquisas realizadas pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). 

A avaliação do governo do presidente Michel Temer é positiva para 3,4% dos entrevistados, contra 75,6% de avaliação negativa. Para 18,0%, a avaliação é regular e 3,0% não souberam opinar. A aprovação do desempenho pessoal do presidente atinge 10,1% contra 84,5% de desaprovação, além de 5,4% que não souberam opinar.

A presidência 37% de indecisos

Lula: 20,2%. Jair Bolsonaro: 10,9% . João Doria: 2,4%. Marina Silva: 1,5%. Geraldo Alckmin: 1,2%
Ciro Gomes: 1,2%. Álvaro Dias: 1,0%. Dilma Rousseff: 0,7%. Michel Temer: 0,4%. Aécio Neves: 0,3%
Outros: 2,0%. Branco/Nulo: 21,2%. Indecisos: 37,0%

A vez do falastrão Lindbergh Farias

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) conhecido pelos arroubos no plenário, e de poucos amigos na casa, está a um passo de perder seu mandato. Ele será investigado em um desdobramento da Operação Lava Jato. O inquérito contra o petista foi autorizado no dia 22 de setembro (sexta-feira) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello.

Contraditório

Em resposta damos o contraditório na coluna,  informando que o parlamentar está sendo investigado pelo crime de corrupção passiva, e o processo corre em segredo de Justiça, sendo assim não há mais informações sobre o caso. Em nota pessoal, o senador afirmou ter “absoluta certeza que este inquérito terá como destino o seu arquivamento”.

“Acabo de saber pela imprensa, sem maiores detalhes, que novo inquérito foi aberto contra mim. Infelizmente, não é a primeira vez que isto acontece. Tenho, no entanto, absoluta certeza que este inquérito terá como destino o seu arquivamento, assim como outros inquéritos já foram arquivados”, declarou.

As apurações serão conduzidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e Polícia Federal. No início do ano, uma conexão foi feita entre o caso de Lindbergh e outro inquérito que também investigava o petista por ter, supostamente, pedido R$ 2 milhões em propina para sua campanha ao Senado, em 2010.

Doria nega ser candidato a presidência em 2018

O prefeito de São Paulo João Doria negou mais uma vez sua candidatura à Presidência. O governador Geraldo Alckmin é no momento o nome cotado. Mas existe uma ala forte do OSDB que aposta no nome de Doria. Uma das lideranças declarou a coluna que “neste cenário onde, os novos nomes da política emergem, inclusive em eleições na Europa e EUA, devemos estará atentos as transformações sob pena de colocar tudo a perder”.

Lealdade...

As últimas pesquisas eleitorais mostram que o prefeito de São Paulo possui mais intenções de voto do que o governador na disputa presidencial. Apesar de afirmar que defende a realização de prévias para escolha do candidato, João Doria garantiu que não participará de um processo do tipo contra Alckmin – que é seu padrinho político.

Alemanha reelegeu Merkl ...

Na Alemanha de quase um milhão de refugiados e de voto não obrigatório, a chanceler Angela Merkl mais uma vez, se mantém no poder por quatro anos. Ela venceu as eleições de domingo (24). Ela, que faz parte da aliança conservadora formada pela União Democrata-Cristã (CDU), venceu o principal adversário nesta disputa, o candidato do Partido Social-Democrata (SPD), Martin Schulz.

Angela Merkel esperou a queda do Muro de Berlim, no final de 1989, para entrar na política - primeiro como porta-voz do último governo da RDA e, depois, como membro da conservadora União Democrática Cristã (CDU) de Helmut Koh


Nenhum comentário:

Postar um comentário