Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Euforia de Eduardo Cunha

HELIO FERNANDES

O ex-presidente da Câmara, ninguém consegue explicar ou impedir, consegue manter dialogo com correligionários. E tem dito e repetido: "Minha liberdade está cada vez mais perto". Sua desinformação é total e absoluta. No ultimo dia antes do recesso, entrou com pedido de liberdade no Supremo.

E acreditava que o pedido fosse julgado na Segunda Turma, onde proclamava quando estava solto: "Lá, tenho 2 votos, quase 3".

Acontece que a presidente Carmen Lucia, conhecendo a declaração, resolveu eliminá-la. Começava o recesso, podia decidir sozinha, (monocraticamente, como gostam de dizer) não quis. Então colocou o pedido em pauta para julgamento na quarta feira dia 8. E confirmou ontem.

Cunha não tem uma chance em um milhão de ser libertado. Deve perder por unanimidade. Digo isso porque sou otimista e acredito na humanidade. Mas ele pode ter 2 votos, nada surpreendentes, Ministros com nome e sobrenome, formalizando um placar de 8 a 2, pela sua permanência em Curitiba.

A derrota de Eduardo Cunha é importantíssima. Seus crimes políticos, morais, sua degradação pela corrupção, sua participação na "conspiração parlamentar", que levou o vice ao poder indireto, não devem servir de estimulo a ninguém. Principalmente agora que Eike Batista e Sergio Cabral, entrelaçados resolvem afrontar a comunidade.

EIKE, MAIS ARROGANTE DO QUE NUNCA

Ontem, assim que ele chegou de Nova Iorque, foram tantos os privilégios e as concessões, que anotei: parece mais um show do que a prisão de um criminoso corrupto mais do que evidente.

Embarcando para o Brasil, fez esta afirmação antes de entrar no avião: "O Ministério Publico está fazendo uma limpeza completa no Brasil". O país inteiro esperava que essa "limpeza" atingisse sua verdadeira proporção, com a punição de Eike Batista.

Mas as coisas caminham no sentido contrario. Alem de todas as vantagens que arrolei ontem (manteve o celular o tempo inteiro, o primeiro prisioneiro dessa fase que recebeu a regalia), o descumprimento do que foi colocado, como fator fundamental: a sua  permanência numa prisão comum para quem não tem curso superior.

Acompanhei ontem o que aconteceu com ele, desde que desceu do avião. Até que chegou no Presídio Ary Franco, ás 11,20. Iria dormir lá, como me disseram oficialmente. Só não contavam com a REPROVAÇÃO do próprio prisioneiro. Ficou revoltado (é a palavra), protestou: "Não posso ficar aqui de jeito algum". Eram exatamente 13 horas.

Providenciaram, em menos de 15 minutos, a cúpula da policia, que estava dividida, se reuniu e se uniu. E o que era "inegociável", a ida de Eike para Bangu, foi imediatamente concretizada. E se não houver protestos ou manifestações da comunidade, Eike irá depor na Policia Federal e no Ministério
Publico e voltará para Bangu.

 A LIBERDADE PODE VIR ANTES

È bem possível que não haja nem depoimento. Os advogados de Eike já estão com recurso redigido, contra a sua prisão. Como ele não tem foro privilegiado, o Supremo Tribunal está fora de cogitação. Podem escolher a preferência para julgamento ir para quem ou qual será o melhor juiz.

APLAUSOS PARA CARMEN LUCIA

A presidente colocou em pauta para amanhã, quarta feira: a continuação da decisão a respeito da sucessão presidencial. Pelo projeto, "réu não pode participar da linha sucessória presidencial".

O que atinge presidentes da Câmara e do Senado. Como a votação está 6 a 0 CONTRA a possibilidade, o mais negativo seria um placar de 8 a 2 ou 7 a 3.

Os Ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, perderam meses, exibiram um perfil disforme para defender Renan Calheiros e não obtiveram nada. Renan já não mais será presidente do Senado agora. Está fazendo acordos para voltar á presidência em 2019 ou 2021.

Mas precisará se reeleger, seu mandato termina em 2018. E jamais deixará de ser vulnerável á ilegalidade ou ilegitimidade, é mais forte do que ele.

PS- Já tem mais de 1 milhão de assinaturas, o protesto á ida de Trump á Inglaterra. È o apogeu da impopularidade. Apenas o começo, está completando 10 dias (Toffoli?) da posse.








Nenhum comentário:

Postar um comentário