Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Amanhã: posse de Trump, insegurança no mundo

HELIO FERNANDES

Nunca houve um presidente tão impopular. Não custa lembrar: sua campanha foi desastrosa, trágica, catastrófica. Desprezado, abandonado, humilhado pelo próprio partido republicano, foi assumindo compromissos e promessas, rigorosamente negativas e destrutivas. E que agora se constituem numa incógnita terrível e insolente.

Transforma-se em presidente na maior potencia do mundo, rompido praticamente com todos os países, Ainda não sendo presidente, provocou a China, rompendo antecipadamente, com um acordo mundial de 40 anos: os problemas internos da China, pertencem á própria China. Vitorioso, confraternizou logo com Taiwan, surpreendendo o mundo. Agora Taiwan quer participar da posse de Trump. A China protesta.

Não preservou nenhum país. Como nunca foi á Europa (o que é inacreditável), passou a agredir os países da UE. Antes da vitoria, e reafirmando agora, fixou os ataques contra a Alemanha, sob protesto geral. Textual: "A Alemanha usa os outros países para se projetar e se valorizar".

A ameaça de construir um muro, "separando México e EUA", deve ser o primeiro compromisso a ser cumprido. E depois de eleito, reafirma: "O México pagará as despesas da construção desse muro". Alguns "aliados" garantem que esse muro será simbólico, não sairá do papel.

Enquanto o mundo se reúne em Paris para fixar definitivamente a paz entre Israel-Palestina, Trump já decidiu: apóia totalmente o Primeiro Ministro de Israel que não admite que existam dois países. A ONU cometeu equivoco total, ao criar em 1948, o Estado de Israel, abandonando a Palestina. 

Agora, 68 anos depois, o mundo reconhece por unanimidade: paz, só com a criação dos dois países. Com a única exceção de Trump, que começa transferindo a embaixada americana, de Tel Aviv para Jerusalém. Ele não liga para a America do Sul, Central e do Norte. Despreza o Canadá. E sua posição em relação ao México, é vergonhosa e vexatória.

UM PRESIDENTE CONTRA TODOS E OS EUA

Ninguém imaginava que pudesse se eleger. Todas as pesquisas, feitas pelos mais diversos órgãos de comunicação americanos, anunciavam a derrota de Trump. 48 horas antes da eleição, o New York Times, anunciava na primeira pagina: "Hillary tem 99 por cento de possibilidade de vitoria". 

Jornais, sites, blogs, televisões,construíam a mesma analise, chegavam á conclusão igual. Trump se elegeu, por causa da "vitoria" em alguns estados. Pelo voto direto, da rua, teve menos 2 milhões e 500 mil votos. Isso não está na Constituição. Foi introduzido na eleição, depois do fim do partido Federalista (em 1829), com o fortalecimento dos ESTADUALISTAS.

Ninguém sabe como Trump governará a partir de amanhã. È o primeiro presidente a assumir sem se desfazer dos bens, internos e externos. Praticou a farsa, de transferir tudo para os filhos. E exagerou, indicando o genro para o cargo de principal conselheiro. O nepotismo ronda a Casa Branca.

AS FACÇÔES CRIMINOSAS, DOMINAM O EPETACULO

A partir do primeiro dia de 2017, com a destruidora rebelião da penitenciaria de Manaus, e com os outros choques mortais, assinalei aqui: "O medo geral,  
é que esses poderosos grupos, se transformem numa nova FARC". E ainda deixei bem claro:"Esses criminosos das facções do Brasil têm ligações conhecidas, com os criminosos da Colômbia".

Durante 40 anos, a Colômbia sofreu a guerra pela posse das bilionárias fortunas das drogas. Foi uma catástrofe, dominaram completamente o país. Centenas de milhares de assassinatos, seqüestros, roubos, enriquecimento, violência sem fim. A única diferença, é que as FARCS dominaram os campos ou selvas. Até agora não conseguiram fazer a paz. São vários os grupos violentos e invencíveis, o que pode se repetir no Brasil.

Desde a rebelião de Manaus, chamei a atenção para o poder de fogo dessas facções criminosas. E fui mais longe, assinalando: "Esses prisioneiros são bandidos e têm que ser tratados como bandidos. È um erro colossal, acreditar que podem ser RESSOCIALIZADOS".

Os crimes foram se multiplicando, alem das mortes, surgiram às fugas nas mais diversas penitenciarias. Com sucesso, apesar dos métodos diferentes. Em muitos estados, serraram as grades, fugiram tranquilamente. No Paraná usaram explosivos, dinamitaram muros, fugiram, não foram recuperados.
Ontem, mais uma vez, chamei a atenção para a impossibilidade dos governos estaduais e federais, reprimirem as rebeliões.

Tratava-se de vingança ou retaliação, praticadas em penitenciarias distantes umas das outras. O confronto mais calamitoso e perigoso, aconteceu e vem acontecendo numa penitenciaria de Natal, com menos de 3 mil prisioneiros. Não havia intervenção de nenhuma autoridade (?), não se matavam mais, porque só tinham paus e pedras, e algumas barras de ferro.

Escrevi então, anteontem: "OS CRIMINOSOS DECLARARAM GUERRA. E GUERRA È COM O EXERCITO". Fiquei satisfeito, no fim da tarde, surgia à comunicação oficial; "O Exercito vai participar da repressão". Noticia muito bem recebida pela população assustada. E com medo até de sair de casa.

A SATISFAÇÂO SÒ DUROU 24 HORAS

Ontem pela manhã, por volta das 10 horas, o Ministro da Defesa deu entrevista coletiva, DECEPÇAO geral. Tudo contraditório. Façamos analise da sua explanação, numericamente. 1- O Exercito disporá de um efetivo de mil participações. 2 - Não terão contato físico com os prisioneiros, mas manterão controle sobre as operações. 3- Farão APENAS VARREDURAS.

4- Se fixarão por enquanto em Natal, onde a violência é muito mais violenta. 5- Em Natal, existem menos de 3 mil prisioneiros. 6- Em Manaus, mais de 10 mil. 7-Contradição total e absoluta. 8- O presidente indireto, continua no propósito de construir mais penitenciarias. 9- Uma em cada estado, 5 federais. 10- Tudo isso inútil, gastarão fortunas e não conseguirão nada.

Esperemos que o Exercito tome conhecimento da gravidade do problema. De forma URGENTE.

Equivoco do Ministro da Defesa

Às 10 da manhã, deu entrevista, já comentei. Textual: "O Exercito não entrará na penitenciaria". Às 16, um batalhão penetrou em Acaçuz, transferiu 200 presos para outras penitenciarias. Não disse quais. Foram indicados pelos Defensores Públicos, que mapearam os 3 mil presidiários mais perigosos.

Como revelei ha dias, 600 foram considerados irrecuperáveis. 200 foram para outras prisões, 400 foram colocados sob vigilância. A partir daí, silencio e tranqüilidade. 2 mil e 400, que não foram julgados, são "provisórios" ou em regime semiaberto. Podem deixar Natal. Não precisam construir outra penitenciaria.

Um número pequeno de soldados passará a noite na penitenciaria. Não consegui confirmar, se a próxima intervenção acontecerá em Manaus. È a prioridade. Mas os que explodiram a prisão de Curitiba, também serão investigados, não ficarão impunes.

Liberdade, Liberdade

Juízes de Manaus, mandaram soltar 432 presos. Motivo: eram chamados de "provisórios", apesar de jamais terem sido julgados. Agora vão cuidar de mais de 2 mil prisioneiros, em regime semiaberto, deviam estar soltos, já em prisão domiciliar. Barbaridade.

Coloquei esse titulo para lembrar do espetáculo que o Millor e o Flavio Rangel montaram em 1965, contra a ditadura. No Teatro Opinião. Milhares de pessoas, mais da metade da policia. Maravilhoso. 

INFLAÇÃO E JUROS

Economistas do Bradesco e do Itaú, afirmaram ontem: "No fim de 2017, a Taxa Selic estará em 9,75". O presidente do Banco Central, garante: "Com a queda da inflação, mais fácil a queda dos juros". É exatamente o contrario, estão todos ADIVINHANDO.

PS- O Ministro da Justiça fica o dia todo, atrás do presidente indireto. Parece guarda-costas. Apesar da diferença de idade, os 2 foram secretários de segurança de SP. Mas de Carandiru, só um.


PS2- Depois de mais de 1 ano de ostracismo, o ex-presidente Trabuco, do Bradesco, apareceu em Davos. Mas ainda não resolveu a sonegação do banco, com a Receita Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário