Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 4 de maio de 2016

PASADENA, LAVA JATO, PETRO, BNDES E AS “PEDALADAS” A PARTE. DILMA ENTRA PARA A HISTÓRIA. MAS COM A MÁCULA DE PRESIDENTE QUE ANIQUILOU O SEU PRÓPRIO PARTIDO. EM SUMA: ACABOU COM O ACALENTADO SONHO DO PROJETO DE PODER PETISTA. DIA 12 DE MAIO DEIXA O ALVORADA E FICARÁ MARCADA COMO INÁBIL E TRAIDORA.
ROBERTO MONTEIRO PINHO
A presidente Dilma Rousseff está sendo apontada pela sociedade de ter desarranjado a economia do país. No meu entender não só desarranjou como também, promoveu a antítese na habilidade para lidar com as relações institucionais, entre os poderes, se revelando um desastre sem precedente. Isso aconteceu, ocorre neste momento e dificilmente ela, terá tempo para reverter.  Temer assume com promessas que não poderá cumprir. Quem “viver, verá”!
O desastre Dilma, foi desenhado pelo ex-presidente Lula da Silva, sua escolha foi desastrosa. Mas não podemos penalizá-lo, o fato é que a presidente não tinha experiência na vida legislativa, e por isso mesmo desconhece os meandros dessa relação intera corpus do Congresso.
O seu maior erro nas relações com o legislativo foi subestimar Eduardo Cunha. Ao hostilizá-lo e vice versa, a chama acesa se ampliou para uma fogueira, onde vários ingredientes, acabaram por destruir a estabilidade não apenas da presidente, mas também da nação.
A meu ver ambos são culpados da crise que o país atravessa. Ela por ser omissa e relutante “não sabia de nada”, um desculpa insana e ardilosa que não obteve respaldo nem da comunidade e sequer da justiça. Ele porque não soube escolher seus amigos mais próximos.
Por sua vez o deputado e presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mediu forças com a presidente, sobrepujando-a a ponto de derrotá-la em diversos episódios em que o governo tentou aprovar suas propostas.
Para se ter idéia da astúcia de Cunha, na quinta-feira (28) de abril, o presidente da Câmara, foi derrotado numa votação, e reagiu a derrota, arranjou para que o tema fosse votado de novo e, aí, finalmente saiu vitorioso. Os deputados votavam a criação da Comissão da Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.
Na primeira votação parlamentares do governo, com apoio de parte de oposição, conquistou maioria para adiar a votação. Mas Cunha anunciou outro resultado e foi questionado pelos deputados.
Na volta da sessão, vários partidos mudaram de posição e passaram a ser favoráveis à criação dessas comissões. Resultado: 220 parlamentares votaram a favor e 167 votaram contra.
Dilma e o PT (que ela nunca assimilou) contam os dias nos dedos a sua saída do governo. O Conselho Federal da OAB aposta que a tendência é encerrar, dentro de duas semanas, uma longa etapa da História brasileira que começou em 1º de janeiro de 2003, (2003/2010) quando Lula da Silva após quatro tentativas chegou a Presidência da República.
Em 12 de maio próximo terão se completado exatamente 13 anos, quatro meses e 11 dias de uma era, que se prenunciou alvissareira para o povo brasileiro. Neste dia, é provável que Dilma, deixe o Alvorada.
Muitos me perguntam você gosta do Lula? Não sou Lula, não sou ninguém, penso num projeto, num coletivo de poder, um anarquismo democrata que permite a participação popular, onde o chefe é o colegiado.
Confiar em pessoas, sem projeto, é como comprar um automóvel e não ter dinheiro para abastecê-lo. Dilma é pessoa, mas não assimila projeto. Não seguiu a cartilha petista. Foi apática as correntes que formavam a constelação do PT.
E as eleições de outubro deste ano? Teremos sem dúvida uma sinalização do futuro do país nos próximos 20 anos. O PT jamais conseguirá voltar ao ápice. Perderá praticamente a metade de seus municípios. Nas câmaras o desastre será ainda maior, estima-se estará reduzido em 60% do seu contingente de vereadores.
Pasadena, Lava Jato, Petro, BNDES e as “pedaladas” a parte. Dilma destruiu o PT, aniquilou o “sonho de poder petista”, e ainda desempregou boquinhas, e vai levar para o resto da vida, o estigma da presidente incompetente, traidora e desagregadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário