Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Hoje, em mais uma eleição sem povo, Temer passará de vice decorativo, a presidente improdutivo e não definitivo

HELIO FERNANDES

Vindo do "baixo clero" transportado e patrocinado por Eduardo Cunha, o deputado Waldir Maranhão não tem biografia, Mas pelo menos é um patriota estadual. Nasceu no Maranhão e seu sobrenome é também Maranhão. Cunha é dono de pomposa folha corrida, que apresenta como biografia. È um notório displicente em matéria de país. Nascendo no Brasil, os investimentos, todos ilegítimos e provenientes de corrupção, são guardados ou armazenados na Suíça. Não tem pátria financeira.

Renan Calheiros, ontem, assim que soube da decisão polemica do presidente interino da Câmara, conversou com amigos, se mostrava propenso a receber o próprio presidente da Câmara. Logo o telefone tocou, atendeu era o vice Michel Temer. 

Sem perder tempo foi direto: "Renan, você não pode nem admitir receber o ato desse idiota". (Textual) Já convencido, Renan perguntou: "O que eu faço?". Temer: "Ignora tudo o que vier da Câmara, ou seremos liquidados pelo tempo". Concordaram, Renan fixou uma "convicção", desligaram. Não demorou, o telefone tocou novamente, era a presidente Dilma, mandou dizer que estava a caminho do Senado. O que aconteceria realmente, 1 hora depois.

Jorge Viana, do PT, presidia a sessão, Renan assumiu, foi respondendo a questões de ordem, terminadas, falou: "Estou aqui com o relatório do presidente interino da Câmara, tenho que decidir o que fazer. Lamento ter que ignorar a decisão dele, que não existe". Palmas e protestos, pediu calma, estufou o peito, repetiu três vezes: "Não posso jogar fora a minha biografia, tenho que preservá-la". Risos discretos, aplausos não demorados.

A biografia de Renan, cansativa, exaustiva, negativa. Não para ele. O que seria derrota, transformava em vitoria. 1989, ajudou a eleger Collor, seu líder na Câmara. Quando os ventos mudaram, mudou também, abandonou o amigo presidente, praticamente deposto.

Trabalhou com tanta eficiência, que não demorou, já era Ministro da Justiça de FHC. Senador, presidente do Senado, surgiu 2007. Parecia liquidado, perdeu a presidência, manteve o mandato. Que renovou, voltando á presidência. Com 9 processos, alguns na Lava-Jato, não sai do palco principal, como agora. Que biografia. Tem que preservá-la.

Temer: "Minhas admirações, Juscelino e Theodore Roosevelt"

Sua biografia não é muito volumosa ou valiosa, precisa valorizá-la. Semana passada,
concedeu entrevista, citou os dois ex-presidentes, nada a ver com eles. Os dois foram presidentes pelo voto direto, o que Temer jamais será. Não os conheceu, nem seguiu suas historias. JK foi governador de Minas e depois Presidente da Republica. Acabou o mandato em 1960, lançou nova candidatura para 1965. Infelizmente, em 1965, já existia a didatura.

Theodore Roosevelt foi vice (o prazer de Temer) do Presidente McKinley, em 1900. Com 6 meses de mandato, o presidente foi assassinado, Theodore teve que assumir até 2004. Foi reeleito até 2008, aí não quis mais. Em 2012 voltou a querer. Como Democratas e Republicanos já tinham candidato, lançou um partido, o PP. Não ganhou, mas chegou em segundo, na frente dos Republicanos.

Foi um bom presidente para os americanos. Para a America do Sul e Central, péssimo. Foi o primeiro a chamar todos de "banana república".  A "admiração" de Temer por Theodore, certamente pelo fato dele ter sido vice. 

Vergonhoso, acintoso, criminoso

A Andrade Gutierrez, é a segunda maior empreiteira do país. Só perde para a Odebretch. Mas em matéria de roubalheira são iguais. Só que a Andrade Gutierrez publicou anuncio de pagina inteira, nos mais diversos jornais e televisões. Pagou 1 bilhão de reais de indenização e pediu desculpas. O titulo da matéria: "Manifesto por um Brasil melhor". Afrontoso e desafiador. Ontem, a Câmara iria votar um projeto de LENIENCIA, favorecendo essas empresas corruptas e corruptoras. Felizmente foi adiado.

Ontem na Câmara: contradição e mistificação

O ambiente, de ódio, raiva, violência, durou de manhã até á noite. Contra o presidente interino, Waldir Maranhão. Não satisfeitos com o fato dele ter renegado a decisão anterior, pressionavam por mais. Queriam a renuncia ao cargo de presidente interino. Ele resistia, mas era intimado e intimidado: ou renuncia ou será expulso do partido
 e cassado imediatamente.

Deram prazo a ele até ás 10 horas da manhã de hoje, quarta feira. Os deputados e os partidos mais intransigentes, são os que garantiram Eduardo Cunha,durante o tempo em que praticou o malabarismo da impunidade. Os membros do PP, gananciosos e avarentos aproveitadores da corrupção da Lava-Jato, exigem sua renuncia. 

Grupos ligados ao vice Temer dão todo apoio.Querem eleger um presidente comprometido com eles. Lamentam abertamente, que não possa ser Eduardo Cunha. Mas trabalham para que continue no palácio presidencial. Com todas as vantagens espantosas.

O presidente Renan, cassado mandato do senador Delcídio  

Podem considerar exagero, já que Delcídio teve 7 votos contra e nenhum a favor.  Mas é preciso examinar a força tremenda que o Presidente fez, para que a votação acontecesse ontem. Atropelou a tudo e todos, para cumprir o "acordo" mantido com o vice Temer. Este queria de todas as formas, que a votação do impeachment começasse hoje, quarta feira. 

Renan descobriu ou inventou, que  a cassação do senador teria que  ser decidida antes do impeachment. Ninguém protestou mas também ninguém estava interessado . Quando o mesmo Delcídio foi preso, em pleno exercício do mandato, o Senado examinou a questão, e decidiu: "Não  houve ilegitimidade ou violência do Supremo". O Senado foi prazerosamente liderado pelo brilhante líder do PSDB, Cassio Cunha Lima.  

PS- A votação do impeachment, começa hoje, quarta - feira, e termina amanhã, quinta. A sessão será aberta exatamente ás 9 da manhã. Já com 65 oradores inscritos.

PS2- Cada orador poderá falar durante 15 minutos, com microfones desligados automaticamente. Se 60 senadores usarem seu tempo, serão 900 minutos, o equivalente há 15 horas.

PS3-Haverá a leitura do voto do relator. Na Comissão levou 1 hora e 40 minutos. O Advogado Geral da União terá 30 minutos, Previsão "razoável": entre 17 e 18 horas. Terminaria por tanto por volta de 3 da madrugada de quinta feira.

PS4- Os lideres do impeachment, garantem: "Colocaremos 54 ou 56 senadores no plenário". Querem mostrar que acabará muito antes dos 180 dias constitucionais.  E que ganharão fácil.   

PS5- A coisa anda feia na Associação Brasileira de Imprensa - ABI. Na última eleição, realizada em abril, pouco mais de cem associados votaram. Menos da metade da última eleição ha dois anos. Comentários de fonte seríssima, dão conta de que a instituição não anda bem do "caixa". A oposição que briga na justiça para anular a eleição, revela que o edital de convocação não foi publicado em jornal de grande circulação, como determina o seu estatuto. 

PS6- Na Assembléia irregular, eivada de vícios, as contas da gestão sequer foram apresentadas. É com muita tristeza que este decano e o associado mais antigo da ABI, veja a nossa grandiosa de outrora, atirada no lixo da discórdia, e da incerteza. Barbosa Lima Sobrinho o grande mestre e um dos seus maiores presidentes, não merece tamanha ofensa.                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário