Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

FINALMENTE UMA NOTÍCIA PARA APLAUDIR 
COM ENTUSIASMO

HELIO FERNANDES

Depois de erros condenáveis e equívocos lamentáveis, o STF caminha no sentido da moralidade, da dignidade, da credibilidade. Não sei se o STF cumpre um roteiro de recuperação, mas examinando exclusiva e unicamente esse caso, faço uma pausa das criticas fundamentadas que tenho feito ao mais alto tribunal do país. (Pausa momentânea).

Por unanimidade, o  STF mandou libertar ou colocar em prisão domiciliar, mais de 32 mil mulheres pobres, que estavam em penitenciarias, no que chamam de prisão provisória.

Sem  processo.
Sem  crime.
Sem advogados.
Sem saber quando seriam julgadas.

O que chamou a atenção dos ministros do STF: uma presa grávida, (existem centenas nessa situação) teve o bebê na cela, sozinha, sem qualquer assistência. Ficou com ele na cela, dia e noite. O fato virou noticia, chegou ao STF que de forma fulminante investigou  e tomou providencias. Drásticas, como deveria ser sempre. Vou sumarizar esse caso, único, embora o STF tenha beneficiado mais de 32 mil mulheres oprimidas, injustiçadas, abandonadas.

Ela foi presa pelo "crime nefando" de estar com 39 gramas de maconha. Foi acusada de traficante e enviada á penitenciaria.  Como é que o agente conseguiu estabelecer a diferença entre traficante e usuário, com a posse de apenas 39 gramas de maconha?

O Supremo cumpriu integralmente seus poderes. E determinou imediatamente: mulheres com filhos menores de 12 anos, têm que ser processadas em prisão domiciliar. E com advogados.  

PS- O Supremo tem que fiscalizar esse prazo. Autoridades onde estão as penitenciarias, não são confiáveis.

PS2- Só para  lembrar. A  mulher de serginho cabralzinho filhinho, condenada a 26 anos, está em prisão domiciliar. E com grandes advogados

A  SITUAÇÃO INSUSTENTAVEL DE PALLOCI

Começou como prefeito da importante Ribeirão Preto. Praticou tanta irregularidade, que foi praticamente expulso da cidade. Quando Celso Daniel foi eleito prefeito, assumiu o compromisso de investigar e punir a corrupção, colossal.

Não teve tempo, foi assassinado, num crime cheio de digitais. dezenas de acusados, mas uma multidão de inocentes. È dos crimes mais rumorosos e comentados do país.Em 2002, eleito presidente, Lula surpreendeu o PT e o país, nomeando Palloci Ministro da Fazenda.O favorito era o economista Mercadante, que  se elegeu senador.

Palloci foi demitido por corrupção.

O tempo passou, ele era considerado no ostracismo e sem recuperação. Dona 
Dilma foi eleita presidentA, surpreendentemente, nomeou Palloci, chefe da Casa Civil. Com 7 meses foi demitido por corrupção.Logo depois estava preso, condenado, fazendo delação, tentando se salvar em cima do amigo Lula. Não adiantou.

Está com os bens bloqueados, a Lava - Jato espera recuperar 123 milhões. Bloquearam contas das filhas, consideram que aí deve haver o dobro. O problema: onde?

PS- O ex-ministro está na iminência da segunda condenação.

PS2- Quer fazer uma nova delação, "tenho ainda muita coisa a contar". Ninguém se interessa.

LEMBRANÇAS DE NELSON CARNEIRO

Rodrigo Maia fez muito bem em indicar Laura Carneiro, para relatar o projeto de intervenção na segurança do Rio e do Estado do Rio. Todos votariam a favor, na Câmara e no senado. Laura lembraria a importância do pai na vida publica do país.

Foi o grande campeão da luta para oficializar o divorcio. Perdeu 3 vezes, precisava dois terços dos votos.

Não conseguia embora sempre conseguisse maioria.

Em 1974, eleição (direta) para um senador por estado. O MDB elegeu 16, a Arena, apenas 6. Os generais se preocuparam com 1978, eleição de 2 senadores por estado.Se o fato se repetisse, o MDB teria maioria no senado.

O "presidente" Geisel chamou Golbery para resolverem a situação. Descobriram a formula de manter a maioria. Fizeram um Ato Institucional, criando o "senador biônico". Isto é, sem o voto direto. Com isso já saiam com 22 senadores.

PS- Quando oficializou esse Ato, Geisel resolveu se vingar da Igreja Católica, que combatia a ditadura, escondiam lutadores muito procurados.

PS2- Geisel então colocou no Ato, que emendas constitucionais seriam aprovadas com maioria simples.

PS3- Publicado o Ato, Nelson apresentou seu projeto, o divorcio aprovado facilmente.


PS4- Com isso o Brasil entrou na relação dos países social e familiarmente civilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário