Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 6 de julho de 2015

EXECUTIVO, LEGISLATIVO E A PRESIDENTE TODOS EM QUEDA LIVRE NAS PESQUISAS. O PAÍS NAVEGA EM ‘AGUAS TURVAS’. NEM IMPEACHMENT SALVARÁ A NAÇÃO. DESEMPREGO EM MASSA É CATÁSTROFE EMINENTE. LULA ESTÁ PIOR QUE ‘CACHORRO QUANDO CAI DO CAMINHÃO DE MUDANÇA’. O PT PERDEU A IDENTIDADE E SE DESMANCHA NA LAMA.
ROBERTO MONTEIRO PINHO
06.07.15
Os presidentes da Câmara Paulo Cunha e do Senado Renan Calheiros, não devem comemorar, a queda brusca da presidente Dilma Rousseff na pesquisa de opinião da CNI/Ibope e divulgada há pouco. O resultado mostra que o número de brasileiros que considera o Governo ótimo ou bom, despencou para 9% (em março era de 12%). Já o número de pessoas que avalia o mandato da petista como ruim ou péssimo subiu de 64% para 68%.
O executivo representado pela presidente, não está solitário neste mar de angústia, o Senado e a Câmara, segundo minha (confiável) fonte de Brasília, também deve apresentar ruidosa e temerosa queda. Eis a razão maior para que Renan e Cunha não se manifestem. Fica o recado: “Falar é prata, calar é ouro”.
Dois fatores levaram ao descrédito do executivo e legislativo. A inflação que voltou acelerada, desemprego e sucessão de erros da presidente no trato das relações exteriores e nas relações com os aliados e o PT. Já a Lava jato respinga no executivo desde FHC, Lula e Dilma, e ancora justamente no legislativo, onde deputados e senadores, inclusive Renan e Cunha figuram (até que se prove ao contrário) na vasta lista de suspeitos de envolvimento de corrupção.
Com esses fatores contribuindo com a queda na popularidade de Dilma. A resposta está na pesquisa. Quando questionados sobre quais notícias associam ao Governo, 20% citaram o caso de corrupção na Petrobras.
Outros 16% falaram das mudanças nas regras da aposentadoria, e 8% falaram das alterações no acesso ao seguro desemprego. O que era para ser imutável virou “saco de pancada” – e o trabalhador é o primeiro a pagara conta.
Até aqui, já temos o suficiente para reprovação, mas outro forte ingrediente assola a política brasileira, - a reforma partidária, feita ao “sabor” dos partidos e não do eleitor e o escândalo da Petro, com fortes indícios de participação da “esperança do povo”, o Partido dos Trabalhadores, arrastando a sua figura de proa, Lula, (mesmo não sabendo de nada) vem compulsoriamente mergulhado num “mar de lama”.
E para quem acha que acabou, espere, vem por ai à abertura da “caixa preta”, do BNDES, da Caixa Economia e do BB, e os números da corrupção são alarmantes. O reflexo disso tudo está na queda acentuada do índice de confiança no mercado brasileiro nas Bolsas do Exterior. A taxa de confiança caiu paralela à queda das ações da Petrobras, ou seja: em torno de 60%. É um número bastante temeroso. “O Brasil está à deriva, não tem comandante, não tem motor e não tem sequer um ‘sextante’ para navegar”. Com a palavra o FMI e o BIRD.
Para finalizar juízes e serventuários vetustos querem ganhar mais. Não produzem, não respeitam a comunidade e sequer os advogados que militam na justiça. E o preço da incompetência é o peso da sinuosa e maledicente morosidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário