Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 10 de julho de 2015


AÉCIO SÓ PENSA (?) NA PRESIDÊNCIA. A CHINA DITATORIAL TENTA SALVAR E BOLSA. AGORA AFINAL, COLHE O QUE PLANTOU.

HELIO FERNANDES
10.07.15

De uma certa maneira, a queda da Bolsa da China lembra o chamado "craque" de Wall Stret em 1929, atingindo o mundo inteiro. Nos EUA, a bolsa levou 4 anos e seis meses de alta constante e ininterrupta. Ninguém vendia, quem tinha dinheiro comprava mais.

Nesses 54 meses os lucros passaram de mil e quase 600 por cento. Na media 350 por cento ao ano, loucura completa, 30 por cento mensalmente.

O que aconteceu o que tinha que acontecer: alguém decidiu vender, como o mercado é de oferta e da procura, multidões foram atrás, os meios de comunicação eram precaríssimos, se restringem a um telefone, naturalmente estava sempre ocupado.

O resultado todos conhecem, até o Brasil foi atingido. Plantado, colhendo e exportando 94 por cento do café do Brasil, os "barões do café" de São Paulo, empobreceram, o mundo trocou de bebida, passou para outras mais baratas.

China, quarta-feira, anteontem, susto no mundo. Juros de 162 por cento em 11 meses. 16 por cento ao mês. Poderosos menos 20 dias, o valor de mercado de mais de 500 empresas negociadas em Xangai e na própria China, caiu 3 TRILHÕES de dólares, 10 TRILHÕES de reais.

A parte ditatorial da China, tomou providencias para salvar a parte capitalista. As maiores 500 empresas foram proibidas de vender ações, até que o governo mude a cor do sinal, de vermelho para verde.

E 1 TRILHÃO de reais, colocado á disposição para compra, mas essas compras só podem ser efetivadas, com aprovação do governo.

A Bolsa de Hong Kong subiu, ninguém, tinha duvida, não podia haver outra coisa. Mas nada substancial, os seis por cento da alta de ontem, longe da queda de 32 por cento da semana passada. Falta muito.

A Bovespa não operou ontem. Feriado em SP, por causa da chamada “Revolução Constitucionalista”, quinta-feira, o que acontecerá hoje, sexta?

Perdem tempo, desperdiçam oportunidades e não conseguem atingi-lo. Contraditoriamente só fazer,  promovê-lo e mantê-lo debaixo dos luminosos holofotes. Com todas as acusações, foi o maior amigo de Collor presidente, e o líder da campanha do impeachment contra ele.

Ministro da Justiça de FHJC, muito justamente pois é reconhecidamente extraordinário jurista, se elegeu senador, E como é um tremendo articulador e coordenador de sí mesmo, foi feito presidente do senado.

Não resistindo a voracidade, á falta de credibilidade e de dignidade, foi apanhado em flagrante. Novamente a palavra, coordenou, “sairei da presidência, mas continuarei senador”. Concordaram, poucos podiam condena-lo na vida pública.

Depois de intimissimo de Collor, mudou de lado. Passou a servir o personagem patrocinado pela Fundação Ford, que assim chegou a presidente. Cumpriu o combinado, grande jurista, Renan foi Ministro da Justiça.

Depois de todos os episódios que fundiram sua vida pública de particular, se julgou intocável. Só que na mesma semana (esta) em que tentou tirar o vice Temer da articulação política do governo. Foi atingido por decisão do Supremo.

Estava sendo investigado na Lava jato, agora passou a indiciado. Não poderia nem pode continuar presidente do Congresso, um dos Poderes da República.

Aécio Neves presidente.

Esta de tal maneira voltado para a presidência da Republica, que cometeu ato falho, confundindo a reeleição para presidente do PSDB, com a de presidente da Republica. Alertado pelo entrevistador da Radio Gaucha, não reconheceu o erro. (Quem conta o ridículo é o repórter Flavio llha de Porto Alegre).

Mas Aécio não fica por ai. Como a grande discussão é a hostilidade em vez de debate democrático, assume as posições mais contraditórias. Diz, por exemplo: "Estamos preparados para ocupar o Poder, sabemos governar".

Terminou a entrevista com mais duas afirmações surpreendentes. "O PSDB é um partido pronto para qualquer saída". E depois, "Foi patética a entrevista da presidente".

Jovem presidenciável antes de efetivar a candidatura, ainda encontrou tempo para ser presidente da Câmara, governador eleito de Minas, reeleito, senador em 2010, quando completava quatro anos desse mandato, finalmente arranjou espaço para se lançar ao Planalto. "UFA", (alivio para ele, nada a ver com o nome da cidade da Rússia onde a presidente Dilma se encontra com dirigentes dos Bricks).

Aécio perdeu 14 anos antes de perder a eleição para o Planalto. A primeira, pois é candidatíssimo e não esconde. Mas como mestre da hipocrisia, foi a uma reunião em homenagem ao governador Alckmin, e fez questão de saudá-lo “Tenho certeza que você ainda ALÇARA voos mais altos na política".

Ele já ALÇOU, senador. E em 2018, só tem medo de perder para Jose Serra, até mesmo pelo PMDB. Quanto a Aécio, precisa se preocupar com rumores que circulam até com fatos, em jornais, rádios e televisões.

PS- O egocentrismo e a paixão pelos holofotes quebram o silencio do Parreira. Na Copa do Mundo dos 7 a 1 contra: "Estamos com a mão na taça". Os jogadores fingiram que acreditaram, mas como vencer com Felipão e o Falastrão?

PS2- Agora, depois de mais de um ano calado, Parreira volta: "Não ha possibilidade do Brasil ficar fora das eliminatórias". Com esse sistema de ida e volta "todos contra todos", quatro vagas e mais uma na repescagem, realmente difícil. Mas com o futebol jogado, dirigido e administrado no Brasil, tudo é possível.

PS3- A CPI da Petrobras finalmente convocou um empreiteiro corrupto, como venho cobrando desde o inicio. E acertou, vai ouvir Marcelo Odebrecht, o mais poderoso.

PS4- Excelente repercussão na opinião publica. Mas existe muita curiosidade a respeito do que vão perguntar a ele. É encruzilhada da CPI.
 ................................................................................................................. ..........................

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário