Titular: Helio Fernandes

domingo, 1 de setembro de 2019

O ORÇAMENTO (obrigatório) DESILUSÃO, FRUSTRAÇÃO, PARALISAÇÃO, DESMOBILIZAÇÃO

HELIO FERNANDES

Desde que o orçamento, saído da cabeça e do espirito publico de Afonso Arinos de Mello Franco, ( deixou de ser simplesmente AUTORIZATIVO e passou a ser totalmente IMPOSITIVO) é o mais preocupante. È o mais baixo, o mais "amarrado", praticamente sem sobra alguma para investimento.

Gravíssimo e sem solução. De acordo com os números do projeto que chegou ao Congresso, faltará dinheiro até para as despesas do dia a dia. 94 por cento da arrecadação prevista, comprometidos com o funcionamento da maquina administrativa. E ninguém desconhece que a arrecadação planejada é sempre menor do que a receita real.

Conclusão, sem recurso sequer para desmobilização ou desvio dos recursos que não existem, resta o desespero e a contradição, mistificações sempre utilizadas pelo capitão presidente.

PS- Além do déficit e deficiências da falta de dinheiro, surgem os problemas provocados pela falta de competência.

PS2- O mais grave, complicado pela falta de convicção na Amazônia. Desmatamento e queimada.

PS3- Recusa toda e qualquer ajuda financeira internacional. Mas ansioso, fica esperando o telefonema de Ângela Merkel.

PS4- E movido pela imprudência e incompetência. Manda o filho quase embaixador, conversar com outro parlapatão, igual ao pai: Donald Trump.

ORÇAMENTO:ANTECIPANDO O DESASTRE DE 2020, PEDE SOCORRO PARA ESTE 2019

Imaginem. O orçamento deste 2019, não era deficitário e sem sobras como o próximo. Pois faltando ainda 4 meses para acabar, o Executivo recorre ao Legislativo, pedindo abertura de credito de 370 BI. De onde sairá esse dinheiro?

De acordo com a filosofia do presidente do BC, a solução ou a saída da situação difícil e complicada, é vender títulos em dólares das reservas, que estão em 400 BI.

O BC passou a ultima semana, vendendo dólares para manter a cotação. Segunda, terça, quarta, quinta, não saiu dos 4,17. Na sexta caiu um quase nada, fechou em 4,14.

A expectativa é o HOJE, quanto o BC jogará no mercado, comprometendo nossas reservas, construídas e consolidadas no governo Lula.

PS- È bom não esquecer: desde a ditadura Vargas, o Brasil tinha divida EXTERNA.

PS2- A partir da outra ditadura, ( dos generais torturadores ) passou a ser divida PUBLICA.

PS3- Por que a modificação ? Como divida EXTERNA, não podiam captar aqui dentro.

PS4- Como dívida PÚBLICA, passaram a financiar seus fracassos financeiros e administrativos, concorrendo no mercado, com outros tipos de investimento.

PS5- Loucura. Desperdício. Descontrole. Empobrecimento.

NO ESPREMIDO ORÇAMENTO DE 2020, TODOS OS CORTES ATINGIRAM O SALÁRIO MÍNIMO

Sempre foi mínimo mesmo. Apesar de ser a única fonte de renda de milhões de pessoas, nunca passaram da condição de desamparados, desprezados, abandonados, parias, miseráveis. Qualquer duvida, diminuíam o já diminuto salario.

"Justificativa" com mais aspas do que credibilidade. O que diziam publicamente:" São milhões e mais milhões, qualquer aumento destrói o orçamento". Assim esses milhões eram sacrificados, os preservados eram os poderosos, que tinham seus benefícios aumentados.

O relacionamento desses poderosos com os que controlavam a distribuição de favores, facilitava tudo. (Geralmente empresários que garantiam suas benesses e não permitiam cortes, sempre anunciados, jamais executados . E que será repetido agora com a reforma tributária. Em 1998, FHC decidiu ficar mais 4 anos, emplacando e implantando a primeira reeleição, tão combatida por Rui Barbosa. Quase1 BI em troca da desoneração como recompensa).

E do sacrifício para os trabalhadores. Agora abriram o jogo. O salario mínimo não receberá aumento ou reavaliação em 2020. Dos países que têm salario mínimo, (quase todos) o Brasileiro é o mais baixo ou o mais reles, desprezível.

Vou terminar com a comparação com o mais alto, dos EUA. O mínimo de lá, traduzido para o Real, equivale a 36 mil. MENSAL.

E sindicatos e patrões fecharam acordo. Dentro de 2 meses haverá aumento de 15 por cento, passará a 40 mil. Os trabalhadores brasileiros para receberem 40 mil, terão que trabalhar 40 meses. Isso se encontrarem emprego.

FLAMENGO x PALMEIRAS

ULTIMA NOTA

O Flamengo ganhou fácil, é muito melhor que o Palmeiras.

Felipão ainda apelou. Queria que 2 gols ilegítimos fossem legitimados.

Nos 7 a 1 históricos e inesquecíveis, precisava pedir que 6 gols fossem anulados. Ficaria 1 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário