Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Delação e leniência da o Odebrecht. Parlamentares em pânico

HELIO FERNANDES

Ha 9 meses,nas manchetes e bastidores, nessa profusão de fatos ligados á corrupção, a prioridade absoluta é sempre da maior empreiteira. A maior como distribuidora das mais colossais propinas. A maior como corrupta- corruptora. E conseqüentemente a mais assustadora, quando se convenceu, que só se salvaria contando minuciosamente, como se corrompeu e como corrompeu todo o mercado. Até se transformar na mais importante e poderosa empreiteira roubalheira do mundo.

Para começar a historia: no ultimo ano antes de aparecer a Lava-Jato, a Odebrecht faturou 132 BILHÕES. Apenas no Brasil e inteiramente "limpinhos". Mas ela já
havia espalhado seus tentáculos pelo mundo, pagava em diversas moedas, nada diminuía o faturamento de 132 BILHÕES. E depois de 1 ano e meio da Lava-Jato, fechou o ano, em junho de 2016, com faturamento de 126 BILHÕES, quase a mesma coisa.

E já havia crescido tanto em termos de corrupção, que só se soube mais tarde: criou o que se chamou internamente de "departamento de propina". E sofisticadamente e para não comprometer a empresa "mãe, todos os pagamentos eram feitos no exterior e em moedas nobres.

Preso em junho de 2015, Marcelo Odebrecht exibiu uma arrogância sem precedentes. Com muitos diretores de empreiteiras roubalheiras, indiciados, denunciados, e até condenados, se manteve altivo e altaneiro. Não parecia nem sentir a mudança de palacetes vários e vida altamente luxuosa, para uma cela mínima com desconforto total. E sem qualquer privacidade.

Bem ao contrario, aumentou o descaso e o desprezo pela nova situação. Criticou duramente os que fizeram delação, usando o jargão popular, identificando-os como "dedo duro". E acrescentou: "De mim não ouvirão acusação a ninguém, nem confissão sobre meu próprio comportamento. Condenado há 19 anos e 4 meses, não reclamou, parecia de ferro e inatingível.

DOIS FATOS QUE MUDARAM TUDO

1-Em novembro de 2015, Emilio Odebrecht, fundador e único dono da empresa, considerou, que chegara o momento de entrar no circuito. Acompanhava as coisas de longe, decidiu se aproximar. Fez contato com a equipe da lava-Jato, surpresa total: "Vou comandar todo o processo de recuperação, e isso com a CONFISSÃO de tudo o que foi feito de errado".

Resumiu o que a empresa poderia CONFESSAR satisfação geral de Promotores e Procuradores. Pediu para ter algumas conversas reservadas com o filho, que se
mostrava intransigente. Concordaram claro, o pai convenceu o filho, que mudou inteiramente de convicção.
(Emilio e Marcelo fizeram exigências, que contarei no final da matéria de hoje. E continuarei cobrindo diariamente, até a delação leniência ser revelada ao publico, dentro de alguns meses, seguramente não em 2016).

2- Em fevereiro de 2016, o Supremo Tribunal Federal colocou em pauta e aprovou por 7 a 4, medida admirável, aplaudida pela comunidade. A partir desse julgamento, qualquer acusado ou réu condenado pela segunda vez, seria imediatamente preso. Embora com direito de continuar recorrendo. A decisão do Supremo explodiu em Curitiba, contei tudo com exclusividade.

As riquíssimas empreiteiras roubalheiras, montaram esquema financeiro soberbo, o Supremo sofreu espantosa pressão de todos os lados. Tudo comandado por altas personalidades, representadas por advogados famosos e caros. Novo julgamento, o supremo manteve a decisão anterior. As revelações de pai e filho, mudaram tudo. 

Aceleraram as CONFISSÕES, mas também as reivindicações. Marcelo, pessoalmente: condenado há 19 anos e 4 meses, foi tão contundente nas revelações, que logo passou para 12 anos. Não demorou muito a pena foi reduzida para 6 anos. Que serão divididos. Já está preso há 1 ano e meio, deve continuar na prisão até completar 2 anos. Ficarão faltando 4, que cumprirá com varias denominações. nenhum tempo longe de casa.

EMILIO ODEBRECHT, O GRANDE VITORIOSO

 No capitulo das indenizações financeiras, que foi chamado de a maior de todos os tempos, a Odebrecht, fez o que antigamente se identificava como "negocio da China". Olhando os números, descuidadamente parece que a empresa foi penalizada duramente: vai devolver 6 Bilhões e 800 milhões. Decodificando, a realidade é inteiramente diferente. Essa devolução será feita em 20 anos, sem juros ou correção.

Portanto, entre 50 e 60 milhões por ano, insignificante. Alem do mais, o Brasil só
receberá 70 por cento, o que reduz a DEVOLUÇÃO a um total de no máximo 40 milhões por ano. Estados Unidos e Suíça ficarão com esses 30 por cento. EXIGIRAM receber á vista, serão atendidos.

Também a leniência será excelente para a Odebrecht. Vai recuperar o mercado, pediu desculpas, e garante que a partir de agora, não repetirá a imoralidade e não usará da CORRUPÇÃO para ganhar licitações.

Se isso servir de base para expulsar da vida publica, pelo menos 150 deputados e senadores, a comunidade ficará satisfeita.

A emoção da maior tragédia esportiva jornalística.
Temer e o medo das vaias

Nunca vi tanta gente chorando ao mesmo tempo. E como não parou de chover, um instante que fosse, a impressão ou até certeza, é que os céus queriam chorar por toda a população. As 19 mil pessoas nas arquibancadas, não se moveram, é um dia muito triste, como repetiam todos. 

Os oradores, e foram dezenas, não discursavam, mostravam toda a emoção, sofriam, e não escondiam. Alguns mal podiam ler o que escreveram. Outros nem conseguiam improvisar, apesar de serem profissionais. Quando o bispo de Chapecó leu a mensagem do Papa Francisco, silencio impressionante. Quebrado apenas pelo choro dos que não podiam se conter. Realmente emocionante.

O "toque de silencio", um dos mais bonitos e sensíveis do mundo, nem tinha sentido, a emoção geral era manifestada das formas mais diversas, mas sem palavras.
Aplaudiam, se abraçavam,gritavam em coro sem regência. Pois era multidão dentro e fora do estádio, "força Chape". E essa despedida na Arena Condá, (até o nome é emocionante) vinha depois de uma semana de reverencia pelos países mais variados.  
Começando pela Colômbia, do Presidente da Republica a toda a população. Não podemos deixar de lembrar este fato singular e que se repetiu por vários dias e noites.

44 mil pessoas enchiam o estádio sem jogo, para se solidarizar com os mortos e parentes, que jamais haviam visto. Essa autenticidade será reconhecida, "somos todos colombianos".

Nos jogos que se realizavam nos muitos países, homenagens iguais. Alguns times colocavam a camisa da Chape por cima da sua. O obrigatório minuto de silencio, era vibrante, e muitos choravam mesmo. Não podia haver outra reação. Jogadores do Barcelona e Real Madri, adversários históricos, se enfrentaram no sábado, se abraçaram sem hostilidade .

Temer, rara discordância

O presidente indireto, depois de muita hesitação, resolveu ir a Chapecó. Mas deixou claro que ficaria no aeroporto. 4 jornais do Rio, São Paulo e Brasília juntaram na primeira pagina, o nome Temer, com a palavra vaia. E as televisões do país inteiro, fizeram o mesmo.

Insensível e insensato, mandou comunicar ás famílias e amigos, que iria recebê-los no aeroporto. Era uma ofensa, reagiram com protestos, ninguém foi. Alguém lhe disse, "não haverá vaia, principalmente neste momento". Mudou de ideia, foi á Arena Condá, ficou refugiado, longe da multidão. Temer só tem uma explicação: as pesquisas que recebe, registrando a alta vertiginosa da sua impopularidade.

Temer já foi presidente provisório, agora é indireto e PERICLITANTE. Essa a palavra que se aplica a ele. Ha 9 meses acompanho a tramitação pelo TSE, do pedido de cassação da chapa Dilma - Temer. Ele agora é presidente prisioneiro no país inteiro. E pelo que se fala, pela delação-leniência da Odebrecht, a denominação não seria mais simbólica.

PS- Renan quer votar amanhã, terça, o projeto contra a Lava-Jato e a favor da corrupção. Será na Comissão de Constituição e Justiça, em substituição á sua inacreditável tentativa de urgência.

PS2-Apesar de ser REU, sem constrangimento, conversa com senadores, para imediatamente haver a votação no plenário. A aprovação na CCJ é mais do que certa e garantida.

PS3- Ontem, no país todo, protestos, precisamente contra as manobras de Renan, Maia e a FAVOR da corrupção. As ruas, naturalmente, exaltando a Lava-Jato, e exigindo o fim do movimento de auto-impunidade, de deputados e senadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário