Titular: Helio Fernandes

sábado, 23 de maio de 2015


NINGUÉM QUER O HSBC DO BRASIL. OFICIAL: CORTADOS QUASE 70 BI.

HELIO FERNANDES
23.05.15

Há anos (dezenas) se discute e se exige a reforma política-partidária. Há anos (dezenas) essa reforma está engavetada na Câmara e no Senado. Parece contradição ou incompreesão. É apenas impossibilidade, pois a reforma é monopólio de deputados e senadores. Feita com dignidade, responsabilidade e espírito público, atingiria os privilégios e as mordomias desses mesmos parlamentares.

Quanto recebe mensal ou anualmente um deputado ou senador? Pelo menos umas três ou quatro vezes o limite constitucional, que é o que recebe um Ministro do Supremo.

Agora tratam de transformar o espaço da Câmara e do Senado num Super Shopping Center, com mais gabinetes, outros anexos. Eduardo Cunha, o planejador de tudo isso, pode dizer: “Na campanha para a presidência da Câmara, essa era uma exigência e um compromisso meu”. “E não sou homem de faltar com a palavra”.

É também uma ponte para Eduardo Cunha tentar aprovar a emenda prorrogando seu mandato. Se não prorrogar, será difícil conseguir seu objetivo em 18 meses.

A favor do contribuinte, existe a esperança da Lava-jato. Por enquanto está apenas sendo investigado. Pode ser que as coisas andem precisamente o espaço de um Shopping.
O mais competente e veemente protesto de rua, com liderança expressa, de junho de 2013, está completando dois anos. Diante do congresso, retumbaram: “Vocês não nos representam”. Infelizmente, houve a constatação, faltou a contestação.
HSBC.
O banco da Suíça, especializado em contas de clientes que sonegam impostos dos mais variados países foi enquadrado de forma irrefutável pelo grupo de jornalistas investigativos, que descobriu e revelou portentosas bandalheiras financeiras.

O HSBC tentou fugir da ligação com o banco da suíça, fingiu que explicava; “Não temos relação com esse banco estrangeiro”. Não convenceu ninguém, perguntavam: “Então por que usam o mesmo nome?”. Em grandes dificuldades, colocou o HSBC á venda, até agora não apareceu nenhum comprador.

PS- Ontem, bem ao fim do prazo, o governo anunciou o corte do orçamento, também chamado de ajuste fiscal. O esperado era de 70 bilhões, o anunciado 69,946 milhões O governo considera positivo e otimista o fato de ter cortado menos 54 milhões.

PS2- Quem fez o anúncio foi o Ministro do Planejamento, (supostamente substituto, como comentei quando Levy foi feito Ministro da Fazenda) que entrou antes das perguntas, falou 22 minutos.

PS3- Foi triunfante, usou 9 vezes a expressão, "macroeconômico”, disse textualmente, “ainda no segundo semestre retomaremos o crescimento”. Exagero evidente.

PS4- Dona Dilma, que ouvia a entrevista, gostou, disse isso a ele, quase que imediatamente Na verdade, é uma tentativa de recuperar agora, o que gastou indevidamente antes.

PS5- Nelson Barbosa afirmou, “47 por cento desses quase 70 BI, sairão do PAC e de emendas impositivas, o Minha Casa, Minha Vida, Será totalmente preservado”. Depois retificou, perderá 5 bilhões.
 .............................................................................................................................................. 
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

 Estimado Jornalista Hélio Fernandes,

A situação em que o PDT se encontra é triste. Está dominado pelo ´´ditador`` Carlos Lupi, que não sai do comando do partido. Ele faz a agremiação partidária apoiar o PT, em nível nacional, e o PMDB no Rio de Janeiro. 
Suas lideranças abandonaram completamente os princípios de seu fundador e líder, Leonel de Moura Brizola. Todos se curvam perante as benesses que os governos Federal e Estadual lhes oferecem. Recentemente foi aventada a possibilidade de Eduardo Paes se filiar ao partido, assim como ACM Neto, na Bahia. No estado do Amapá o PDT é aliado de Sarney.
Ano passado, numa entrevista, Cidinha Campos me surpreendeu ao dizer o seguinte: ´´Se Brizola tivesse acompanhado o governo de Sérgio Cabral, apoiaria.``
O Partido Democrático Trabalhista definitivamente foi para o atoleiro. Não há como resgatá-lo. 
Procede a informação de que, quando retornou do exílio, Brizola visitou a Tribuna da Imprensa? Nesse período ainda havia funcionários que trabalharam com Carlos Lacerda no Jornal? Se a resposta for positiva, qual foi a reação deles?  
Parabenizo o senhor por continuar escrevendo.
Tadeu Lopes - Rio de Janeiro - RJ.
...

Jornalista Hélio Fernandes. Não obstante pesquisas, não consegui
chegar a bom termo quanto ao tema questionado. Incorrerá ou não em
crime de falsidade ideológica  todo aquele postulante a cargo público
que, através de declarações e não através de documentos, se comprometa
a cumprir os mandamentos e as exigências legais inerentes ao cargo
pretendido ou afirmar, ocultando o que realmente seja ou pense a
respeito das mais variadas matérias de interesse do País como um todo
e que, uma vez empossado, desdiga por palavras e, principalmente, por
atos tudo o que anteriormente dissera ou se comprometera? Possíveis
desdobramentos, providências e punições aplicáveis ao caso.
Atenciosamente. Grato. Marcelo Gonzaga - Pirapora-MG.
...
Senhores,

Sou doutoranda em Linguística e estou tentando levantar textos ou fontes de consulta de jornalistas que escreveram na época da ditadura militar, tanto com nomes originais como com pseudônimos. Ao fazer uma busca pela internet, deparei-me com o nome de Hélio Fernandes que escreve para esse jornal. Ele escrevia naquela época e usava pseudônimo, o que atenderia ao perfil da minha pesquisa. Porém, não consigo acessar textos que ele tenha assinado com pseudônimos. Gostaria de que indicassem fontes para essa consulta. No aguardo, agradeço antecipadamente.

ZELI MIRANDA GUTIERREZ GONZALEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário