Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 22 de maio de 2015



HA 75 ANOS, "LADRÕES DE BICILCLETA" ERA O TITULO DE UM FILME GENIAL. LEVY 70, O CONFRONTO DOS PODERES.

HELIO FERNANDES
22.05.15

Angela Merkel, chanceler (Primeira Ministra) da Alemanha, tomou ontem medida corajosa e inesperada. Vetou a permanência (ou volta) da Rússia ao grupo dos oito países mais industrializados do mundo. A questão vinha e arrastando, não se esperava que tomasse decisão tão radical, mas rigorosamente justa.

No dia 9 de maio passado, quando Putin festejava a participação da União Soviética na Segunda Guerra Mundial, convidou todos os lideres da UE (União Europeia), nenhum aceitou. Isso no dia 8, só a Rússia comemorou no dia seguinte.

Aí, Angela Merkel foi á Rússia, surpreendendo os parceiros da UE. È bem verdade que quase não se olharam, não se falaram apesar dela falar russo correta e correntemente, e ele se expressar num alemão puríssimo.

Os dois começaram na Alemanha Oriental, apesar dela ter nascido em Hamburgo. Quando houve a reunificação, ela foi para a Alemanha ocidental, fez a carreira que a levou ao poder.

O veto de Merkel a Putin, tem como base o assalto dele á Ucrânia. Quem acompanha este repórter, lembra que critiquei duramente a invasão de Putin á Criméia e á própria Ucrânia. Merkel ontem, cumprimentadissima.

Ladrões de bicicleta.

Está ficando cada vez mais fácil morrer do que viver no Rio. (E não apenas no Rio, no Brasil todo. Ontem na capital da Paraíba, três pessoas foram feridas a faca, duas em estado grave.) Impossível sobreviver ou suportar esse governador Pezão, tentando justificar assaltos e mortes.

Textual dele: “INADMISSIVEL que um assalto e morte como esse aconteça na Lagoa Rodrigo de Freitas”. Esqueceu que é INADMISSIVEL que centenas de milhares de habitantes das favelas (entre 300 e 500 mil) não consigam tranquilidade, esteja sendo assassinados por traficantes, deliberadamente, ou por essas amaldiçoadas “balas perdidas”.

INADMISSIVEL que esses bandidos sejam abastecidos e reabastecidos de mercadoria (drogas) e de armas pesadas, com tantas UPPs, que deviam funcionar, o que parece que não acontece. Surpreendente e INADMISSIVEL: policiais de folga, são assassinados na porta de casa, como esses traficantes triplamente criminosos, têm essas informações que deveriam ser sigilosas?

Em relação á morte do cardiologista Jaime Gold, perda dolorosa, repercussão terrível. Ladrões que roubaram uma vida em troca de uma bicicleta. Vem então o INADMISSIVEL governador, irresponsavelmente: “vamos reforçar o policiamento da Lagoa”. E nem pensa na filha do assassinado, que escreveu sobre o episódio, com enorme sensibilidade que se transformou em saudade.

Os crimes, os assaltos, mortes, perdas de vida, na lagoa, nas favelas, no Parque do Flamengo, em todos os lugares. E o governador, “reforçando o policiamento”, dará por cumprida sua obrigação. Convencido de que apenas isso é ADMISSIVEL para enfrentar traficantes e ladrões de bicicleta.

(Em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, Roma, o extraordinário Vitório de Sicca, fazia um filme genial, intitulado, “Ladrões de bicicletas”. Começava a Era portentosa do cinema com uma “câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Lá criação portentosa, aqui o roteiro de atuação criminosa e INDAMISSIVEL).

Levy 70 BI.

O Ministro da Fazenda não suporta mais tanta indagação a respeito do limite para o ajuste: 70 BILHÕES. Mas a interrogação vai no ministro, passa pela internet, chega aos mais diversos locais. Como Levy não “tem tempo para explicar ou informar, fica a desinformação”.

Esse limite de 70 BI, atende a uma exigência da divida levada e elevada aos extremos pelo então presidente FHC. São muitos os “buracos” que precisam ser fechados com o chamado superávit primário. (No mundo inteiro existe déficit ou superávit. No Brasil, esse superávit é primário porque ninguém entende).

A dívida já passou de 2 TRILHÕES e 200 BILHÕES, com esse juro inacreditável, a amortização tem que ser mais ou menos de 200 BI. A “economia” para essa amortização está distante do necessário.

Os credores não reclamam. Se receberem metade haja ficam satisfeitos, a outra metade jogam em cima do total, cada vez mais alto, exigindo remuneração mais impagável. Se o juro do Brasil fosse igual ao do Japão, 0,10. Ou seja, "um décimo de um por cento", nenhum lamento, a dívida seria sinônimo de investimento.

E o cidadão-contribuinte-eleitor que fique satisfeito se não houver mais aumento de impostos. O segundo Joaquim chama tudo de "ajuste fiscal", longe do que ele mesmo imagina. E ainda tendo que participar da guerra entre Executivo e Legislativo, perdão, Cunha e Renan contra Dilma.

PS- Felipão, continua o mesmo de antes ou depois do 7 a 1, ninguém esquecerá, podem se passar dezenas de anos. Era técnico do Palmeiras, ganhava 800 mil reais por mês. O clube se encaminhava para o descenso, abandonou-o.

PS2- Ainda no clube, foi convidado para comandar (?) a seleção, 1 milhão por mês, fora os bônus. Aceitou correndo, afirmou: “Estamos com as duas mãos na taça”.

PS3- Acreditava mesmo, seus auxiliares exibiam uma parreira vistosa, que os levaria á consagração. Todos sabem o que aconteceu com a seleção. O Grêmio, mostrando uma autoestima totalmente negativa, contratou-o dez dias depois do fracasso da Copa.

PS4- Agora, sem vitórias e sem mercado, saiu do clube gaúcho, repete: "Sou rico, feliz, não gostam de mim por causa disso". Espera proposta da China ou do Qatar, no Brasil, para contratá-lo, só alguém viciado em loteria ou jogo de azar.
..............................................................................................................................................

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário