Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

ONTEM 29, TERÇA O PRIMEIRO DEBATE NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DOS EUA.

HELIO FERNANDES

FOI IMPERDÍVEL PENA QUE ACONTECEU TÃO TARDE.

PELA MARCAÇÃO DO TRIBUNAL ELEITORAL E PELO FUSO HORÁRIO.

QUEM CONSEGUIR CHEGAR, ESTARÁ ASSISTINDO UMA BATALHA CAMPAL, ENTRE INIMIGOS E NÃO ENTRE ADVERSÁRIOS.

PS- E SEM PREVISÃO DE VITÓRIA.

PS2- OS ÚLTIMOS 4 ANOS DE VIDA PÚBLICA DE TRUMP.

PS3- OS SUPOSTOS, POSSÍVEIS, PROVÁVEIS, IMAGINÁRIOS, PRIMEIROS 4 DE BIDEN.

DINHEIRO APROPRIADO

USAR O DINHEIRO TRANSITÓRIO QUE NÃO LHE PERTENCE PARA OBRAS.

ESSES RECURSOS FICAM APENAS MOMENTANEAMENTE SOB  A GUARDA  NÃO PODEM SER UTILIZADOS PELOS GOVERNOS NO PASSADO.

DOIS  DELES, SE APROPRIARAM  INDEBITAMENTE, TIVERAM PROBLEMAS.

BOLSONARO IA FAZER A MESMA COISA, DESISTIU.

NÃO VAI USAR OS PRECATÓRIOS, FOI ELE MESMO QUE INFORMOU.

HISTÓRIA DE PRISÕES E LIBERTAÇÕES, JULGAMENTOS NO SUPREMO, NÃO HÁ MAIS SIGILO, CONFIDÊNCIAS, TUDO É PÚBLICO

HELIO FERNANDES  

REPRISE:

Em 1963, fui preso e levado para a Barão de Mesquita, ainda não havia o Doi-Codi. Só em 1968, 5 anos depois seria criado, comandado, tornado símbolo da crueldade e da tortura, tendo como maior autoridade, o general Orlando Geisel. Como a comissão da Verdade está provando e desvendando, esses generais não torturavam pessoalmente tinham subalternos que “cumpriam ordens”. Iam assassinando, sendo promovidos, passados para a reserva, vinham outros.

Essa comissão da Verdade só foi criada e instalada com mais de 30 anos de atraso, todos os generais de 3 ou 4 estrelas, responsabilíssimos, já haviam morrido. Na Argentina e no Chile, os mandantes e não os coadjuvantes, morreram na cadeia, numa cela, sem o menor conforto, embora não tenham sofrido tortura física. 

O primarismo do SNI 

Criado junto com o golpe de 64, o equipamento tinha pelo menos 100 anos de atraso. E os que tentavam gravar “todas as conversas” eram de incompetência colossal. A começar pelo major, depois Tenente-Coronel Golbery do Couto e Silva que se julgava um gênio. Seu último cargo foi esse que citei, mas como existia a imoralidade de receber duas promoções ao passar para a reserva, se transformou General.

Comandou o SNI desde a sua criação, mais tarde acumulou a chefia do SNI com a presidência da Dow Chemical, a maior fabricante de napalm do mundo, responsável por milhões de assassinatos nas mais diversas “guerras localizadas” como a do Vietnã. Nada lhe aconteceu, morreu fétido de responsabilidade, embora se julgasse a própria santidade de impunidade e da indignidade. 

Minha primeira prisão, julgamento no Supremo 

Hoje não existe mais nenhum sigilo, tudo de sabe na hora, ou até antes de acontecer. Qualquer pessoa na maior inocência ou ingenuidade, pode estar conversando com alguém, e tudo sendo gravado, com um celular no bolso do outro.

Há algum tempo fui falar para centenas de aluno da PUC de São Paulo. Eles iam chegando, colocavam ou jogavam o celular em cima da mesa horizontal. Quando se satisfaziam e iam embora, era só apanhar o aparelho, estava tudo ali. Não havia mais trabalheira e a complicação da preparação, microfones.

No dia 22 de julho de 1963, antes do golpe todos conspiravam. Generais, governadores, membros do governo. Recebi envelope com uma circular assinada pelo ministro da Guerra, general Jair Dantas Ribeiro. A fonte, excelente, me entregou ainda no envelope original, com o carimbo: “Sigiloso e confidencial”.

Publiquei, claro. Fui preso no mesmo dia. Também no mesmo dia Millôr escreveu: “Não quero defender o Hélio por ser meu irmão mas um jornalista que recebe circular sigilosa e confidencial, assinada por um general ministro da guerra, e não publica, é melhor que abra um supermercado.”

Publiquei, claro. Fui preso no mesmo dia. Também no mesmo dia o Millôr escreveu: “Não quero defender Helio por ser meu irmão. Mas um jornalista que recebe circular sigilosa e confidencial, assinada por um general ministro da Guerra, e não publica, é melhor que abra um supermercado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário