Titular: Helio Fernandes

domingo, 8 de dezembro de 2019

LEMBRANÇAS DOS 50 ANOS DA HISTÓRICA PASSEATA DOS 100 MIL, SENSACIONAL PROTESTO DE RUA CONTRA O TERRORISTA AI-5

HELIO FERNANDES

Na conturbada, tumultuada, amaldiçoada repressão dos 130 anos da "Republica que não é a dos nossos sonhos", (royalties para o notável Saldanha Marinho, grande líder da geração dos "propagandistas da Republica", logo ultrapassado pelos dois Marechais, Deodoro e Floriano) nada se compara em matéria de covardia, terrorismo e crueldade com o famigerado AI-5.

Insuperável em violência e mortal abuso de autoridade, ele é exaltado por personagens que não existiam naquela época, mas ameaçam e tentam intimidar a nossa sempre incipiente e frágil democracia. Logo depois do AI-5, um grupo de ativistas e combatentes contra a ditadura, começou a articular um majestoso protesto de rua contra esses generais assassinos e torturadores. 

No dia 12 dezembro de 1968 a Comissão de Constituição e Justiça, julgaria Marcio Moreira Alves e deveria cassar o seu mandato. Eu estava lá, (já cassado desde 1966, fui com meu grande amigo e notável personagem, Rafael  de Almeida Magalhães) cruzava a todo momento, com militares de vários escalões. 

Absolvido o bravo Marcio, eles queriam o AI-5 naquela mesma noite. Telefonaram para Costa e Silva, que estava no Rio, assistindo bangue-bangue com 3 amigos. Deu ordem ao Chefe da Casa Militar, Jayme Portela, "não atenderia nenhum telefonema". Ao mesmo tempo, convocava reunião do ministério para o dia seguinte, quando o AI-5 nasceria ao amanhecer e seria  divulgado ao anoitecer.

Assim que uma cadeia de radio e TV comunicou o fato, começaram as conversas e contatos para o protesto, que entraria para a historia identificado como a "PASSEATA DOS 100 MIL". Muita gente participou da organização e realização, centenas,  mas vou centralizar tudo, apenas num líder, Vladimir Palmeira. 

Foi o maior líder estudantil que se transformou numa referencia nacional. Em liberdade mas altamente perseguido, protegia a todos. E era protegido pelos padres  desprendidos e participantes do Colégio São Vicente. (Onde estudava um dos meus filhos). 

No dia da passeata, corriamos desbaladamente pela Avenida  Rio Branco.Perseguidos por policiais armadíssimos,mas que usavam bala de gás, diretamente nos olhos dos manifestantes.

(Os mais experientes ensinavam: "Faz xixxi num lenço ou num pedaço de pano, passa na vista, tudo desaparece. Maravilha,  chegamos onde Palmeira nos esperava com uma multidão, e deu a maior demonstração de liderança).

As centenas de policiais continuavam nos perseguindo, estávamos na iminência de uma tragédia. Vladimir percebeu tudo em segundos, retumbou: "TODOS NO CHÃO".
Inacreditável, imediatamente todos se deitaram, os policiais ficaram perplexos e assustados. Não podiam massacrar milhares, todos se salvaram, momentaneamente.

Vladimir  Palmeira continuou sua trajetória de liderança, injustiçadissimo.
PS- Os políticos tinham medo, que Palmeira, no restabelecimento da democracia, disputasse cargo, seria invencível.

PS2- Foi perseguido pelos que deviam reverencia-lo, banido e sabotado.

A SAGA DE MARCIO E HERMANO

Dois bravos  jornalistas, que se elegeram deputados para aumentar o poder de fogo contra os generais torturadores. Pertenciam (com este repórter ) ao verdadeiro MDB , existia o MDB  adesista ,que apoiava a ditadura  dos generais  torturadores. Chagas Freitas foi "governador" entre aspas  duas vezes. De 1970 a 74, de 1978 a 1982. Eu fui cassado 3 dias antes da eleição.

Hoje, rapidamente, o drama ou tragédia dos dois jornalistas-deputados-combatentes.

Marcio levou quase 2 meses para sair do Brasil,fecharam todas as saídas, se descuidaram um instante, Marcio  conseguiu ir para o exterior.

Hermano, (notável personagem como Marcito) cumpriu a mesma trajetória, perseguido  por todos os lados. Foi salvo pela grandeza, coragem, desprendimento e espírito publico do mestre e bravo Afonso Arinos de Mello Franco. (Fomos grandes amigos, mantivemos conversas inacabacadas) .

Afonso Arinos fez o seguinte. Grande amigo do embaixador do México, telefonou para ele. "Me convida para almoçar?". Logo aceito, botou Hermano na mala do carro, todas as embaixadas estavam vigiadas, seu carro não podia ser parado e vistoriado, tinha placa oficial da Republica, Afonso Arinos era senador.

PS- Hermano recebeu o asilo assinado pelo proprio embaixador.

PS2- Casado com uma portuguesa, foi para Portugal, não pôde voltar ao Brasil, a ditadura dos generais torturadores durou muito tempo.

MORO DESPREZA CÂMARA, BAJULA SENADO. Rodrigo Maia CUMPRIU SEU DEVER, ALCOLUMBRE È MAIS SUBSERVIENTE

O projeto chamado anticrime, estava cheio de erros, equívocos, exageros. Foi tudo recusado, o projeto ficou mais aceitável.

Agora está no Senado, o ministro tenta convencer Alcolumbre, (cheio de opções ambiciosas e pessoais) a reincluir tudo que foi vetado na Câmara.
PS- Tem muito tempo, debate no senado só em 2020.  

HÁ 78 ANOS O JAPÃO ATACAVA PEARL HARBOUR

A segunda guerra mundial começou em setembro de 1939.  Alemanha nazista, União Soviética, fictícia e momentaneamente aliados, devastaram a Polônia. Hitler atravessou toda a Europa. Stalin invadiu atravessando a fronteira com a Ucrânia. Nenhum país reagiu.

2 anos depois, em setembro de 1941 os EUA não queriam guerra. 2 meses depois no histórico e considerado impossível 7 de dezembro, que completa  agora  78 anos, os japoneses invadiram os EUA. Num vôo direto, chegaram a Pearl Harbour, onde estavam dois terços da Marinha americana.

No dia  8 de  dezembro, 24 horas depois, Roosevelt declarava  guerra ao Japão. O presidente dos EUA, uma das maiores figuras da Historia, (aliado a Churchill) atraiu Stalin, formaram aliança invencível, destruíram o que Hitler identificava "como o Reich dos mil anos".

O ataque do Japão para consolidar a aliança militar, nipo-nazi-fascista , foi a  destruição do grupo que pretendia dominar o mundo. Mussollli, que se dizia socialista, (era dono de um jornal, "Ill Popolo de Roma"),foi pendurado de cabeça para baixo, numa corda de secar roupa. Com o povo italiano, vibrando e aplaudindo.

Em 1943, Hitler pessoalmente perdeu 2 exércitos,  e logo perderia guerra, se mataria, não queria ser preso.

Dos 3 países, o mais fraco militarmente era o arcaico Japão. Não queria assinar a paz, foi destruído pelo irresponsável  Truman, e as bombas de Hiroshima e Nagazaki.

PS- Assinou a paz, ganhou recompensa maravilhosa. Roosevelt nomeou o general Mac Arthur interventor no Japão.

PS2- Ele começou a retirar o país do atraso de 300 anos, plantou as bases do que é hoje a terceira potencia mundial.

PS3- Sem o 7 de dezembro de 1941, não teria havido o 8 de maio de 1945, o fim da guerra, com a vitoria  aliada.

PS4-  E a traição  do destino, com a morte de Roosevelt em 23 de abril, exatos 15 dias antes da vitoria. Que mais do que ninguém merecia comemorar.

ARGENTINA: MAIA CORRETO

Bolsonaro errou desde o inicio, apoiando candidato á reeleição, tido e havido como perdedor. Na reunião do Mercosul, fez questão de aparecer quase abraçado com Macri derrotado e apoiado por ele.

Com Bolsonaro caminhando para hostilizar o novo presidente da Argentina, Rodrigo Maia exerceu o papel moderador. Com afirmação simples, fundamental e irrefutável: "O relacionamento Brasil-Argentina, é indispensável para os dois países" 

PARAISÓPOLIS: O RETROCESSO DE DÓRIA

Assim que houve o massacre, o governador exaltou despudoradamente a PM. Apressado, insensato e imprudente, não resistiu á repercussão negativa.

Retrocedeu espetacularmente, afirmou publicamente: "Os protocolos da PM precisam ser revistos".

Sua campanha presidencial também. Era candidato de si mesmo, agora nem isso.

JORGE SAMPAOLI - JORGE JESUS

Vitoria insofismável, indiscutível, irrefutável e irrevogável do Jorge que quer ficar no Brasil. Derrota do Jorge que tendo ganhado tudo quer ir embora, assim que "chover" uma proposta que considere melhor do que as que obteve com o Flamengo.

Jorge Jesus, se revelou um técnico parlamentarista, deu "voto  de  desconfiança ao Flamengo". Foi uma derrota INJUSTA e MERECIDA. Perdeu a invencibilidade no último jogo, e ainda por cima de goleada. Nunca ameaçou o adversário. Só esteve em campo para dar a saída, depois dos 4 gols do Santos.

PS- Com 1 minuto do acréscimo, o Santos jogou uma bola na trave.

PS2- Seria a repetição dos 5 a 0 da vitória sobre o Grêmio. Só que com o placar ao contrario.

*(Não vamos circular entre os dias 20 de Dezembro de 2019 ao dia 05 de Janeiro de 2020)

ESSA COLUNA DESEJA A TODOS
VOTOS DE “FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO”










Nenhum comentário:

Postar um comentário