Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Políticos contra a Lava-Jato. E até Ministros
do Supremo

HELIO FERNANDES

É o assunto que não sai das manchetes. Foi o maior movimento contra a corrupção já realizado no Brasil. Conquistando o apoio da comunidade, sempre tão desprezada. E mobilizando políticos comprometidos com as empreiteiras roubalheiras, que se apossaram de 88 bilhões dos recursos da Petrobras.

(Isso está num relatório oficial da própria empresa, colocado no Diário Oficial pela presidente da empresa, Graça Foster. Como sua grande amiga presidente Dilma, havia pedido que não revelasse o fato e o numero, assim que publicou foi implacavelmente demitida).

A Lava Jato está enfrentando no momento, a maior campanha pela sua destruição. Assim que a presidente Carmen Lucia homologou os depoimentos dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, passou a enfrentar campanha de vários lados, até mesmo do próprio Supremo, pela palavra e pela presença de Gilmar Mendes.

Carmen Lucia fez apenas o que o ministro Zavascki faria, os dois estiveram sempre em contato sobre o assunto. Assim que o formidável material chegou ao Supremo, a presidente montou uma "sala cofre", onde tudo ficou guardado, só ela, Zavascki e o juiz auxiliar que dignamente pediu demissão, podiam entrar, só existiam três chaves. 

GILMAR MENDES, O MAIOR ADVERSARIO DA LAVA JATO

Defensor intransigente de Renan Calheiros, o presidente do TSE, que não deixa andar o processo de cassação da chapa Dilma - Temer, tem o perfil exato do combatente de uma operação como a Lava-Jato. Ministro do Supremo, presidente do TSE, não sente constrangimento de suas atitudes anti-republicanas. E chega á baixaria de pegar "carona" no avião que transportava um presidente, que está sendo investigado para ser julgado num tribunal presidido por ele.

Agora, nas ultimas 24 horas, a Câmara colocou para ser avaliado em regime de urgência, varias medidas vergonhosas contra a Lava-Jato, e para salvação dos que estão implicadíssimos com as empreiteiras roubalheiras. Entre essas medidas, restrições dos poderes do TSE. E Gilmar Mendes, presidente desse TSE, aplaudiu e apoiou a decisão restritiva.

MAIS COMBATE À LAVA-JATO NA CAMARA.

Continuou pelo dia de ontem, e o entusiasmo que provoca, é sinal de que não vão parar. Aconselhados pelo inefável Gilmar Mendes, tentarão aprovar duas medidas revoltantes, que o ministro garante: "Serão aprovadas pelo Supremo". 1- O tempo da prisão dos acusados transformados em réus, tem que ser o mais breve, fixarão um prazo para a duração. 
2- Não poderá haver delação com os que farão os depoimentos, presos. O Ministro garante: "Sofrem coação ou pressão, dizem o que não diriam em liberdade". Não existe nenhuma corroboração a respeito de afirmações levianas.

Muito ao contrario, para a homologação, a Presidente Carmen Lucia fez o que Zavascki faria: não examinou o conteúdo dos depoimentos. Apenas interrogou um por um dos 77 (e mais Marcelo Odebrecht), se "haviam sofrido intimidação para deporem". Todos negaram. E alguns confessaram: foram beneficiados pelas delações, o que é mais do que compreensível. Temos que acompanhar o desdobramento da desmoralização.

EDISON LOBÂO PRESIDE A CCJ

O primeiro a cumprimentá-lo foi Alexandre de Moraes, indicado para ministro do Supremo. Que será sabatinado. Abraçou-o e disse: "Vou visitar todos os senadores, independente de partido". Lobão foi consultar o presidente Eunicio sobre o nome do relator. Aproveitaram e marcaram a data da sabatina: dia 22 ainda de fevereiro.

Na Câmara, num clima de total euforia, aprovaram a URGENCIA de um dos projetos contra a Lava-Jato.  Cassaram Poderes do TSE. O mais alto tribunal eleitoral não poderá punir partidos, mesmo que tenham praticado crimes de financiamento ilegítimo de campanhas eleitorais. Como já está provado fartamente pelo TSE.

Só faltaram esclarecer: a campanha presidencial de 2014, que vem sendo investigada ha 15 meses, e que já tem elementos mais do que comprovados para a cassação da chapa com Temer, não pode ser atingida. Esses mesmos que foram derrotados com a ANISTIA aos propineiros. 

E perderam também com o projeto chamado de ABUSO DE AUTORIDADE, agora foram vitoriosos. Mas ainda enfrentarão muitos obstáculos. O Ministro da Justiça, que ainda não foi encontrado, e que terá como incumbência principal, desequilibrar e desestabilizar a Policia Federal, não conseguirá se impor.

EIKE BATISTA INDICIADO

Ele e seu advogado criminalista estrategista, acreditavam na liberdade. Consideravam que bastava uma serie de bravatas ao viajar para o Brasil. E ficar em silencio no depoimento, únicas palavras que pronunciou, "não posso responder, é o meu direito".

Pensou (?) que isso bastava para ser posto em liberdade. Esqueceu que sua biografia multiplamente criminosa, justificaria no mínimo 150 anos de prisão. Como escrevi no dia em que Eike foi preso: "Todo o tempo que ficou em liberdade já é lucro".

O JULGAMENTO DE EDUARDO CUNHA

Era o fato mais importante do dia. Mas até ás 17 horas, o Supremo desperdiçava tempo, jogava "bola na lagoa. (Expressão criada na final de 1942, no jogo entre Flamengo e Fluminense. Nenhum ministro era nascido, mas repetiram o artifício, 75 anos depois).

Às 17,40, encerraram a sessão, sem qualquer explicação sobre o julgamento que não houve apesar de marcado para o plenário, ha 40 dias. Na terça feira, ás 18,30, quando chegou ao Supremo, a noticia de que Cunha afirmara que tinha ANEURISMA, muita confusão. A palavra ADIAMENTO foi pronunciada mas logo abandonada.

Ninguém imaginou que a sessão não fosse realizada. Mas presidida pelo ministro Dias Toffoli, tudo pode acontecer. O Supremo tinha duas razões irrefutáveis para realizar tranquilamente o julgamento.

1- Fazer o mesmo raciocínio feito por este repórter, e publicado ontem, ás 10 da manhã. e ele está mesmo com  ANEURISMA, teria aparecido com atestado médico, seria um fato consumado, e que não poderia ser ignorado.

2- Ontem, quarta feira, durante todo o dia, o Diretor do Departamento médico da prisão do Paraná, falou sobre o assunto. Textual: "O senhor Eduardo Cunha sempre se recusou a fazer exames. Foi punido por causa das reclamações, e o fato de resistir a ser examinado". 

Essa punição influi nas suas regalias, mas a punição ainda não foi aplicada. O Supremo deve explicação á comunidade. E a razão do adiamento do julgamento.

PS- Um juiz federal concedeu liminar proibindo a promoção de Moreira Franco, de secretario a ministro. O governo recorrerá ao Supremo. Repete-se o que aconteceu com Lula, que não conseguiu ser Ministro.

 PS2- Só que existe um fato importantíssimo que pode modificar tudo. Gilmar Mendes, sozinho, liquidou o ex-presidente. Agora, Gilmar é favorável a Moreira, perdão, ao seu dileto Temer.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário