Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

ESPECIAL:
Presidência do Senado. Homenagem a Zavascki
HELIO FERNANDES

È hoje, 24 horas antes da Câmara. Nenhum problema, Eunicio é candidato único. Temer tem com ele intimidade e convivência muito mais recente do que com Renan. Mas muito mais confiança. Eunicio é riquíssimo, de negócios muitas vezes vulneráveis e até inaceitáveis, mas tem apreço pela palavra empenhada. Está irritado com Renan, que pediu 15 dias para deixar o palacete residencial e mudar para um apartamento funcional. 

Por aí, nenhum problema para Temer. Sua enorme preocupação é o preenchimento da vaga no Supremo. O ideal seria a indicação do estabanado Alexandre Moraes mas não tem audácia para tanto. Precisa ganhar tempo, já condicionou: a indicação só depois de conhecido o relator, nada a ver.

Agora pretende mais prorrogação, e parte para a ameaça que ninguém teme. E afirma: "Se houver vazamento das delações", demorará ainda mais para enviar o nome de um ministro para o Senado. E o que ganhará com isso? Nada, mas o Supremo é seu medo e sua esperança. Por causa da Lava-jato e do recurso numa possível cassação pelo TSE. 

De qualquer maneira, a quebra do sigilo das delações, é NECESSIDADE nacional. Mas vazamento também agradaria, ou agradará, á opinião publica.

EIKE BATISTA

Começou a depor ás 3 da tarde de ontem. Às 7 da noite, terminou, sem interrupção, não se sabe de nada. Por que o depoimento não foi iniciado ás 9 da manhã? A opinião publica está interessadíssima, há esta hora já teria alguma informação.

ÀS 7 da noite, um dos inúmeros advogados, informou: "Ele não está fazendo delação". Isso é mais do que evidente. Até agora, quase 2 anos, ninguém foi preso num dia e começou a delação no outro. È indispensável uma preparação, negociação, avaliação há quantos anos o delator ficaria preso, e qual seria a redução em troca das revelações. 

Marcelo Odebrecht está preso ha mais de 1 ano. Fez delação, promoveu a delação de 77 ex-executivos de suas empresas, e continua preso. Para cumprir apenas de 12 a 15 anos de prisão, Eike deveria depor diariamente, pelo menos durante 1 ano, ininterrupto.


PS- Hoje, quarta, reabertura do Supremo, toda a sessão em homenagem a Teori Zavascki. 10  discursos, todos os ministros falarão, certamente emocionante. Mas ainda é pouco para tão grande personagem.

PS2- Ao abrir a sessão, a Presidente Carmen Lucia poderia dizer: "Ratificando todo o trabalho do notável e saudoso Teori, indico como novo relator, o ministro Celso de Mello".

PS3- Revisor do próprio Teori. O decano. Respeitadíssimo. Completaria o longo trabalho que vinha sendo realizado. Que consagração.


PS4- Mas que infelizmente, só acontecerá por acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário