O STF COLOCOU PALOCCI NO SEU VERDADEIRO LUGAR
HELIO FERNANDES
QUEM ACEITOU A DELAÇÃO DO EX-MINISTRO DUAS VEZES, (CONTRA LULA) DEVIA SER DEMITIDO, E ELE MESMO, PRESO E PROCESSADO POR UMA PORÇÃO DE CRIMES.
QUANDO O PROCESSO CHEGOU AO STF, PARA SER REFERENDADO, OS MINISTROS, ESTARRECIDOS, CONSTATARAM: "TUDO O QUE ELE APRESENTOU COMO REVELAÇÃO "ABSOLUTÓRIA", PODE SER ENCONTRADO NOS JORNAIS DA ÉPOCA.
IMEDIATAMENTE TOMARAM DUAS DECISÕES. OBRIGATÓRIAS.
1- ANULARAM TUDO O QUE PALOCCI CORRUPTO DESDE QUE FOI PREFEITO, (EXPULSO DA SUA CIDADE) "DELATOU".
2 - RETIRARAM PALOCCI DA CONDIÇÃO DE TESTEMUNHA CONTRA LULA.
3- OS 11 MINISTROS SABEM E
CONHECEM COMO PROCEDER. O
PAÍS ESPERA.
BOLSONARO CADA VEZ MAIS OTIMISTA COM 2022
SUA CONVICÇÃO NÃO É DE QUE SE REELEGE E SIM QUE DISPUTA. E COMO FAVORITO.
MAS NÃO PERCEBE, QUE ELEIÇÃO (PRINCIPALMENTE REELEIÇÃO) EXIGE O FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA.
E UM NÚMERO CADA VEZ MAIOR DE BRASILEIROS, DESACREDITA NA ELEIÇÃO E NA DEMOCRACIA.
PS- BOLSONARO ACIMA E ABAIXO DE TODOS
DEMOCRACIA AMEAÇADA, DITADURA ENCAMINHADA
A história da República é dividida entre democracias plenas e golpes premeditados, planejados, concretizados, mas nunca nesses 131 anos de República, se falou tanto em golpe, geralmente militares.
A partir da candidatura Bolsonaro, e depois da sua eleição com 57 milhões de votos, a palavra mais pronunciada é democracia. Para atacá-la ou para defendê-la.
O personagem mais citado, lembrado, atacado e temido, é precisamente o presidente eleito. Apesar de intransigente, adversário ou inimigo da democracia, o capitão Bolsonaro lançou a sua candidatura à reeleição, antes de completar 6 meses de governo.
Personalidades as mais importantes, não deixam a trincheira, combatendo essa ânsia ou ansiedade por um regime de um homem só, como ele mesmo prega em praça pública: "Sem Congresso e sem Supremo".
Na segunda feira o Ministro Edson Fachin teve uma conferência no VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral. Esse repórter não estava presente, mas estou citando o resumo do artigo magistral de Bernardo Mello Franco, que dá um destaque ao discurso de Fachin. "É preciso proteger a democracia, antes que seja TARDE DEMAIS".
"A escalada do autoritarismo no Brasil depois das eleições de 2018, agravou os males da saúde da democracia". "O Brasil pegou a contramão da história e passou a conviver com surtos arrogantes e ameaças de intervenção".
Uma das frases que dominaram a conferência, vou transcrever: " O futuro está sendo contaminado por despotismo, e lamentavelmente nos aproximamos do abismo". Bernardo Mello Franco cita dois cientistas políticos, que dizem que "os inimigos da democracia incentivam a violência, demonizam adversários e sabotam as regras do jogo, ameaçando não aceitar a derrota nas urnas".
Para Fachin, "o Brasil já apresenta todos esses sintomas de recessão democrática". E continuando, "as eleições de 2022 podem ser comprometidas se não se proteger o consenso em torno das instituições".
PS- Já que não posso sair de casa, agradeço a Bernardo Mello Franco a responsabilidade jornalística de entregar tudo ao público.
PS2- Para os amigos e
interessados no futuro democrático do país, uma recomendação: procurem uma
cópia da conferência do Ministro Fachin e não a percam de jeito algum.
Agradeçam ao Ministro Fachin e ao jornalista Bernardo Mello Franco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário