Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 7 de novembro de 2017

O CRIME ORGANIZADO, DOMINA INTEIRAMENTE
O PODER DESORGANIZADO

HELIO FERNANDES

Essa é uma realidade invencível e assustadora, que atravessa os tempos. Não existe um item que não seja do conhecimento da população.

Pois quando essa luta diária, entres gangues de drogas e criminosos de todos os crimes, descem as favelas  e apavoram e massacram a cidade de ponta a ponta, os traficantes se movimentam, e assumem o comando para desmoralizar uma autoridade  consciente e  corajosa, que jogou os bandidos no limiar da prisão e do ostracismo.

Todos sabem, essa autoridade é o Ministro da Justiça. Não usou sinônimos ou subterfúgios. Foi direto nas acusações, atingiu o objetivo: "Os comandantes de batalhões da PM, são sócios do crime organizado". Doeu, atingiu o ponto central.

Foi mais longe, jogou a culpa de tudo na própria PM: "Vagando o comando Geral da PM, não tiveram coragem de nomear um coronel da ativa, nenhum merecia CONFIANÇA, foram buscar um  coronel já aposentado". È sintomático, a primeira vez que isso acontece.

O ministro Torquato não parou, foi alinhando acusados, não poupou nem o governador Pezão e seu desarvorado secretario de Segurança. Não colocou na primeira linha do tiro, Rodrigo Maia, mas não ficou intocado. Todos se uniram no combate ao ministro. Como estavam juntos na defesa da mesma herança ou  espolio,usaram o chavão: "FALTAM PROVAS".

Como disse quando comentei o assunto, 24 horas depois da denuncia, "as provas estão a céu aberto". Reforçaram essa tolice, com ameaças ao ministro. Foi chamado  ao Jaburu, conversou demoradamente com o presidente corrupto, voltou mais "compreensível". Mas não só ele. O governador Pezão, que disse que processaria o ministro,recuou.

Rodrigo Maia, que ensaiava criticas ao Ministro, numa entrevista, fez  uma reviravolta de 360 graus, textual: "Reconheço que as declarações do Ministro estão cheias de verdades. Mas verdades como essas não são para serem publicadas".

Inacreditável: o presidente da Câmara, com a importância  aumentada pela obrigação de substituir o presidente da Republica, defendendo que VERDADES incomodas devem ser enterradas. 

Isso com a cidade na mais completa insegurança, resultado assustador, quase pânico, da associação entre os criminosos traficantes e a policia que devia reprimi-los e combatê-los,ou seja a Policia Militar. (PM). Agora, essa PM começa a se movimentar, não para tranquilizar e sim para atemorizar ainda mais a população.

PS- O coronel aposentado que comanda a PM, demitiu o Corregedor Geral, o cargo mais importante numa corporação policial,para apurar  e punir irregularidades. O novo Corregedor, tomou posse renovou totalmente o órgão. Demitiu 5 majores e 1 Tenente-Coronel. Não sei interpretar o fato. Mas  seguramente, os demitidos não cumpriram suas obrigações.

PS2- Do ponto de vista pessoal, os coronéis comandantes de batalhões têm se reunido. Acusados diretamente de serem sócios do crime organizado, querem se defender. Perderam tempo e espaço. Quando foram preteridos coletivamente, e substituídos por um colega aposentado, deviam ter protestado.

PS3- Agora a situação se agravou.Acusados diretamente por uma autoridade como o Ministro da Justiça,aceitaram o confronto. Estão ganhando, contra a população indefesa e encurralada.

ATINGIRAM EDUARDO PAES?

Prefeito reeleito, estava para deixar o cargo, deu entrevista, traçando seu futuro político e eleitoral. Pareceu coerente e razoável: "Deixo o cargo, vou para NY, minha família já está lá. Farei curso de administração em 2017. Em janeiro de 2018, volto para o Brasil, começo a campanha para governador do Estado do Rio".

Cumpriu o inicio, foi para NY, mas da parte dele logo informaram: "Não vai para a Universidade, mas passará todo 2017 em NY, voltará como candidato a governador". Está morando num bairro caro, nunca trabalhou de onde vieram os recursos?

Agora, um delator ameaça a liberdade e a liberalidade da vida do ex-prefeito e suposto futuro governador. È uma delação, mas que encontra apoio e amparo nos gastos de quem nunca trabalhou.Como a maioria dos homens públicos brasileiros. 

PETRÓLEO EM ALTA

Ha 15 dias o barril comum estava em 39 dólares em NY. O Brent (Londres) a 45. Publiquei a informação, (ou informe) de que o primeiro fecharia o ano a 60 dólares. E  o Brent a 65. 

Não era tão sigilosa ou reservada para poucos. Circulava. Uma semana depois o Brasil fazia concessão do pré-sal, a preços miseravelmente mais baixos.

Ontem em NY fechou a 58, e o Brent, em Londres a 65. Pode cair. Mas o previsto foi atingido 2 meses antes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário