Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Temer, muito perto do sonho milenar dos ANARQUISTAS: um país sem governo, ou dominado pela ANARQUIA

HELIO FERNANDES

Durante centenas e até milhares de anos, grupos tentaram de todas as maneiras, nos mais diversos países, implantar um novo sistema. Era o mais revolucionário possível, chamaram de ANARQUISMO. Sua base, seu objetivo, sua obsessão: nenhum governo. Consideravam que o governo era o culpado de tudo.

Sem governo, acreditava que não haveria guerras, ninguém para decretá-las ou combatê-las. (Como Muhammed Ali incontáveis períodos de anos depois, não queria matar ninguém). Sem governo, haveria liberdade total, sem ditadura civil ou militar, sem fortunas colossais acumuladas com a fabricação e venda de armas.

(Não haveria Premio Nobel, distribuído, desejado, ambicionado sem explicação. Mas existindo por causa do inventor da pólvora, e um dos maiores fabricantes de armas de todos os tempos.

A partir de 1850, Alfred Nobel e outros lançaram armas que foram se multiplicando e se aperfeiçoando criminosamente. Não por arrependimento, seguramente por exibicionismo ou por não terem herdeiros ou sucessores, eternizou seu nome pela vaidade da generosidade.   

O presidente provisório, está muito mais para o sem governo da ANARQUIA do que da filosofia do ANARQUISTA.Prisioneiro de um Congresso de quinta categoria,bravateia que está sendo bem recebido pela opinião publica.Na verdade faz tudo o centrão pede.Isso n a Câmara, dialoga, satisfeitíssimo com o antigo baixo clero.No Senado compra e compõe maioria, por causa do impeachment.

Basta um senador se declarar indeciso, logo aparecem vários, para ajudá-lo a se descomplicar. 

O colunista Lauro Jardim revelou: "O presidente provisório acha que sem medidas revolucionarias e profundas, muita coisa pode ser resolvida". E cita o fim da coalizão proporcional e a limitação do numero mínimo que cada partido tem que eleger. Ora, nos últimos 20 anos me fartei de combater esse voto proporcional.È uma excrescência, todos os políticos sabem disso.Mas eles é que podem modificar as coisas.

Quanto á limitação dos votos,já existiu, anulou. Era a chamada clausula de barreira. O partido precisava eleger 13 deputados,para ser representado.Na Alemanha, o Partido  Verde levou 17 anos até conseguir obter a representatividade constitucional.Nos EUA existem quase 30 partidos, sem a menor formalidade ou ajuda. Para se credenciar perante o povo, Temer teria que fazer duas coisas que seriam maravilhosamente recebidas pelas ruas, onde está o povo, ou "a patuléia vil e ignara", como escrevia o notável J.E. de Macedo Soares.

A primeira providencia: acabar o Fundo Partidário. Economia de mais de 1 bilhão por ano nas duas casas do Legislativo. Eliminar para sempre o horário eleitoral dito “gratuito", mas que rouba mais de 2 bilhões anuais do cidadão-contribuinte-eleitor. È evidente que Michel Temer, provisório ou efetivado, não tomará nenhuma providencia.

A ética de Bolsonaro, Cunha, e principalmente de Michel Temer

Chegou ontem, á Comissão de Ética, o pedido de processo contra o deputado-capitão. O presidente José Carlos Araujo, tentou escolher logo o relator. Pelo numero de recusas, o que se diz sorrateiramente, ficou quase evidente:ele não será punido, a não ser levemente. Não serão gastos 8 meses, mas a Comissão ficará muito tempo nas manchetes.

Eduardo Cunha continua engavetando seu processo. Notadamente depois dos encontros com o presidente provisório. Conseguiu "eleger" relator na CCJ, depois de15 dias. E o que teve mais votos, (me recuso a dizer, eleito) foi precisamente o mais indicado pelo próprio acusado e derrotado na Comissão de Ética.

Sobre Cunha, muitas variações: Dizem que fará delação, nega. Como informei ha dias com exclusividade,a Policia Federal e a Procuradoria do Paraná, não estão interessados. Aceitariam a delação da mulher, Cláudia Cruz.Também garante: "Não renunciarei á presidência, voltarei para o cargo.

Pergunta ingênua e inútil: quando o Supremo irá julgar Eduardo Cunha. Duas vezes RÉU, precisarão de quanto tempo mais para o julgamento?

PS- O desgaste de Temer com a proximidade e intimidade com o corrupto deputado suspenso, é COLOSSAL. 3 encontros em 10 dias, com ele, duas vezes RÉU no Supremo é tido como desafio e até desprezo ao mais alto  tribunal do país.

PS2- O presidente provisório tem sido cobrado por muita gente. Empresários importantes que financiaram a campanha do impeachment, cobram de Temer mais credibilidade e seriedade e menos intimidade.

PS3- Alguns, depois das criticas, perguntam de forma clara: "Você deve alguma coisa a esse Eduardo Cunha?". Nenhuma reposta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário