Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Sergio Moro: revolução contra a corrupção, criando a LAVA-JATO. Agora revolução verbal usando a CEGUEIRA DELIBERADA

HELIO FERNANDES

Para compreender o que está acontecendo no Brasil, com clareza, credibilidade e profundidade, é indispensável uma comparação. O mensalão foi o jardim da infância do combate á corrupção. A Lava-Jato corresponde ao mestrado em Harvard. E a Cegueira deliberada tem a importância de um doutorado simultâneo, na Sorbonne, Oxford e Heidelberg.

No mensalão, alguns sem importância ficaram famosos e ganharam manchetes por terem sido presos. Na Lava-Jato, na quase totalidade, famosos se surpreenderam e não acreditavam: estavam sendo investigados, denunciados, condenados e presos.

No mensalão, do primeiro time, enquadrado, apenas um ex-ministro Chefe da Casa Civil. Mas já havia sido demitido antes. Um deputado presidente de partido, em audiência especial com o presidente da Republica,denunciou: "O senhor está sendo traído e enganado, seu governo vem sendo retalhado". Como não houve providencia, deu entrevista a um jornal de grande circulação, contando tudo, minuciosamente.

O denunciante foi indiciado, condenado, preso, cassado. O denunciado ficou longe de tudo, podia ter fornecido aos responsáveis (?) pelo mensalão, elementos para transformar a investigação, numa lição e condenação ampla. O mensalão produziu apenas um juiz que não saiu das manchetes dos jornais e das televisões de audiências vazias. Os poderosos não precisaram fazer acordos, nem foram chamados ou indiciados. A repercussão do mensalão, veio de dois fatos ou fatores conexos: as condenações altas, atingindo apenas coadjuvantes desconhecidos.

Acompanhei diariamente pela Tribuna impressa, estranhando a impunidade e a imunidade dos mais poderosos. Que agora não escapam do juiz Sergio Moro. Através da Lava-Jato. E a partir da CEGUEIRA DELIBERADA, que já foi executada com surpresa e sucesso no depoimento da mulher de Eduardo Cunha. Confessou que gastou 1 milhão de dólares de dinheiro que o marido ganhou de propinas. E acrescentou tranqüilamente: "Eu perguntava a ele, posso gastar em casas de luxo?. Como ele dizia que sim, ela não queria saber de mais nada. Como disse o Procurador do Paraná, "ela transformava dinheiro publico em sapatos de luxo e roupas de grife".

O Procurador denunciou-a, Sergio Moro aceitou, ela agora é RÈ. Que diferença entre o mensalão e a Lava Jato. Os que escaparam do mensalão, "não sabiam de nada, agora estão sendo enquadrados, denunciados e apavorados pela Lava Jato. Em1979, Dario de Almeida Magalhães e Prudente de Moraes neto, me chamaram no escritório da Rua Pedro Lessa. (Nome do primeiro negro a ser Ministro do Supremo). Os dois notáveis personagens e advogados entraram logo no assunto: "Queremos te propor entrar com Ação de Indenização contra a União". Jamais havia imaginado isso, mas respondi: "Concordo, desde que seja contra os "presidentes Médici e Geisel". Me abraçaram: "Será um processo histórico".

Foi e está sendo histórico pela degradação, omissão, imprudência e conivência. Para começo de conversa, Médici e Geisel foram retirados do processo. Por 6 a 5. O Tribunal Federal de Recursos (extinto pela Constituição de 1988) decidiu: "Os 2 presidentes não têm nada com isso, a responsabilidade é da União". Em dezembro de 2008, esgotados os recursos pessoais, não podendo mais mantê-lo, o único recurso: fechar o jornal.

A ação que ia ser histórica, completava 29 anos. Ganhávamos em todas as instancias, inventavam diversos recursos. Como disse um Procurador da Republica, quando a ação chegava ao Supremo: "São todos recursos p r o t e la t o r i o s. (Ele mesmo escreveu assim, de forma sincopada).  


Resolvi, nesse ultimo exemplar, resumir a historia num artigo de primeira pagina, do alto até embaixo. Interrompido apenas por duas fotos, pequenas do Ministro Joaquim Barbosa. Ele era o relator do processo.Decidi que precisava fazer a radiografia da Justiça e um libelo sobre o relator. Escrevi em plena redação, cercado por companheiros da redação, oficina e administração. Foi emocionante contar a trajetória desse processo. Mostrei que como era federal, as instancias também eram federais. Cada desembargador Federal ficava 3, 4 ás vezes 5 anos.

O relator, Joaquim Barbosa ficou 34 meses com o processo. Ficaria mais, se não fosse o fechamento do jornal e a minha denuncia publica. Nesses 34 meses, foi relatando processos que chegavam muito depois.

Alertei: "Nos EUA, que tem uma Corte Suprema semelhante á nossa, as pautas de julgamento são organizadas por oficiais de Justiça. É que o "engavetamento" ou a "preferência" por processos, dá cadeia e demissão, eles não correm esse risco. A repercussão foi tão grande que no dia seguinte,tinha fila de jornaleiros na porta do jornal. O Millor me telefonou: "Helio, li e reli tua pagina, me lembrei da questão Dreyfus".

No Supremo, um estrondo. Uma semana depois, vergonha das vergonhas, Joaquim Barbosa, em o menor constrangimento, devolveu o processo ao presidente, se "declarou impedido". Ciente da responsabilidade. Em vez de sortear novo relator, designaram o decano Celso de Mello. Não demorou, apresentou o processo para votação, aprovado por 10 a ZERO. Síntese, súmula e sumario do voto de Celso de Mello: "A Ação da Tribuna da Imprensa, transitou em julgado. A
União tem que pagar a indenização IMEDIATAMENTE.

Como do voto de Celso de Mello, "transitado em julgado", já se passaram mais 8 anos, são completados 37. Se houvesse um tribunal de filólogos, poderíamos entrar com ação paralela, para definição da palavra IMEDIATAMENTE. Mas acredito que por contaminação, esses filólogos levariam praticamente o mesmo tempo. Sergio Moro, a Lava-Jato, e agora a Cegueira Deliberada, não correrão o menor risco de repetir o mensalão, o processo da Tribuna, ou o imaginário tribunal de filólogos.

Jamais existiu campanha tão feroz e violenta contra um tribunal, quanto essa que sofre a Lava-Jato, a Policia e o Ministério Publico do Paraná, e o juiz Sergio Moro. Sofrem intrigas, armadilhas, desafios, mas enfrentam tudo, altivos e altaneiros. Por duas vezes,pessoalmente ou através de gravações tentam jogar o Procurador Geral contra o Supremo.Inicialmente,nas conversas gravadas, dizem abertamente:"Temos que trabalhar o Supremo para que revogue essa decisão absurda da prisão imediata na condenação em segunda instancia".

E agora tentam envolver negativamente Procuradoria-Supremo, acusando Janot de ter feito  "vazamento"  da ordem de prisão para a cúpula do PMDB. Não existe nenhuma razão para isso. Desespero puro. Mas conseguiram pelo menos uma união ou coalizão de fachada. Governistas e oposicionistas de antes e de agora, protestam com a mesma veemência. Naturalmente, "temem" pelas instituições, que eles mesmos desmoralizaram.

Nada atingirá a Lava-Jato. Como tenho dito, TOMBADA pela opinião publica, patrimônio das ruas deste país de 8 milhões e 500 mil quilômetros quadrados. E a utilização do principio da Cegueira Deliberada, alcançará e atingirá aqueles que tentam se esconder atrás de frases como esta: "Eu nunca ouvi falar nisso". Os que "nunca botaram dinheiro no bolso ou em contas no exterior", são tão culpados quanto os outros. A omissão e o desinteresse provocam mais prejuízos do que os ladrões públicos. As empreiteiras-roubalheiras, só não levaram o prédio da Petrobras, e "ninguém sabia de nada?"

A escravização do presidente provisório

Sem saber a duração do mandato, e escravizado aos parlamentares, tem que mistificar, Ontem, numa entrevista, afirmou: "Consegui estabelecer um bom dialogo com o Congresso". O que ele chama de "bom dialogo", não passa de sujeição. Na Câmara, obedece ao Centrão e a Eduardo Cunha. Exigem, ele cumpre. E ainda tem que viver assustado com o que pode acontecer com o ex-presidente abastado, perdão, afastado da Câmara. È publica e notória a intimidade dos dois.

E não pode desviar as atenções do Senado. Já examinei e concluí: normalmente Dona Dilma perderá em Agosto. Mas o que não existe hoje no Brasil é normalidade. No momento o mandato de Temer será prorrogado em agosto. A impopularidade de Temer é quase total. Mas a opinião publica não quer a volta dela.Hoje, 58 senadores votariam pelo afastamento dele. E esses 58 votos, podem chegar a 60. Mas podem diminuir, diante da incerteza política, mais ruinosa do que a econômica. Esta só ganhará relevância, depois do julgamento no Senado.

Temer teve que se humilhar e "convidar" Aloysio Nunes Ferreira para líder no Senado. Era contra o impeachment, "não quero ver Temer presidente". O senador Cristovão Buarque, indeciso desde o inicio, não pode ser cooptado. É indeciso por convicção. A situação de Renan e Jucá, é assustadora para o provisório. Se forem presos, são mais 2 votos que perde, fora o sobressalto dos outros. É como se diz popularmente: "Não cairão sozinhos".

Amarildo

Sua morte teve repercussão espantosa. E tinha que ter mesmo. Um auxiliar de pedreiro da favela, assassinado por dezenas de policiais, movimentou o país inteiro. Agora três anos depois, a brava juíza Maria Paula Galhardo, condenou o estado a pagar indenização de 3 milhões e 800 mil reais. Fora outras parcelas, totalizando quase 5 milhões.

 O governo declarou que vai recorrer. Mas recorrer de quê? Torturado, assassinado, corpo que não foi encontrado até hoje. Um bando de policiais contra um trabalhador sozinho. Tudo dirigido pelo Major comandante da UPP. O governo devia pagar imediatamente e pedir desculpas á população. E a juíza está autorizada pela comunidade, a trocar a ultima letra do seu sobrenome. Em vez de Galhardo, passará a assinar GalhardA.

Carnificina homofóbica

Tenha ou não tenha simpatia ou ligação muçulmana, foi participação do terrorismo do ódio e da selvageria. As estatísticas já registraram: foi o maior massacre da Historia dos EUA, com armas de fogo. Mas esse massacre de Orlando (Florida) assombrou e estarreceu o mundo. Imediatamente presidentes e Primeiros Ministros dos mais diversos países, se manifestaram. Era solidariedade, mas também o pânico de que uma tragédia como essa, pode ser deflagrada e consumada apenas por um homem.

Mas existem muitas coisas incompreensíveis. Era uma boate grande, sempre lotada. Apesar de ocupar um espaço amplo, e com os freqüentadores naturalmente comprimidos, como um homem sozinho, conseguiu assassinar 50 pessoas e ferir 53? Ele podia atirar, mas também ser agarrado.

Vejo na CNN, que ele não levava amas automáticas de repetição, como metralhadoras. Só revolveres. Mas de quantos revolveres precisava? E como transportá-los e recarregá-los? Para completar mas sem explicar. O FBI anuncia que ele vinha sendo investigado ha tempos, foi preso duas vezes. Pergunta inútil: por que foi preso e a razão de ter sido libertado? Naturalmente: haverá influencia, pelo menos nos debates da sucessão presidencial dos EUA.

Eduardo Cunha sobreviverá a mais uma semana de acusações?

Vem sendo traumatizado das mais diversas formas. Resiste mais do que se imaginava. Mas agora vem sendo atacado por muitas frentes. Vai perdendo amigos e aliados, está praticamente sozinho no palacete residencial. Que terá que entregar ou abandonar, assim que for preso ou cassado. Ou as duas coisas, o que deve acontecer sem muita demora, seu tempo já se esgotou.

Revelei aqui, na sexta feira: foi proposto a Cunha que renunciasse á presidência da Câmara, garantiriam seu mandato de deputado. Ele recusou, surpreendendo com a declaração: "Não demora estarei voltando á presidência da Câmara". Os emissários que estiveram na residência oficial de Cunha, se reuniram com representantes de diversos partidos. E chegaram a uma conclusão que já vinha sendo comentada. Mas que ganhou força a partir do momento em que sua mulher, por decisão do juiz Sergio Moro, passou a ser RÈ. Agora são os dois, marido e mulher.

PS- A seleção não foi eliminada no limiar de domingo para segunda. De ontem para hoje. E sim quando saiu do Brasil. Quando chegou aos EUA, e não conseguiu vencer o Equador ou o Peru.

PS2- Agora é voltar mais cedo e decidir: Cunca ou Tite? Depende do Corinthians e do Palmeiras. Ainda dá tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário