Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O PLANALTO É A “CASA DE MÃE JOANA”. UM ASSOVIA, E NA CÂMARA OUTRO “CHUPA CANA”. CRISE? QUE CRISE? O POVO FICA INVENTADO PESSIMISMO. ESTÁ ATRAPALHANDO A ADMINISTRAÇÃO DE DILMA.

ROBERTO MONTEIRO PINHO
02.09.15

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, convenceu a presidente Dilma a elaborar uma nova CPMF compartilhada entre Planalto e todos os Estados. Seria uma CPMF “monstrenga”, fascista, denominada de CIS Contribuição Interfederativa da Saúde. A repercussão negativa, na comunidade e até mesmo nas próprias fileiras do PT, deflagrou o jogo de empurra, porque ninguém quer assumir a paternidade.

A comandanta Dilma empurrou a causa para os Governos. Depois os governadores telefonaram para os líderes da Câmara e deputados de suas bancadas, mas estes alegaram que só colocam em votação se Estados e o Planalto se comprometerem a assumir o anúncio. E assim foi interruptamente, um empurrando para o outro. Em suma: CPMF é “o bicho papão do governo”, ninguém quer ser o responsável.
A notícia ruim para Dilma é que o Presidente da Comissão do Pacto Federativo do Senado, o petista Walter Pinheiro (BA) afirmou que firmará posição contra a volta da CPMF, derrubada no meio de uma turbulência, pelos senadores em 2007.

O senador chegou a ponderar se há "falta de rumo" no governo, uma vez que vinha conversando com a equipe econômica sobre a proposta de reforma do ICMS a fim de reforçar o caixa da União, dos Estados e dos municípios. Em nenhum momento, segundo ele, se falou na Contribuição Interfederativa da Saúde (CIS), novo nome para a CPMF.

A presidente Dilma Rousseff (PT) disse na sexta-feira (28) que não vai permitir "retrocessos" democráticos e que o país vai superar a crise econômica sem "nadinha de amargura ou de ódio". A declaração foi feita na cidade de Caucaia, no Ceará, durante a entrega de casas do programa Minha Casa Minha Vida.

"Não vamos deixar haver retrocesso neste país. Nem que se refere aos programas e nem no que se refere à questão da democracia", disse a presidente, que foi recebida pela plateia aos gritos de "não vai ter golpe".

Discurso que não diz e não convence, são meras palavras com efeito politiqueiro, eis que a presidente não tem a menor moral para dizer que “não permitir retrocessos democráticos (...) se amargura ou ódio”.

Em julho foi divulgada uma pesquisa de avaliação positiva do governo Dilma Rousseff. Segundo a 128ª Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), os números indicaram que a presidente caiu para 7,7%. A avaliação negativa passou de 64,8%, em março, para 70,9% no levantamento realizado entre os dias 12 e 16 de julho. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios.

Sem prestigio, e sem aceitação da comunidade Dilma, não deveria sequer falar em não permitir retrocesso democrático, seu pronunciando, por si, já revela um retrocesso, demonstra o quanto se tornou uma ditadora de plantão.

E a coisa anda feia no Planalto, o impeachment, pode ser sepultado, mas a improbidade e crime eleitoral estão com sinal vermelho no TSE, e será bem provável que Dilma e seu vice Michel Temer, sejam afastados dos cargos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário