Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 22 de setembro de 2015

MULTINACIONAIS, CSN, BRADESCO-BRADESPAR, OS QUE MAIS GANHARAM COM A “DOAÇÃO” DA VALE.
22.09.15
HELIO FERNANDES
Publicada em 14.02.08

Como a direção da Vale DOADA insiste em dizer que a empresa continua brasileira e praticamente estatal, vou derrubar essa tese "mestrado" da farsa. Digam o que disserem, nada se compara, em matéria de escândalos, a essa DOAÇÃO. (Talvez ou certamente outro igual ou maior é o do abandono da Amazônia. Aqui o desprezo é total, mas inclui o espanto domínio de minérios, incluindo a PROVÍNCIA DE CARAJÁS).

Inicialmente, o BB (Fundo Previ), BNDES e Bandespar foram os personagens principais que permitiram a aventureiros de todos os tipos HERDAREM o inacreditável patrimônio da Vale DOADA. Logo, logo a composição acionária foi desbaratada, entraram o Bradesco-Bradespar, a CSN, que abriram caminho para os "sócios e amigos" multinacionais.

BNDES e o Bandespar (além do Fundo Previ) entraram com a maior parte do dinheiro, e hoje, na composição acionária, não valem nada. Têm apenas "empréstimos" a receber.
O Bradesco, para subscrever a criação da Bradespar e ficar com o controle (por algum tempo), "tomou emprestado" do BNDES 243 milhões de dólares. Que na época representavam 859 milhões de reais. Com esse dinheiro, foi criada a poderosa Bradespar-Bradesco, cotada então a míseros reais, para o grupo poder subscrever.

Puxaram para cima, quando os trouxas chegaram, as ações já ESTAVAM LÁ EM CIMA. Ganharam até na transposição das moedas.

Aqueles 243 milhões de dólares que valiam 859 milhões de reais hoje mal valem 450 milhões. Se resolvesse pagar o "empréstimo" de 243 milhões de dólares, o Bradesco-Bradespar precisaria APENAS da metade dos reais que recebeu. Que República.

Por que o BNDES não subscreveu ele mesmo os 859 milhões? Dizem como justificativa: "O empréstimo é a mesma coisa, está garantido". Não está coisa nenhuma, já perderam uma fortuna com a desvalorização do dólar.

Se ganharem, ganham apenas juros, enquanto o Bradespar-Bradesco movimenta somas e-s-t-a-r-r-e-c-e-d-o-r-a-s. Ninguém ganhou tanto quanto o Bradespar-Bradesco e a CSN. Fortunas, perdão,fortuníssimas.

Aí, o Bradesco-Bradespar ainda recebeu mais dinheiro do BB (Previ), e com a maioria garantida para eles e os "amigos" multinacionais (que vieram sem nada), "aceitaram" o dinheiro verdadeiro dos subscritores incautos. As multinacionais, imediatamente, com jogadas comuns no mercado financeiro internacional, ficaram com 27 por cento e o controle total. SEM DINHEIRO.


Amanhã parte – II

...............................................................................................................................................
                                                
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário