Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

EUA: ISOLACIONISTA ATÉ 1941, HOJE QUASE NO OSTRACISMO, SEGREGRACIONISTA, APAVORADO COM A VOLTA DO RACISMO, DOMINADO PELO TERROR DO ESTADO ISLÂMICO.

21.09.15
HELIO FERNANDES
Publicada em 03.12.14

PARTE FINAL

110 anos depois em 1898, quebraram esse chamado isolacionismo, suas tropas saíram de casa pela primeira vez. A Espanha invadiu a República Dominicana e Cuba, foram derrotados pelos americanos. Que ganharam o direito de anexar a República Dominicana, e tiveram entrada livre na belíssima Cuba.

Construíram a base de Quantanamo, posto principal para a derrota da Espanha. Se instalaram suntuosamente, construíram cassinos, grandes empresas americanas foram para lá. Até 1959, com a chegada de Fidel castro e a derribada do sargento Batista, que estava no poder como “marechalissimo”.

Depois da vitória contra a Espanha os americanos voltaram para casa, ainda isolacionistas. Na primeira Guerra Mundial, (a verdadeira) também não os atraia. Declarada oficialmente em 1º de Setembro de 1939, quando Hitler e Stalin então aliados, devastaram a Polônia.

Stalin atravessou a fronteira da Ucrânia, hoje tão comentada. Hitler passou por toda a Europa assombrando franceses e seu Primeiro Ministro Deladier. E ingleses e o Primeiro Ministro Chamberlain.

Os americanos não tomaram conhecimento da guerra, que ia se alastrando pelo mundo. Fundaram o “Comitê Isolacionista”, chefiado pelo Coronel Lindberg. Herói Nacional, foi o primeiro homem a atravessar o Atlântico, em 1936, num avião que de tão pequeno era chamado de “casca de nós”. Foi de Nova Iorque a Paris em 38 horas, inacreditável para a época.

A França foi ocupada por Hitler sem um tiro, em 1º de setembro de 1940, 1 ano de guerra, e os EUA de fora. 1º de setembro de 1941, dois anos de guerra, e os EUA nem observando. Mas dois meses depois, em 7 de dezembro de 1941, o mundo mudaria e atingiria surpreendentemente os EUA.

Numa façanha que deixou o mundo perplexo, mais de 50 aviões japoneses saíram de Tóquio, e sem escala chegaram á base da Marinha em Pearl Harbour. Destruíram dois terços da frota naval americana.

Isso era considerado impossível mas aconteceu. No dia seguinte, 8 de dezembro, os EUA entravam em guerra contra o que se chamava de nazi-nipo-fascismo. (Alemanha, Japão e Itália, então aliados).

No mesmo dia o coronel dissolveu o Comitê Isolacionista, me alistou na aviação, lutou até o fim, foi herói mais uma vez.

A partir desse dia os americanos mudaram tudo no país. Criaram a indústria de guerra, os homens foram lutar, as mulheres para as trincheiras da retaguarda, construir para resistir e conquistar. E nunca mais foram isolacionistas, descobriram a satisfação de dominar o mundo, o prazer de serem considerados a maior potencia mundial.
...............................................................................................................................................
                                                

Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário