Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Desejamos aos nossos seguidores, amigos e familiares um, FELIZ NATAL E ANO NOVOrepleto de saúde, paz, alegria e prosperidade.

A todos um ano de luz e harmonia, Salve 2015!

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Aqui teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

COMEÇO COM A EXTRAVAGÂNCIA DE ESCOLHER PUTIN O PERSONAGEM DO ANO, TERMINO COM MEDINA, LEMBRO EM SUMA, EPISÓDIOS DE 64, 65 E 66, GOLPES E MAIS GOLPES.

HELIO FERNANDES
22.12.14

Amanhã, véspera de Natal, se completam 23 anos do fim da União Soviética. Com 37 anos, Putin, naturalmente comunista, fazia seu aprendizado na KGB. Nada surpreendente, Nesses anos que se passaram, sem charme, sem carisma, sem liderança, enveredou pelo caminho que considerou mais propício para se afirmar e se lançar “Senhor de Todas as Russias”, como era no tempo dos Romanoffs. (Disse isso quando invadiu a Crimeia).

Vocação de aristocrata e senhor de escravos, escreveu o próprio roteiro. Comunista-carreirista-oportunista, esperou apenas o momento certo pra executar o que planejara. Destruída a União Soviética pela “Guerra Fria”, A mais custosa e ruinosa de toda História, não fez um gesto. Silencio total, enquanto o bêbado Yeltsin e o traidor Gorbachev, esquartejavam o país, doavam todo espolio e patrimônio riquíssimo aos EUA.

De 1917 a 1991, foi um dos componentes da cúpula do mundo. O primeiro país a mandar um homem ao espaço, Gagarin, Não foi á Lua, mas lá de cima, gravou a frase para sempre: "A terra é azul". A União Soviética foi a primeira a colocar no subterrâneo dos mares, os submarinos nucleares.

Mas por descaso, desprezo, desinteresse, não conseguiam fazer um liquidificador. E o carro que fabricaram, o Lada, era tão deficiente, que de 5 em 5 quilômetros precisavam de reabastecimento e de oficina  mecânica.

O maior país do planeta, (duas vezes e meia o território do Brasil), o maior arsenal militar do mundo. De 1992 a 1994, dois anos da guerra Irã-Iraque, esses países utilizando exclusivamente armamento soviético, comprado e pago no “cambio negro”. E vendido por muitos empresários amicíssimos de Putin. Todos vivendo “luxuosamente exilados” na União Europeia.

Donos de clubes de futebol em vários países, sem serem incomodados, Já quiseram comprar times de basquete (NBA), nos EUA, não encontraram vendedores.

A Rússia de hoje.

Corta para hoje, não quero nem tenho espaço para contar a historia surpreendente da União Soviética, seu fim, e o aparecimento de Putin, em 2000. Surgindo das trevas da KGB, com 47 anos de idade.

Agora que foi escolhido “o personagem do ano”, números da Rússia, confessados por ele mesmo. Como esconder de um mundo que revela e proíbe até a exibição de filmes engraçados, como a “Entrevista”?.

1 – A inflação chegou a 25 por cento. 2 – Em cinco dias da semana passada, aumentou os juros de 10 por cento para 17. É dos governantes (como foram o Marechal Dutra, FHC, Lula e Dilma), que acreditam, a “inflação cai com a subida dos juros”.

2 – Em 1944 em Bretton Woods, com a Segunda Guerra terminando, os EUA conseguiram “o domínio financeiro do mundo”. Acabaram com o ouro como “lastro”, para operações, implantaram o dólar, que chamei logo de “papel pintado”.

(Mocissimo, Secretario - Adjunto da revista “O Cruzeiro”, ainda não aquela de 750 mil exemplares por semana. Mas que chegaria lá, a partir da genial invenção de Millor, as duas páginas centrais com o inesquecível Pif-Paf).

3 – Nesses 7- anos que se completam agora, os EUA determinaram: “o dólar passa a ser a moeda universal de troca”. Pois hoje, o valor do rublo é o mais desvalorizado entre todos os países. 4 – Juntando petróleo e gás, a Rússia é o maior produtor e exportador.

Se o levantamento for feito apenas com petróleo, a Rússia é o terceiro.

5 – Para cumprir a vocação de “comunista” aristocrata, Putin precisava invadir os vizinhos, como já fizera com a Geórgia e a Bielo-Rússia, teve que bater em retirada. Agora, Europa e EUA, reagiram, Putin mistificou descaradamente: “Estamos em situação dificílima, por causa das sanções dos inimigos”. É exatamente o contrário: as “sanções” foram executadas para paralisar sua arrogância, traduzida na frase: “Quero apenas unificar os povos que falam russo”. Ora todos falam russo, até mesmo Dona Merkel, que começou lá, muita amiga de Putin, na época.

6 – Aí não foi culpa dele, reconheçamos, mas por causa da necessidade e submissão total e mundial ao petróleo, os preços do combustível caíram só este ano, quase 50 por cento. E como 80 por cento do produto era exportado para a UE, através da Ucrânia, (fronteira com a Polônia), perdeu mais esse mercado.

Negativa e positivamente.

Citei apenas os países e não os presidentes, pois são rigorosamente diferentes, nas duas observações. Vergonhosamente, de forma deprimente e criminosamente, o Presidente George W. Bush torturou prisioneiros durante todo seu governo. E contou com a “colaboração entusiasmada da CIA, e do seu diretor, Dick Cheney”.

Covarde, não querendo se responsabilizar, "entregou" o presidente: "Bush sabia de tudo". Sem o  menor pudor, dignidade ou respeito pela vida humana, George W. Bush confessou: "Mandei torturar mesmo, sem tortura não se consegue informação".


George Bush é o personagem NEGATIVO deste 2014, por um motivo: a tortura selvagem, cruel, aviltante, comandada do "Salão Oval" da Casa Branca só foi denunciada ao mundo agora.

Obama, neste 2014, duas vezes personagem positivo.

Os episódios são mais que conhecidos, não acabaram, estão em desenvolvimento. 1- A denúncia feita por Obama a respeito dos crimes de Guantánamo. Assombraram, deixaram o mundo perplexo, revoltaram, repercussão espantosa. Quase todos já estão em liberdade, só que as torturas eram tão bárbaras, que não podem ser revelada pelos nomes. É execrável lembrar, pensar ou escrever sobre isso.

O reatamento Cuba-EUA.

O presidente dos EUA foi insuperável e inimitável na retomada do dialogo com Cuba. Nem é preciso dizer ou ressaltar que teve a participação e a colaboração do próprio Raul Castro. (Ele é comunista desde adolescente. Fidel nunca foi).

Por causa do petróleo, dos ataques das forças americanas a partir da "Baía dos Porcos", teve que assumir. Mas nesses anos todos, Raul chefe das Forças Armadas, não se meteu em nada. 

Francisco.

É o grande Papa. Alguns outros só foram a Cuba depois que a União Soviética desapareceu. Em 1996, 1998, 2001. Agora Francisco serviu de ponte, mas desta vez, sólida mesmo. Sem ele não teria havido o desenvolvimento, o novo relacionamento, não importa o que aconteça.

Raul pode dizer, "Cuba continua comunista", não tem a menor importância. Se tiver condições, tentará, quem sabe, repetir aqui nesta parte do mundo, "o regime hibrido da China".

Meu amigo Luciano Martins, notável figura, foi embaixador em Cuba 1999 a 2002. Me contou: "Hélio não consegui conversar uma vez sequer com Raul Castro. Ele não aparecia, marcávamos almoço ou jantar, a secretaria depois desmarcava".

E concluiu: "Conversei e almocei várias vezes com Fidel, agradabilíssimo. Afinal eu era embaixador do Brasil, Fidel respeitava isso. Raul, timidissimo, diziam nunca me viu ou falou comigo, nem pelo telefone". 

(Quando examinar mais profundamente o que aconteceu aqui em 1964, 65, 66, mostrarei a gravidade e a importância da tortura patrocinada, financiada e comandada pelos EUA. Sem a participação deles não teria havido o golpe. O mesmo aconteceu no Chile em 1973 e na Argentina em 1976).

Foi deprimente, acintoso, revoltante, desumano. Mas em 1969 tiveram que aceitar e pagar o preço cobrado pelos jovens corajosos e determinados que sequestraram o embaixador deles. Foram humilhados e humilharam os generais no poder, que tiveram que cumprir todas as exigências.

Existe o tempo de viver, o tempo de lembrar, o tempo da memória e o tempo de contar.

PS- Agora, todas as palavras de carinho, ternura e admiração para esse jovem de 20 anos, Gabriel Medina. Campeão mundial de um esporte que não é de grande repercussão, se transforma em ídolo nacional, num país que tem mais de 8 mil quilômetros de mar.

PS2- Não como o do Havaí, é claro. Mas Gabriel Medina só precisou do mar para se elevar acima das ondas, dos adversários como o americano que tem 11 títulos mundiais, ou o australiano. Que dividem os títulos entre eles, dizem como toda sinceridade. “O futuro é desse menino”.

PS3- Grandeza do próprio Medina, que conquistou o país inteiro, não apenas pela competência, mas também pela esportividade, simplicidade, autenticidade. O prazer com que todos o abraçavam dentro d’água, é impossível dizer mais alguma coisa.

PS4- Medina, em poucas horas, (fora a espera de ondas) resgatou o orgulho nacional, tão atingido, nas competições ou fora delas. Por isso, o apelo total: precisa desfilar no Rio, em carro aberto do Corpo de Bombeiro. Como fazia a seleção de futebol, antes de perder por 7 a 1.

PS5- E como continuarão a fazer seleções de vôlei, depois que recuperarem o dinheiro que os dirigentes roubaram do Banco do Brasil. Quer dizer, dos profissionais.

*COMUNICAMOS QUE DURANTE O PERÍODO DAS FESTAS NATALINAS E ANO NOVO, SERÃO PUBLICADAS AS MATÉRIAS MAIS ACESSADAS PELOS SEGUIDORES DO BLOG.







Nenhum comentário:

Postar um comentário