Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Aqui teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

COMO TENHO DITO, AGORA, CORRUPTOS E CORRUPTORES PERDERÃO IMUNIDADE NÃO TERÃO MAIS IMPUNIDADE. O PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA, O CONTROLADOR, O TSE, E TUDO É CORRUPÇÃO.

HELIO FERNANDES
10.12.14.

Ricardo Janot, falou no “Seminário sobre Corrupção,” aplaudido de pé. O motivo? Foi violentíssimo contra a roubalheira do assalto da quadrilha de empreiteiras, pediu a punição de todas elas, empresas e executivos que estão presos.

E não parou por aí. Pediu (podem ler, EXIGIU) a demissão de todos os diretores, começando pela presidente, intimissima de Dona Dilma. E que confessou: “O procurador Geral da Holanda me comunicou DIRETAMENTE que funcionários da Petrobras recebiam propinas da empresa investigada e condenada lá”. Dona Graça esqueceu de revelar oficialmente quando foi comunicada.

Sem usar metáforas ou intermediários, técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) “pedem a rejeição das contas de Dona Dilma na campanha presidencial”. Essa campanha mais suja que já houve na República, é agora também a mais cara, naturalmente Dona Dilma não sabe de nada.

Na CMPI da Petrobras, sete dos 16 membros indicados pelo governo, recebiam propinas de empreiteiras. Essa CMPI era o “sonho” de absolvição geral de todas as acusações que “pairavam” sobre a Petrobras e sua direção, “sem Dona Dilma saber de nada”.

Nos Estados Unidos, a Petrobras está sendo processada criminal e civilmente. Criminalmente os diretores, TODOS (incluindo a presidente, Dona Graça) responderão. Mas do ponto de vista civil, a indenização tem que ser paga por esses diretores, a Petrobras, como empresa não pode ser responsabilizada.

Que os corruptos e os corruptores, que “apadrinhavam” diretores e intermediavam as mais altas propinas da historia, e com isso ROUBAVAM MILHÕES da ex-maior empresa do Brasil, que utilizem suas dezenas e dezenas de contas, aqui e lá fora, e paguem tudo.

Advogados que denunciam a Petrobras, precisam reformular “seus argumentos”. Nos EUA existem esses escritórios “especialistas em acordo”. Dizer que “os compradores de ações da Petrobras, perderam dinheiro”, é primário e legalmente sem sustentação.

O que eles querem é um grande acordo, e consideram que a Petrobras é o alvo mais visível e mais vulnerável. Por isso tentam intimidar a empresa. Por aí não conseguirão nada, apesar de estarem trabalhando com “advogados brasileiros”, que fingem terem melhores informações. A Petrobras não tem nada a temer ou a pagar.

O incorruptível e discretíssimo Jorge Hage, deixou a Controladoria Geral da União, depois de 12 anos, sendo 9, nove como Controlador Geral. Pediu demissão, vai pra casa, e pela primeira vez foi manchete de jornais e notícias repetidas e admiradas em todas as televisões. É esse destaque,, metade por sua atuação nos 12 anos e a outra metade  pelas criticas á falta de fiscalização nas estatais.

É preciso dar maior importância ao que ele disse, não só pelo reconhecimento que merece mas também para alertar e intimidar os que tentam se aproveitar da situação e da corrupção. Para fazer “campanha a favor do que chamam de DESESTATIZAÇÃO mas que na verdade não passa de novo capitulo da corrupção, revestida de autenticidade, legalidade e credibilidade.

Jorge Hage, textualmente quanto mais repetirmos suas palavras, melhor: “É difícil fiscalizar a Petrobras e as outras estatais. Principalmente as de economia mista, por onde passa hoje a maior parcela de investimentos federais”. E indo um pouco mais longe: “É uma pena, já pedi ao juiz federal Sergio Moro, copia da planilha com 747 obras nas quais há suspeita de irregularidades”. Mais direto é impossível, “corruptos e corruptores”, devem estar felizes com a aposentadoria dele.

FHC, Lula, Dilma, e os “que não sabiam de nada”.

Não devia haver exceção para ninguém ou impunidade para alguns. Os três que citei no título, se livram e acreditam que continuarão se livrando, se refugiando, se escondendo atrás da frase onomatopaica: “Eu não sabia de nada”.

FHC e a DESESTATIZAÇÃO.

Não privatizou estatais, fez DOAÇÃO, o que é bem diferente. Criou a Comissão que leva esse nome, entregou empresas por um "vigésimo" do que valiam. Devia responder por isso. Também pela REELEIÇÃO para ele mesmo, comprada e paga, e que criou esse sistema de corrupção com o domínio do poder Imperial e não Republicano.

Precisava pagar por isso, e pelas mentiras que tenta transformar em verdade: "Fui cassado, não fui torturado, vi gente torturada". Se foi CASSADO, como é que conseguiu ser candidato a senador em plena ditadura? Começando a "carreira" por aí.

Lula e o mensalão.

Já escrevi muito sobre isso, e garanti: "Lula sabia de tudo sobre esse escândalo", foi alertado publicamente. O Supremo tratou o caso com estardalhaço mas "a sonata e fuga de Lula", foi tocada no maior silêncio. Dos participantes e dos que estavam em locais privilegiados. Nas galerias, distantes, os únicos que realmente não sabiam de nada. E mesmo que soubessem, o que poderiam fazer?

Com tudo isso, Lula pode ser presidente novamente. Lógico, sem saber de nada. Sem sequer olhar a carteira de identidade, e constatar: "Puxa, estou com 73 anos". Será então o presidente mais velho de toda a República, ultrapassando Rodrigues Alves. Eleito em 1918 com 70 anos, sem poder tomar posse, na época era muito. Agora, 100 anos depois, por que recusar a oportunidade ao jovem Lula?

Dona Dilma, tem que ser inocentada, a única.

Se alguém não sabia de nada sobre os escândalos e a corrupção na Petrobras, esse alguém é a Dona Dilma. Ela já disse, numa auto-confissão, audaciosa mas ao mesmo tempo comovente sobre os bilhões desperdiçados em Pasadena: "Só assinei a autorização para a compra dessa refinaria porque "não tinha informações" e o "relatório do diretor Cerveró era inteiramente falho".

Querer ligar seu nome ao primeiro assalto monumental que a quadrilha praticou  contra a Petrobras, é exagero, impertinência e imprudência. Ela foi Ministra de Minas e Energia. Ministra Chefe na Casa Civil. Presidia o Conselho da Petrobras, Conselho que tinha tudo a ver com Pasadena.

Por que insistem em ligar Dona Dilma a toda essa lavanderia, que vai sendo "descoberta" na Holanda, Suíça, Estados Unidos? Já basta o constrangimento de uma presidente eleita e reeleita, que não pode nem convidar deputados e senadores para Ministros? É mais do que lugar comum, o "enquadramento" de mais de 55 deles, (número citado na "delação") como indica-los, convidá-los, nomeá-los?

Apesar de ter sido reeleita, ser a "Primeira Presidente, (vá lá, presidenta, como ela exige ser chamada) da República, tem que esperar o "sinal livre" de Curitiba, para formar o ministério. Afinal não é muito, faltam apenas 23, 16 ela já teve "liberdade" de nomear. E foi a própria Dilma que afirmou oficialmente: "Meu segundo governo será exercido com o mesmo número de ministros do primeiro, 39".

PS- Finalmente Pelé teve alta, mas sem explicação. Deu entrevista coletiva, um Pelé inteiramente diferente daquele que apareceu na sexta feira, alegríssimo, tocando violão.

PS2- E não houve nada que justificasse os 16 dias tenebrosos que passou  entre a UTI e a semi-intensiva, depois de uma cirurgia tranquilíssima. E três dias em casa, sem qualquer alteração.


PS3- Tudo começou quando foi fazer a "revisão de praxe, obrigatória e natural". Tendo sofrido cirurgia para extrair "pedras dos rins", não perceberam que ele só "tinha um rim". E aí "constataram" que estava precisamente com infecção renal. O que dizer ou comentar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário