Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Agora com suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

EXAUSTA, INERME, INSONE, DONA DILMA NÃO PODE NOMEAR NINGUÉM, IRRESPONSAVEIS PEDEM A “VOLTA” DA DITADURA MILITAR. HENRIQUE MEIRELLES O ARMINIO FRAGA POSSIVEL.

HELIO FERNANDES
10.11.14

Obama anuncia que “vai mandar mil e 500 homens via terrestre, para combater o Estado Islâmico”. Quando afirmou que só haveria bombardeios, comentei aqui: “Sem infantaria não existe ocupação. A infantaria, indisponível, é a rainha das armas”. Essa tropa, modesta que vai agora, é o inicio de um aumento mais do que indispensável.

Por isso ele pediu ao Congresso a verba de 5 bilhões de dólares. Se não atenderem,, o presidente pode decidir sozinho. O fato de Obama ter perdido a maioria da Câmara e do senado, acontece com todos os presidentes. Nos dois a últimos anos da presidência. Só Bil Clinton se livrou, fez uma coalizão inesperada. Os dois últimos anos de Obama começam em 20 de janeiro de 2015.

Ministério da Fazenda

Dona Dilma pode encontrará para o cargo alguém, que não seja suspeito de estar na lista dos denunciantes da corrupção na Petrobras. O doutor Trabuco chegou a ser sondado, (não convidado), recusou.

Era a coisa mais natural. Ocupando um cargo para toda vida com remuneração que bem entender e os bônus mais do que previsíveis, não ia trocar por um Ministério sem prazo de duração.

Abílio Diniz já recebeu o recado de Dona Dilma, “não vou nomeá-lo”. O ex-Pão de Açúcar considera que se for indicado por Lula, a presidente não ira veta-lo. E já visitou Lula varias vezes.

Dona Dilma acaba tendo Henrique Meirelles como Ministro da Fazenda, ele é o Armínio Fraga do lado dela e de Lula. E como Dilma está ”fazendo” tudo que dizia o Aécio “faria”, Meirelles saltitante e satisfeito. E o país?

A Petrobras

Aí é impossibilidade mesmo. Quem pode presidir a maior empresa do país? Ficar esses meses todos com Dona Graça temeridade. Dona Dilma lembra que a Revista Forbes já colocou Dona Graça, “como a mulher mais poderosa do mundo”.

E este repórter não esquece: quando a revista dos EUA fez essa classificação inadequada, comentei aqui. Textual deste repórter: “como a presidente da Petrobras pode  ser a mulher mais poderosa do mundo, demissível por Dona Dilma?”.

Agora as duas não são poderosas, e sim preocupadas e sobressaltadas. Dona Graça sem condições de continuar, Dona Dilma não tem cacife para nomear alguém. É assustador um governo que começa pela segunda vez com todas as restrições e impossibilidades.

Insensatos e perigosos

Vai crescendo o movimento, principalmente nas chamadas  “redes sociais”, dos que pedem a volta da “ditadura militar”. Só o fato de pedirem abertamente já deveria servir como punição. Naturalmente, os que fazem esses pedidos não viveram os 21 anos da tortura, violência, vingança, perseguição, com a mesma corrupção de agora, e sem que a economia avançasse.

Derrotados no poder.

É uma pratica antidemocrática ou republicana, sempre praticada e não vai acabar. Eduardo Braga, favoritíssimo como candidato ao governo do Amazonas, precisava de um ministério. Mas ele não tem ainda quatro anos no senado? Tem, mas a suplente é sua mulher. Assumiria e os dois continuariam em Brasília.

O senador Vital Rego, também prestigiadíssimo pela derrota. Candidato ao governo da Paraíba, foi o quarto colocado. Em outubro de 2013, indicado pela bancada do PMDB para um ministério, esperou durante 1 ano, não foi nomeado. Também não é senador? É.  Mas senador derrotado. Se for senador-Ministro, mais confortável.

Mercadante.

Vetado para o ministério desde que se elegeu senador em 2002, foi recusado agora outra vez. A situação é mais difícil. Derrotado para o governo de São Paulo em 2005 e 2010, está sem mandato.

Mas considera a fragilidade dos quadros do PT para o próximo mandato presidencial de 2018, faz tudo para aparecer. Não esconde que é “presidencialissimo”, só admitindo exceção para o próprio Lula, que já se lançou.

Dona Marta fabril S/A

É nome de uma peça de teatro de sucesso, serve também para indica-la, embora sem tanto sucesso. Foi prefeita por acaso, perdeu a reeleição no cargo. E a seguir o mandato seguinte, com apoio de Maluf.

Candidata ao senado, não tinha chance apesar das duas vagas. Ganhou por um fato inédito os favoritos, que disputavam a reeleição, Orestes Quércia e Romeu Tuma, morreram na campanha. Netinho de Paula, perdeu por miséria de votos.

Fingiu que apoiava o candidato do PT Fernando Haddad, não apareceu em lugar algum, mas ganhou o ministério da Cultura. Desgastada por participar do movimento, “Volta Lula”, sabia que ia ser demitida, entregou o cargo. Falou: “ São Paulo precisa de mim”.

A Justiça do Rio, mais uma vez no banco dos rés.

Mais investigação para o Conselho de Justiça. O chefão do complexo das Marés, dominando todas as favelas, foi preso. Julgado por uma Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, absolvido. Imediatamente expedido o “alvará” para liberta-lo.

Acontece que em todos os casos em que um preso é libertado, antes do alvará ser concedido, o processo vai para um Departamento que só faz isto: verificar se o réu não tem outro pedido de prisão. Nesse caso, o “alvará”, foi expedido sem esse exame, o chefe do tráfico foi libertado, está livre, difícil encontrá-lo.

Pode ter havido “esquecimento”,  “descaminho” da “comunicação”, leitura equivocada da verificação onde dizia que ele tinha outra prisão, determinada por uma Vara Criminal. Coincidência ou não. Tudo isso beneficiou o traficante-chefe que saiu gloriosamente pela porta da frente.

Displicência do Supremo.

Está há anos, sendo votada uma ação que “proíbe” doações de empresas para campanhas eleitorais. Foi tramitando lentamente, ficou 6 a 1 para o lado positivo, ou seja, empresas não podem doar, querem quase que imediatamente a devolução, geralmente em obras, o que doaram.

Faltavam votar quatro ministros, mesmo que todos votassem a favor das doações seriam derrotados, perderiam na melhor das hipóteses por 6 a 5. Gilmar Mendes que gosta de criticar os outros, “pediu vista”. Está com essa “vista” desde janeiro e não devolve. Devia haver “solução” parra isso. Está “arquivando” o processo que já têm decisão conhecida. Ah! Doutor Gilmar, que República.

PS- Agora que o fim do Muro de Berlin completa 25 anos, lembro: tendo viajado muito não conheci o Muro; Em 1974 na Copa do Mundo da Alemanha, estive pertíssimo. Baseado em Frankfurt, a única vez que dirigia uma Mercedes maravilhosa, ias  para Berlin, lógico, atravessando o Muro.

PS2- Queria ver o jogo da Alemanha Oriental contra o Chile de cuja seleção participava Breitner. Este fez declaração antecipada: “Vou fazer um gol para vingar o assassinato de Allende”.

PS3- Ante de ir, conversando com João Saldanha, ele me aconselhou-recomendou: “Helio, atravessar o Muro de carro, agora vai levar duas horas. E o jogo acabará tarde, outras duas horas”. Acrescentou: “De avião é o mesmo que a Ponte Rio-São Paulo”.

PS4- Como João sabia tudo, concordei, fui de avião. Vi o golaço prometido pelo Breitner, mas não conheci o Muro, cuja queda provocaria o fim da União Soviética no Natal de 1991.

PS5- Empurrado pela traição de Gorbachov, que entregou a Rússia (já não mais União Soviética) ao bêbado e desequilibrado Yeltsen. Dentro de 2 anos, comemoração de outros 25 anos históricos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário