Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 11 de novembro de 2014

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Aqui teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

A LUTA TERRIVEL PELA CASA CIVIL. DONA DILMA FESTEJA A “QUEDA” DO DESEMPREGO. MAS ESCONDE,  COMO SEMPRE O AUMENTO DA INFLAÇÃO E DOS JUROS.

HELIO FERNANDES
11.11.14

Dona presidente (que obriga todos os subalternos-subservientes a chamá-la de presidenta) anunciou, de forma entusiasmada, a elevação dos empregos e a consequente baixa do desemprego. Segundo ela, o total dos que não conseguem trabalhar, é de 5,8%. Só que não traduzem isso em números.

Teoricamente está certo. Mas a realidade gritante, inexorável, lamentável e assustadora, completamente diferente. Não estão relacionados ai, rigorosamente, os miseráveis, OITO milhões, e os pobretões, TRINTA milhões. Não são desempregados e sim ignorados.

Quanto a inflação. Dona Dilma se recolhe ao silêncio. Tem toda razão. Chegou a 6,59 quando o centro da meta é de 4,5. Mas há anos está longe de casa, esse centro da meta é uma miragem.

Quem virou um falastrão confuso mas objetivo é o ex-ministro Mantega. Demitido antecipadamente por Dona Dilma, vem a público defende-la e á economia. Mas não defende a ela e sim á sua indicação para diretor do FMI, cargo sempre preenchido pelo Brasil. Se não for para lá, tem que ser professor. Nesta altura da vida, ensinar o quê?

“Este é o último ano de política econômica anticíclica”, não é linguagem de professor. E os alunos não entenderão.

G20

A reunião desse grupo se realizará nos dias 15 e 16. A pauta de discussão interessa muito a Dona Dilma: “Formula dos países se desenvolverem e crescerem no curto prazo”. Para ela, sensacional. Mas mistura tudo, confundiu G20 e dia 20, afirmou que neste dia anunciará o novo ministério. Impossível, pode revelar uns nomes, mas nem um quinto deles.

Briga sangrenta pela Casa Civil.

Seria o cargo adequado, apropriado e muito bem aproveitado pelo ainda governador Jaques Vagner. Com transito político nos mais diversos círculos e partidos, seria a indicação mais do que certa. Alem de tudo, ganhou três eleições seguidas na Bahia, à base do governo é política mas têm que ser prioritária e obrigatoriamente eleitoral.

Só que Wagner não vai para esse cargo, vão lhe dar um outro sem qualquer importância. Aluizio Mercadante, que está no cargo e sem mandato, quer continuar ou ir para a Fazenda. E por que está sem mandato? Porque foi derrotado duas vezes para governador de SP.

O outro candidato á chefe da Casa Civil, é o medíocre Arno Augustin, que estraçalhou o Tesouro. Mas ele é uma das admirações de Dona Dilma, faz todo sentido. Já pediu a presidente que quer sair do Tesouro, “preciso ficar mais perto da senhora”. Está quase conseguindo deixar o cargo atual, de onde hostiliza todos. Pode ir para o Planalto, a Casa Civil, bastante difícil.

Dona Dilma não fala sobre a inflação e muito menos dos juros. Os dois são rigorosamente ligados entre si, mas o Secretario Geral do tesouro e conselheiro-admiração da presidente, Diz a ela: “não existe ligação entre uma coisa e outra”.

Então, Dona Dilma vai elevando os juros (que não ficarão “plantados” em 11,25) e a inflação não desce no geral, embora tenha baixado ligeiramente em outubro, O juro do Brasil, (já mostrei e provei) é o mais alto do mundo, números, números, irrevogáveis.

Presidência da Câmara. Presidência em 2018.

Vice-presidente da República, que acaba de só conseguir o bis atrelado ao PT e a Dona Dilma, está agora com missões as mais variadas. A primeira de todas: conversar com Eduardo Cunha, “pedir calma”. Tudo que o candidato lobista ao terceiro cargo da República, não têm e não quer é calma.

Temer não cuida só de afastar a turbulência da disputa pela presidência da Câmara. Sem votos mas com muita brandicia, que palavra, Temer projeta uma candidatura presidencial para o PMDB em 2018. É lógico, com toda essa trabalheira, o candidato é ele mesmo.

Muita gente não acredita, mas é isso. O PMDB está cansado de ser coadjuvante, de luxo e muito bem remunerado. Mas coadjuvante. Alem do mais, o PMDB está percebendo que o troca-troca de cargos “não será como antigamente”, se prepara e se adapta desde já ao futuro previsto.

Temer perderá as duas missões.

Eduardo Cunha não será presidente da Câmara, o PT já vetou seu nome, está na fase da escolha de nomes. Temer não será promovido de vice a presidente, o PMDB vê longe, mas só decide de perto. Na legenda muitos gostariam de ganhar a presidência. Mas lutando contra Lula, mesmo aos 73 anos? Nem para agradar a Temer.

PS- A justiça da França anunciou que está julgando Maluf pelo “crime de lavagem de dinheiro”.No plenário da Câmara, de bom humor, o próprio Maluf comentava: “Meu dinheiro está sempre limpo”. Todos riram.

PS2- Hoje, eleição complicada e tumultuada para presidente do Vasco. Dois candidatos muito citados nas pesquisas. O eterno, discutido e discutível Eurico Miranda. E o empresário Julio Brant, apoiado por duas potencias eleitorais do Vasco e que já foram próximos de Eurico.

PS3- O cirurgião Pero Valente, que foi esteio e força, quando Eurico foi presidente, agora está contra. O empresário Olavo Monteiro de Carvalho, que já foi patrão de Eurico. Dono da revendedora de carros, “Besouro”, teve que demitir o gerente Eurico Miranda.

PS4- Tirou a palavra “irregularidade”, quando Eurico recorreu a Ricardo Teixeira presidente da CBF, este convidou Olavo para presidir a delegação do Brasil á Copa de 90 na Itália. Olavinho, trilionário, pode comparar quantas viagens quiser, aceitou, “a carne é fraca”.

PS5- Previsão de economistas, incoerente, imprudente e inconsequente: a Selic sofreria mais aumento ainda este ano, para 11,50. Em 2015 para 12. Pode ser, mas total incerteza.


PS6-A agencia Moodys, considerou positiva, “a nova taxação das dívidas de estados e municípios”. Excelente análise. O Banco Santander, daqui mesmo, com excesso de tolices: “Será prejudicial para a concessão de crédito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário