Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 14 de maio de 2020



O QUE NA SEGUNDA CHAMEI DE 
TERÇA SENSAÇÃO, ULTRAPASSOU
TODAS AS EXPECTATIVAS E CONSIDERAÇÕES

HELIO FERNANDES

Ninguém podia imaginar que no mesmo dia, hora, simultaneamente, as maiores autoridades, civis e militares, estariam depondo durante horas a perguntas implacáveis. Três generais-ministros respondiam a policiais. (O general Augusto Heleno, quando comandou a Amazônia Militar, era um ídolo.

Agora, desmentiu  Bolsonaro - Ramagem, que afirmaram não serem amigos. O general garantiu, "têm amizade" (textual)  e tomou a iniciativa de  divulgar voluntariamente o próprio depoimento.

Bolsonaro que não depunha em nenhum  dos inquéritos, sabendo que a divergência seria com Moro, começara na reunião ministerial, temendo que viesse a publico, forjou e fabricou desmentido antecipado. (A noticia é exclusiva do repórter, alias só consegui essa e mais outra, recorde jornalístico negativo).

A farsa da explicação saiu da cabeça  vazia do presidente, nenhuma autenticidade. Tudo fantasia, nem examinada ou contestada.

Começou: "Passei a me preocupar com a polícia, minha família estava muito perseguida". Depois se refugiando nas reticências. "É a nossa família...E se acontecer, é a nossa família...” Todos publicaram.

O relator Celso de Melo, depois de horas, sabendo que ia começar a "guerra das fontes", contra e a favor do sigilo, encerrou os dois inquéritos. "Deu 48 horas, para as partes, se manifestarem,  (POR ESCRITO)".

Com a obstinação de Celso de Mello, talvez dê para recomeçar no fim  de semana. 

QUANDO NÃO TINHA CARGO, RAMAGEM
FAZIA CONVITES PARA ALTOS CARGOS NA PF

Telefonou para o Superintendente no Amazonas, convidou-o para o mesmo cargo no Rio. Dizia que era amigo de Bolsonaro e dos filhos. Lógico, o convite foi aceito imediatamente.

Mas Ramagem não tinha cacife para confirmar o convite. Negou que fosse amigo de Bolsonaro.

Na terça, em depoimento na PF, o general Augusto Heleno, "garantiu que tinham amizade". E divulgou o depoimento.

Nos EUA, três tentativas de impeachment



Matéria reprise de 22.12.15

Os conquistadores da independência e da República, tiveram que enfrentar a terceira e definitiva, promulgação da Constituição. Se entregaram á tarefa com total dedicação, eles mesmos se intitularam de "país fundadores”, como está no texto. A grande preocupação era evitar qualquer golpe de Estado, como aconteceu em muitos países. Em 228 anos, não ocorreu nenhum. 

Não pensaram em assassinatos, muitos foram mortos em pleno poder, incluindo Lincoln e Kennedy, mas foram substituídos pelos vices. O que interessa hoje, pela comparação, é o processo do impeachment. Foram três, em dois a deposição foi derrotada. O presidente do terceiro estava no fim do mandato , o impeachment foi transformado em renuncia. 

1- Lincoln foi "nominado" candidato pelo Partido Republicano em 1860. A tradição determinava que o vice fosse escolhido por ele, sem consulta a ninguém. Indicou o governador do Tennesse, Johnson, com todas as credenciais, mas uma surpresa: pertencia ao Partido adversário, o Democrata. “Disputaram e ganharam a eleição, Lincoln explicou publicamente: “Acreditamos que é preciso um novo partido, apenas dois não cumprem as convicções de toda a população”“. Como governaram os 4 anos em guerra, não puderam tratar do assunto.

 Reeleitos, Lincoln foi assassinado quando comemorava o primeiro mês do mandato, Johnson assumiu. Imediatamente o Partido Republicano, se julgando prejudicado entrou com impeachment contra ele. Como a legislação não é complicada, como aqui, houve a votação, Johnson ganhou pela diferença de 1 voto, cumpriu o mandato inteiro, fez belíssima carreira.  

2- Nixon, derrotado por Kennedy em 1960, se elegeu em 1968, foi reeleito em 1972, já chamuscado pelas labaredas do Watergate. No fim de 1973 quase 1974, o Procurador Geral, que trata do assunto lá, fez um acordo com o vice corruptíssimo, Spiro Agnew, não queria tirar o efetivo, e entregar o cargo ao vice. Começou então a cuidar do impeachment de Nixon que já estava todo acertado.

Conversou com o presidente, ele pensou um pouco, pela nova emenda 24 de 1952, ficaria mais 2 anos, depois não seria mais nada, nem eleito nem nomeado. Renunciou. Então, pela primeira vez na Historia dos EUA, assumiu o Presidente da Câmara, Gerald Ford, para cumprir os últimos 2 anos. Pela tradição, escolheu como vice, o bilionário Nelson Rockfeller. Até hoje falam num grande negocio e não numa escolha.

3- O ultimo ia atingindo o Presidente Clinton, não pelo escândalo com a estagiaria da Casa Branca, mas por um dos crimes mais punidos nos EUA, o perjúrio. Criada a Comissão para julgar o presidente por perjúrio, ele se salvou com uma negativa e uma afirmação: “Eu não fiz sexo, apenas servi de objeto para um ato oral". Tecnicamente era verdade, política ou moral não houve crime, o processo foi arquivado. É hoje um dos ex mais populares Esperemos o que acontecerá no Brasil, no segundo impeachment.

Um comentário:

  1. Ramagem foi repreendido pelos Procuradores,quando ao final do depoimento fez uma defesa enfática do presidente. Foi lembrado,que estava ali como testemunha.

    ResponderExcluir